"... como falamos, como escrevemos,
como publicamos, como digitamos..."
Pérolas, deslizes e outros erros que acontecem por aí
* * * * *
Atualizado em 03/06/2021 (vide sublinhado)
(por Solange Galante)
O olhar afiado e profissional descobre num relance deturpações do bom jornalismo, lembrando que:
* bom jornalismo é igual a credibilidade
*e o mau, consequentemente, desserviço, desinformação, piadas e
até motivo de repulsas!
Capturei um título na internet e, sem citar a fonte, sequer o link de
origem, muito menos o texto que se seguia a ele, o submeti a algumas pessoas do
meu convívio com a seguinte pergunta:
1) de um piloto militar, posteriormente também comercial = "PQP, Solange... Olha só, quem falou isso aí? Foi a Dilma? Pede pra traduzir! rs... Deve ser o seguinte: que o Boeing chegou e a tripulação que trouxe o avião, que é a tripulação lá do Canadá, lá da empresa, já voltou, já está saindo do país. Só pode ser isso, cara... porque... tá parecendo a Dilma falando... Com certeza, manchete mal redigida!"
2) de um profissional de comunicação familiarizado com a aviação brasileira = "Que pilotos com habilitação para pilotar o equipamento estão deixando o país. Falta de oportunidade por aqui."
3) de um piloto comercial e empresário da aviação: "Estão indo para o simulador talvez."
4) de um mecânico da aviação comercial = "Entendo que quem trouxe o avião está voltando para seu país de origem."
5) de um jornalista familiarizado com aviação comercial = "Olha, esse 'mas' ferrou o texto. Lendo só este trecho, sem ler o texto completo da notícia ficou bem confuso, no mínimo. Não entendi onde chegou, porque não diz, e nem para onde estão indo os pilotos. Enfim, confuso esse trecho do texto."
6) de um engenheiro que trabalha na Total Linhas Aéreas = "À primeira vista parece que os pilotos estão em lado oposto do processo, abandonando a empresa. Sabemos que não é verdade. Tivemos que procurar outros simuladores no exterior, visto que o existente no Brasil não está operacional neste momento."
Varias interpretações, pois o título não está claro. O que é uma péssima maneira de atrair o leitor. Pode até atrair, mas confunde e direciona de maneira equivocada sua interpretação.
"Seus" pilotos pode ser entendido como: do translado? Da Total? OU de ambos (pilotos da Total que fizeram o translado?
Se não são da Total mas sim da empresa que transladou o avião, não tem nada demais estarem saindo do país: estão voltando pra casa, certamente!
Se são da Total mas estão indo treinar no exterior, além do "mas" o uso do verbo "saindo", usado maciçamente no caso de pilotos expatriados (como quando ocorreram grandes demissões ou fechamento de empresas) pode direcionar a interpretação à resposta "2" acima. Foi esta aliás, a MINHA interpretação, antes de ler a matéria.
Exagero meu? Não é o que parece, já que leitores mais atentos comentam assim no próprio perfil em rede social do site:
Uma coisa está comprovada: os pilotos que trouxeram o avião não eram da própria Total, não havia nenhum deles a bordo. O que exclui algumas interpretações sobre a possibilidade de "seus" se referir à Total quanto ao translado.
Mas, afinal, o que a matéria diz sobre os pilotos?
"Enquanto isso, a primeira turma de pilotos que vai comandar o jato já se prepara para realizar o treinamento de simulador da Simaero, que deve ocorrer em junho, na França, segundo fontes próximas da empresa nos relataram. Essa etapa de treinamento é mandatória e parte da certificação do modelo para operar na empresa."
Enfim: ser comunicador e saber usar adequadamente a (neste caso) língua portuguesa, não é para qualquer um.
Quer ler a matéria na íntegra e tirar suas próprias conclusões? Pois não! https://www.aeroin.net/o-boeing-737-400-da-total-ja-chegou-mas-seus-pilotos-estao-saindo-do-brasil/?amp=1
👉 "Arroz e feijão" é muito bom, desde que seja BEM preparado, mas comida gourmet é outra coisa... Por isso que os "cadernos especiais" de jornais, revistas e internet têm público fiel, selecionado e muito bem qualificado.
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Outros destaques
(Fonte da matéria:
https://www.aeroflap.com.br/total-recebe-o-primeiro-boeing-737-cargueiro-da-sua-frota )
Título:
Trechos:
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(Fonte da matéria
e em
https://twitter.com/CockpitChatter/status/1392528760981770241/photo/2
(o Cirrus está inteiro, sinal que desceu, ele sim (e seus ocupantes dentro) de paraquedas.)
Observação: este é um erro comum em redações onde seus profissionais não têm um conhecimento de aviação suficiente para entender fatos dentro desse assunto ou buscar fontes fidedignas. Não é necessário ser um especialista no assunto para ter um conhecimento satisfatório sobre o que se irá escrever.
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"O governo privatiza 22 aeroportos no país e arrecada mais de 3 bilhões de reais."
(Fonte: Jornal da Cultura, 7 de abril de 2021)
Esta explicação da Câmara dos Deputados de Brasília diz tudo de maneira bem clara:
"De maneira geral, define-se privatização como a venda de órgãos ou de empresas estatais para a iniciativa privada, geralmente, por meio de leilões públicos. Já na concessão, a transferência é temporária e a empresa tem prazos definidos, que podem ou não ser renovados, além de regras para explorar o serviço."
Exemplos: Embraer e Vasp foram PRIVATIZADAS. Aeroportos internacionais de Natal (RN) e Campinas (SP) foram concedidos mas depois de alguns anos "devolvidos" ao Governo Federal para serem concedidos de novo, para outras empresas que se interessarem.* * * * *
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