sábado, 1 de maio de 2021

"NÃO É BEM ASSIM"



"... como falamos, como escrevemos,

como publicamos, como digitamos..."

Pérolas, deslizes e outros erros que acontecem por aí

(Em substituição ao "Pérolas Voadoras")

* * * * * 

O que são FAKE NEWS ? FAKE NEWS são notícias falsas. Noticias são "informações a respeito de acontecimentos ou mudanças recentes". E se há notícias falsas, os acontecimentos e mudanças recentes não são como se noticiou.

Notícias são como tijolinhos que constroem a história. Não por acaso, jornais são fontes primárias de pesquisas históricas, especialmente quando não se consegue mais entrevistas com os personagens mais relevantes que participaram da história. Por isso que eu assisti, no ano passado, a um curso online chamado "Imprensa Médica como fonte da história? Os Annaes Brasilienses de Medicina e a Gazeta Medica da Bahia em meados de 1860". O curso me deu maior conhecimento sobre como os historiadores – não falei jornalistas – usam a imprensa como fontes de informação e analisam sua CREDIBILIDADE ou não. Lembrando que hoje jornais, revistas, TV, rádio, internet, é tudo Imprensa.

Se UM, apenas UM desses "tijolinhos" (uma notícia) for de péssima qualidade e a História utilizar outros semelhantes – o oleiro, ou seja, o profissional que fabrica tijolos, pode ter usado os mesmos materiais e técnicas de baixa qualidade – poderá ocorrer o que aconteceu com o edifício que, em 1998, desmoronou no Rio de Janeiro por ter sido construído supostamente com areia de praia, de péssima qualidade para a construção civil.

"Blá blá blá blá blá blá..." ??? Não! Estou apenas "desenhando" para que entendam (muitos necessitam entender por "desenho", sabemos disso...) 

Enfim, as FAKE NEWS, sempre existiram. Dizem que a mentira de que comer manga e beber leite junto faz mal à saúde, dá indigestão etc começou quando os escravos, nas fazendas coloniais brasileiras, se alimentavam com mangas e depois bebiam o leite do gado de seus senhores, os quais criaram essa notícia falsa – que correu de boca em boca – para que eles não furtassem o precioso líquido. Foi tão penetrante essa fake news que hoje, no século XX!, ainda há quem acredite na lorota!

Mas, em tempos de Redes Sociais, as notícias falsas correm mais do que rastilho de pólvora, podendo, inclusive, explodir no final!!! 


 Bem, vamos aos destaques de hoje!!! Primeiro, analisando a falta de APURAÇÃO!!!


Título: "Leilão do Douglas DC-8 sucateado em Guarulhos não teve nenhum lance"

"No começo de abril, a GRUAirport, concessionária responsável pela administração do aeroporto internacional de Guarulhos, iniciou um processo de leilão de 12 bens em desuso ou desativados.

Um dos lotes chamou a atenção por ter o clássico avião quadrijato modelo DC-8-73F, que no Brasil foi operado pela BETA Cargo sob a matrícula PP-BEL. (...) O DC-8 tinha o lance inicial de R$ 125 mil. “Tinha”, porque a aeronave foi removida do processo sem ter recebido nenhum lance.

Curiosamente, essa não é a primeira vez que tal aeronave é colocada para leilão. Em 2013, um outro certame tentou vender o avião sucateado por R$ 110 mil, sem sucesso. 

(...) Para mais detalhes sobre o futuro da aeronave, enviamos uma mensagem ao GRU Airport e Superbid e informaremos aqui qualquer novidade.

Enquanto isso, a aeronave segue abandonada ao tempo, sabe-se lá por quanto tempo mais. Fato é que o seu destino mais provável seja alguma sucata."

matéria de fonte "Portal Aeroin" publicada no último dia 24 de abril, dá link para outra, do site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com chamada para o referido leilão de 2013.

Porém, entre o anúncio desse leilão (de 2013) e a retirada do DC-8 do leilão de abril de 2021, aparentemente, o site Aeroin não realizou nenhuma investigação a respeito para saber do resultado do leilão de 2013 e afirmou, achando-se convicto disso, que o leilão "não teve sucesso". Também se mostrou certo de que a aeronave estava "abandonada" no GRU Airport.

Dias antes, com o Título: "Clássico avião DC-8 da BETA vai a leilão no aeroporto de Guarulhos" continha uma informação correta (conforme coloquei em negrito abaixo) mas que não foi levada em conta posteriormente para uma investigação necessária sobre o destino do leilão da GRU Airport:

"O certame da empresa será realizado no dia 23 de abril de 2021, por meio do Superbid Marketplace."

carência de APURAÇÃO jornalística caracteriza falta de qualidade na informação. Conheço quem tentou dar lance no referido leilão da aeronave no dia 20 de abril sem saber que ele havia sido cancelado. Porque a imprensa não noticiou o cancelamento, precedido, aliás, de adiamento dos demais lotes de 23 para 29 de abril, onde a aeronave poderia se inserir também. Não era necessário aguardar a GRU Airport ou o leiloeiro Superbid ir à imprensa avisar que haveria adiamento e/ou cancelamento. Bastava acessar o próprio link do leilão e verificar a mudança das datas.

