sexta-feira, 21 de maio de 2021

SPEECH


NELLA, A MISTERIOSA...


(por Solange Galante)





Meus leitores já acompanharam aqui no Blog minhas críticas à imprensa especializada, em aviação e em turismo, em relação à Nella. Óbvio que recebi, em resposta, críticas em relação a isso. Não se trata de não querer que a companhia, bem como outras, "decolem", façam sucesso, empreguem bastante gente e levem suas aeronaves e suas cores para o país inteiro. Quando a Gol surgiu, logo após a Nacional (já ouviu falar?) e outras empresas que não se mantiveram no mercado, ela também parecia pouco promissora, mas está aí, felizmente, empregando bastante gente e operando em dezenas de destinos. Precisamos disso. Precisamos de MAIS disso. Precisamos de maior concorrência, mais alternativas e, por que não, mais companhias que realmente nos façam – somos todos passageiros – voltar a nos sentir felizes depois de cada voo, como no passado. Aquele passado que muitos "especialistas" do século XXI só ouviram falar por vídeos do Youtube, aqueles lindos flashbacks sobre Varig, Vasp, Cruzeiro, Transbrasil e outras, inclusive regionais, como Rio-Sul e Pantanal.

Minha crítica é sobre quem quer ser coadjuvante de uma história que nem começou direito e dar esperança a tanta gente desempregada, querendo colocação na aviação, como se tudo já estivesse alicerçado de fato. Enfim, minha crítica é sobre vender sonhos. 

Vamos devagar com o andor que o santo é de barro! Todo santo, na aviação, É de barro. Com margens de lucro minúsculas, se já vimos gigantes como Pan Am, Varig, TWA e versões anteriores da Alitalia irem à lona, não duvide das dificuldades das pequenas companhias num país com elevadas dificuldades, tributárias e de infraestrutura, que até empresta seu próprio nome ao Custo "Brasil".

Com 25 anos de jornalismo de aviação e mais de uma década, além desse tempo, só como observadora da  aviação, já vi muita coisa acontecer, de bom e de mau, no mundo empresarial brasileiro. Mas, não acreditem na minha desconfiança, se não quiserem!!! Que tal, então, acreditar na revista de aviação mais amada do Brasil, e mais longeva atualmente, a mega famosa Flap Internacional?

Segundo a revista apurou em sua edição de abril passado, a Nella protocolou seu pedido junto à ANAC em novembro. Aqui no Blog Caixa Preta eu também noticiei isso (vide link https://caixapretadasolange.blogspot.com/2020/11/plantao-caixa-preta.html), destacando minha frase final "A aviação brasileira precisa de mais empresas. Desde que voem, e saudavelmente, é claro!" Pois, é claro, não precisamos de mais empresas vendendo mas não cumprindo, e deixando na mão não só passageiros mas também funcionários.

Como também a revista acertadamente apurou, desde então "três conhecidos executivos do mercado não chegaram a esquentar a cadeira na direção da empreitada, abandonando o posto por diferentes razões."  Foi uma das AFAs (vulgarmente Associação dos Fofoqueiros de Aeroportos) mais comentadas, entre tantas outras, além de memes diversos sobre a empresa e seu presidente.(Onde há fumaça, há fogo...)

Em março, segundo afirma o redator – pessoa muito séria, com quem já trabalhei – a Flap Internacional recebeu em sua conhecida redação o misterioso empresário Mauricio Souza, que está à frente da mais misteriosa ainda Nella. Nas instalações da Flap são fotografados e entrevistados grandes empresários e executivos da  aviação comercial atuando no Brasil e/ou no exterior. Boa parte dessas visitas eu mesma acompanhei.

A Flap não engoliu essa Fake News...


A revista goza, como é sabido, de enorme prestígio e credibilidade, sendo a mais admirada do país e leitura obrigatória de geração após geração ao longo de décadas. Você, ainda assim, pode não concordar com tudo o que lê na Flap mas não pode negar que ela , quando quer, vai fundo nas questões fundamentais da aviação comercial, em especial. Inclusive, me admirou só agora estarem publicando uma ampla reportagem sobre a Nella. Outras empresas aéreas que pareciam promissoras aos olhos externos à Flap, fora do seu  escritório nas proximidades da Av Faria Lima, foram imediatamente colocadas em dúvida pelos anos de experiência do fundador e mandachuva da publicação, Carlos Spagat, um especialista (ele sim) que não fala de feiras de aviação sem ter ido lá pessoalmente conferir, não analisa empresas sem tê-las visitado ou sem ter conversado olho-no-olho com seus executivos. Isso quando não envia seus correspondentes mais além, para descobrir os bastidores. E não foram só companhias aéreas em desenvolvimento ou em promessas que a revista Flap colocou em dúvida ou até mesmo desmascarou. Empreendimentos como o Aerovale de Caçapava, bem como badaladíssimos eventos como o IBAS (Aeroporto do Galeão, 2017) e a Labace em Congonhas tiveram suas falhas e vícios trazidos à tona e expostos na primeira página das matérias enquanto o resto da imprensa jogava confetes em todos eles. Nada escapa ao perspicaz Spagat: falta de flor no banheiro, um furo na decoração, não cumprimento de promessas, aviões-fantasmas, rotas impossíveis de se operar. Exageros ? Alguns, talvez. Mas os confetes, inclusive, como hoje é comum haver, nas "lives" foram muito mais exagerados e são eles que eu critico.

