sábado, 29 de maio de 2021

NÃO É BEM ASSIM

 


"... como falamos, como escrevemos,

como publicamos, como digitamos..."

Pérolas, deslizes e outros erros que acontecem por aí

* * * * * 

Atualizado em 03/06/2021 (vide sublinhado)

(por Solange Galante)

O olhar afiado e profissional descobre num relance deturpações do bom jornalismo, lembrando que:

* bom jornalismo é igual a credibilidade

*e o mau, consequentemente, desserviço, desinformação, piadas e até motivo de repulsas!


(E mesmo que vc pense que não está fazendo "jornalismo!... está sim, tanto quanto a grande mídia mas, talvez, sem os mesmos resultados...)


Capturei um título na internet e, sem citar a fonte, sequer o link de origem, muito menos o texto que se seguia a ele, o submeti a algumas pessoas do meu convívio com a seguinte pergunta:


"O Boeing 737-400 da Total já chegou,
mas seus pilotos estão saindo do Brasil"


***Respostas*** (MINHA análise está logo a seguir)

1) de um piloto militar, posteriormente também comercial = "PQP, Solange... Olha só, quem falou isso aí? Foi a Dilma? Pede pra traduzir! rs... Deve ser o seguinte: que o Boeing chegou e a tripulação que trouxe o avião, que é a tripulação lá do Canadá, lá da empresa, já voltou, já está saindo do país. Só pode ser isso, cara... porque...  tá parecendo a Dilma falando... Com certeza, manchete mal redigida!" 


2) de um profissional de comunicação familiarizado com a  aviação brasileira = "Que pilotos com habilitação para pilotar o equipamento estão deixando o país. Falta de oportunidade por aqui."


3) de um piloto comercial e empresário da aviação: "Estão indo para o simulador talvez."


4) de um mecânico da aviação comercial = "Entendo que quem trouxe o avião está voltando para seu país de origem."


5) de um jornalista familiarizado com aviação comercial = "Olha, esse 'mas' ferrou o texto. Lendo só este trecho, sem ler o texto completo da notícia ficou bem confuso, no mínimo. Não entendi onde chegou, porque não diz, e nem para onde estão indo os pilotos. Enfim, confuso esse trecho do texto." 


6) de um engenheiro que trabalha na Total Linhas Aéreas = "À primeira vista parece que os pilotos estão em lado oposto do processo, abandonando a empresa. Sabemos que não é verdade. Tivemos que procurar outros simuladores no exterior, visto que o existente no Brasil não está operacional neste momento."

Varias interpretações, pois o título não está claro. O que é uma péssima maneira de atrair o leitor. Pode até atrair, mas confunde e direciona de maneira equivocada sua interpretação.


"Seus" pilotos pode ser entendido como: do translado? Da Total? OU de ambos (pilotos da Total que fizeram o translado?

Se não são da Total mas sim da empresa que transladou o avião, não tem nada demais estarem saindo do país: estão voltando pra casa, certamente!

Se são da Total mas estão indo treinar no exterior, além do "mas" o uso do verbo "saindo", usado maciçamente no caso de pilotos expatriados (como quando ocorreram grandes demissões ou fechamento de empresas) pode direcionar a interpretação à resposta "2" acima. Foi esta aliás, a MINHA interpretação, antes de ler a matéria.

Exagero meu? Não é o que parece, já que leitores mais atentos comentam assim no próprio perfil em rede social do site:


Uma coisa está comprovada: os pilotos que trouxeram o avião não eram da própria Total, não havia nenhum deles a bordo. O que exclui algumas interpretações sobre a possibilidade de "seus" se referir à Total quanto ao translado.

Mas, afinal, o que a matéria diz sobre os pilotos?

"Enquanto isso, a primeira turma de pilotos que vai comandar o jato já se prepara para realizar o treinamento de simulador da Simaero, que deve ocorrer em junho, na França, segundo fontes próximas da empresa nos relataram. Essa etapa de treinamento é mandatória e parte da certificação do modelo para operar na empresa."

Enfim: ser comunicador e saber usar adequadamente a (neste caso) língua portuguesa, não é para qualquer um.

Quer ler a matéria na íntegra e tirar suas próprias conclusões? Pois não! https://www.aeroin.net/o-boeing-737-400-da-total-ja-chegou-mas-seus-pilotos-estao-saindo-do-brasil/?amp=1 

👉 "Arroz e feijão" é muito bom, desde que seja BEM preparado, mas comida gourmet é outra coisa... Por isso que os "cadernos especiais" de jornais, revistas e internet têm público fiel, selecionado e muito bem qualificado.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outros destaques


(Fonte da matéria: 

https://www.aeroflap.com.br/total-recebe-o-primeiro-boeing-737-cargueiro-da-sua-frota )


Título:

Trechos:



Comentário: indício de substituição ou de continuidade? Achei aí uma contradição no texto!

      Já neste trecho... 

...o nome do presidente da Total está incorreto, sendo correto Alfredo Meister, como está corretamente grafado no meu citado blog.

* * * * * 

(Fonte da matéria



Título/olho:


Trecho:


Comentário: As pessoas não saltaram ("pular" é de doer..) de paraquedas, mesmo porque a aeronave Cirrus SR-22, ela própria já tem paraquedas balístico!!! Ou seja: acionaram o paraquedas do avião!

Quer comprovação? Pois não! >>> veja em 

e em 

https://twitter.com/CockpitChatter/status/1392528760981770241/photo/2

(o Cirrus está inteiro, sinal que desceu, ele sim (e seus ocupantes dentro) de paraquedas.)

Observação: este é um erro comum em redações onde seus profissionais não têm um conhecimento de aviação suficiente para entender fatos dentro desse assunto ou buscar fontes fidedignas. Não é necessário ser um especialista no assunto para ter um conhecimento satisfatório sobre o que se irá escrever.


* * * * * 

"O governo privatiza 22 aeroportos no país e arrecada mais de 3 bilhões de reais."

(Fonte: Jornal da Cultura, 7 de abril de 2021)

Esta explicação da Câmara dos Deputados de Brasília diz tudo de maneira bem clara:

"De maneira geral, define-se privatização como a venda de órgãos ou de empresas estatais para a iniciativa privada, geralmente, por meio de leilões públicos. Já na concessão, a transferência é temporária e a empresa tem prazos definidos, que podem ou não ser renovados, além de regras para explorar o serviço." 

(publicada em https://www.camara.leg.br/radio/programas/468026-concessao-x-privatizacao-definicao-e-historico/#:~:text=De%20maneira%20geral%2C%20define%2Dse,regras%20para%20explorar%20o%20servi%C3%A7o.

Exemplos: Embraer e Vasp foram PRIVATIZADAS. Aeroportos internacionais de Natal (RN) e Campinas (SP) foram concedidos mas depois de alguns anos "devolvidos" ao Governo Federal para serem concedidos de novo, para outras empresas que se interessarem.

* * * * * 


Nenhum comentário:

Postar um comentário