falta dessa necessária apuração, atualização, melhor informação ao leitor não foi exclusiva do Aeroin. Como sempre, a imprensa, especialmente a eletrônica, joga notícias copiadas de outrem nas telas sem qualquer checagem. E o leitor, coitado, acredita que está atualizado, que está sabendo de tudo que acontece na velocidade da internet... Abaixo, alguns títulos de matérias que tiveram replicadas informações incorretas a respeito desse leilão:

"Douglas DC-8 da Beta que estava em leilão, não recebeu nenhum lance" (inclusive, afirmando que "O leilão aconteceu no último dia 23 de abril (...)" (Site Aeroflap)

"Aeronave DC-8 da BETA abandonada em Guarulhos vai a leilão" (inclusive, afirmando que "O avião desatualizado e não consegue voar há muito tempo (sic). E o dono não pode mais ser encontrado." (Site Cavok)

Agora, analisando as FAKE NEWS geradas

por quem replicou informações incorretas de outrem: 

"GRU Airport não consegue vender avião sucateado" (Site GRU Diário)

"(...) A concessionária GRU Airport, que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, não conseguiu interessados em adquirir o avião Beta Cargo, fabricado em 1969 e que operou em companhias da Alemanha e dos Estados Unidos, em leilão promovido neste mês. A informação é do Canal Aeroin.

"(...) De acordo com o Aeroin, o Beta Cargo não deve ser colocado para leilão novamente. 'A aeronave segue abandonada ao tempo, sabe-se lá por quanto tempo mais. Fato é que o seu destino mais provável seja alguma sucata.'”

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Clássico avião DC-8 da BETA vai a leilão no aeroporto de Guarulhos." (Blog Desastres Aéreos News)

"(...) A concessionária GRU Airport, que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, não conseguiu interessados em adquirir o avião Beta Cargo, fabricado em 1969 e que operou em companhias da Alemanha e dos Estados Unidos, em leilão promovido neste mês. A informação é do Canal Aeroin."

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"DC-8  ex-Lufthansa Cargo está à venda." (Site alemão Aero Telegraph)

"(...) E o dono não pode mais se encontrado. O operador do aeroporto está, portanto, à procura de um novo proprietário. Se estiver interessado, pode licitar o DC-8 por pelo menos 125 mil reais, o que equivale a cerca de 18.500 euros, segundo informa o portal Aeroin. As propostas ainda não foram recebidas." (OBS: original em alemão

-----------------------------------

Como pode-se ver pelos negritos acima, a falta de apuração da fonte original desses três sites provocou essas FAKE NEWS pois o avião, pelo contrário:

1) Foi sim arrematado em leilão em 2013;

2) Tinha e tem dono sim, que não é o GRU Airport, que estava tentando leiloar o que SABIA não ser dele;

3) A aeronave não estava abandonada, apenas estava e está sendo alvo de medidas judiciais que a impedem, até o momento, de ser transferida para o dono de direito.

Este Blog publicou documentos, resultantes de apuração criteriosa e real, que comprovam as afirmações acima mas foram ignoradas pelos sites que alegaram que ocorreu o leilão dia 23 de abril (sendo que foi cancelado o leilão da aeronave antes de 20 de abril) e que não havia tido arrematantes mas não informaram que isso aconteceu porque o DC-8 foi retirado de leilão antes disso, mais exatamente tão logo surgiram denúncias de sua tentativa ilegal de venda, conforme os links abaixo:  

https://caixapretadasolange.blogspot.com/2021/04/plantao-caixa-preta.html

https://caixapretadasolange.blogspot.com/2021/04/plantao-caixa-preta_20.html


Moral da história: se quiser ser profissional e ter credibilidade, mas não tiver certeza do que publica, ou não tiver certeza da confiabilidade da fonte, não publique, tá? Um dos sites citados acima, inclusive, até recebeu uma notificação extra-judicial de uma fabricante de armamentos, por causa exatamente disso: publicar sem apurar. Ou seja: jornalismo, mesmo na internet, ou melhor, principalmente na internet, não é brincadeira! 


2 comentários:

  1. Parabéns Solange Galante, a verdade tarda mas não falha ... Torna-se prazeroso ler o que você relatou acima .
    Esses blogueiros sensacionalistas que escrevem inverdades, serão responsabilizados criminalmente no seu tempo.
    ""O Mau por si se destrói, porque a Luz vence nas Trevas",
    Você faz a diferença no meio jornalistico aeronáutico , continue nessa linha, buscando a verdade dos Fatos, com pesquisas procurando sempre a "Verdade" acima de tudo.
    Paulo Fernandez
    Arrematante do Douglas DC8 PP-BEL, em Leilão junto a justiça do Trabalho de Guarulhos, e que enquanto aguardo a liberação morosa da Justiça Federal em Brasília, observa esses absurdos que o GruAirport comete, e que terá que responder por esses e outros crimes ao meu ver já cometidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela sua persistência e obrigada pelo incentivo. Espero que o PP-BEL volte aos céus, no Brasil ou no exterior. Abraços!

      Excluir