Noutro trecho da mesma matéria sobre a Nella, a revista apurou que o Boeing 737-500 da companhia venezuelana Albatros, da qual Maurício Souza teria 25% das ações, não decola do solo venezuelano desde março de 2020, quando a companhia daquele país deixou de voar. A revista possui correspondentes na maioria dos países latino-americanos e não trabalha com "ouvi dizer" mas com informações precisas, acompanhadas em tempo real.

A revista também publicou que, (sempre) segundo Maurício Souza, a Nella já estaria na fase 3 (de 5) do processo de homologação junto à ANAC para a obtenção do COA (Certificado de Operador Aéreo) mas, na verdade, mal havia concluído ainda a fase 1 (segundo a ANAC; informação que eu mesma comprovei nesta semana, 18 de maio).


Não se trata apenas de ironia, mas de conhecer o mercado...

Em todas as entrevista e "lives" a que acompanhei, o misterioso Maurício Souza justifica a demora para a Nella realmente estar preparada para operar fazendo-se de "vítima" das circunstâncias. Ora, problemas burocráticos, financeiros, jurídicos, políticos, bem como pandemias e guerras são inerentes às atividades empresariais, em especial à aviação, com aqueles lucros microscópicos que já citei. Por que algumas empresas conseguem trazer seus aviões, apresentá-los, voá-los, operá-los e, mesmo que não durem muitos anos por motivos diversos, pelo menos apresentaram algo de concreto, para funcionários e passageiros, até então? Não estou dizendo que a Nella está apenas devagar em seu processo. Tempo nem sempre é um bom termômetro. Apenas acredito, ainda, que esse processo está estranho e nebuloso demais para se apoiar. Se eu estiver errada, ótimo, teremos mais uma empresa para empregar e prestar serviços. Mas se a Flap fer coro ao meu faro...


Qual é a diferença entre determinação e teimosia?

O site abaixo me deu algumas pistas sobre o processo de criação da Nella:

(https://www.blog-desenvolvimento-pessoal.pt/2015/05/04/resiliencia/)

"Teimosia é qualidade de teimoso; teima; birra; pertinácia; insistência.

Uma pessoa teimosa não cede a opiniões de terceiros. Mantém-se firme nas suas premissas e ideias sem pestanejar ou mostrar sinal de dúvida.

O "Teimoso" é a pessoa cujo temperamento se caracteriza por não mudar no que acredita mesmo que esteja visivelmente errada. (FonteResilience Core” – Gail M. Wagnild ®, 2010)

Etimologicamente, persistência deriva do latim: persistentia – persistir, que significa “manter-se firme”. Designa o que é perseverante e duradouro; pessoa que não desiste com facilidade.

Pesquisando perseverança, encontramos a seguinte definição: “capacidade de aguentar ou manter-se firme em face de dificuldades” (Fonte: www.dicionarioinformal.com.br/significado/perseverança) e os sinónimos: firmeza ou constância, persistência e tenacidade.(Fonte: www.priberam.pt – Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [on line], 2008-2013)

Em Psicologia, perseverança é a capacidade de sustentação voluntária de uma atividade implicada por uma tarefa prolongada.(Fonte:  Dicionário da Língua Portuguesa, de J. Almeida Costa e A. Sampaio e Melo, Porto Editora, 8ª edição, 1999)

Segundo o dicionário Aurélio, perseverante é aquela pessoa que “procura conservar-se firme e constante, permanecer sem se mudar ou variar de intento.” Teimoso é aquele que ”teima de forma exagerada; é obstinado; insistente; birrento”.

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revista conclui a matéria com uma pergunta feita diretamente ao fundador e presidente da empresa, e sua resposta:


O tempo dirá se é apenas teimosia ou realmente persistência de Maurício Souza.

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Esclarecimento: a seção "Speech" deste Blog SEMPRE reflete minha opinião pessoal. Achei importante esclarecer isso porque alguns leitores chegaram a achar que alguns "Speeches" já publicados aqui eram reportagens, mas eles já tinham provado antes que não sabem a diferença entre textos opinativos, interpretativos e informativos. 

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