sexta-feira, 7 de maio de 2021

Livros de Aviação

Vamos além de uma resenha. Apresentamos livros e indicamos onde podem ser conseguidos! (por Solange Galante)








VIAJE BEM VIAJE VASP
Gianfranco Beting


O publicitário, jornalista, fotógrafo – e, sobretudo, entusiasta apaixonado pela aviação comercial brasileira – Gianfranco "Panda" Beting acabou de lançar um de seus mais aguardados livros homenageando as empresas aéreas brasileiras.
A homenageada da vez é a VASP, que deixou uma saudade imensa para todos! Uma pesquisa bem elaborada e fotos em p&b e coloridas, a maioria delas inéditas, são o destaque.


Em português, com fotos/ilustrações em preto e branco e coloridas
2021 
272 páginas
25 cm X 25 cm
Brochura
Capa mole



Valor: R$ 180,00 

-----------------------------------------------------------------------------

"MÃE"? EU?


Em vários vídeos do canal PandAviation fui citada e até "apelidada" de "Mãe do livro da Vasp". Explico o que motivou isso...
Quando eu fui participar de um dos leilões de "suvenires" da VASP, dei uma olhada antes no edital e nos lotes, pois queria uma caixa preta, e aí dei de cara com um lote em que constavam os livros de ata da companhia, sua história oficial em oito livros, desde 1933 (ano da fundação) até 1974, e livros de assinaturas até posteriores a essa data. No dia do leilão, me empenhei para arrematar aqueles livros. Apareceu, on line, um concorrente, que disputou comigo lance a lance, até que ele perdeu o fôlego e eu arrematei! Do lance inicial de mil reais a atas saíram por 2.500,00! Foi, naquele dia 15 de setembro de 2014, o bem arrematado por maior valor. Passei o cheque e fui direto a uma agência do meu banco, a mais próxima, fazer um empréstimo automático para cobri-lo.
Mais ou menos na mesma época, recebi fotos mostrando que parte do material fotográfico da Vasp estava se perdendo pelo despreparo da administração da Massa Falida e do Conselho Nacional de Justiça em lidar com tão rico acervo. Muita coisa estava apanhando chuva, ou estava literalmente no lixo. Fiquei alarmada e falei para a pessoa que me contou do material "Eu compro!" Comprei. E mandei digitalizar dezenas de cromos. Felizmente, deu para salvar muita coisa mesmo!
Parte dessas fotos, além de outras garimpadas desde que a Vasp parou de voar, inclusive comercializadas por seus próprios funcionários em feirinhas de colecionadores, fariam parte de um livro que eu escreveria, junto com as informações das atas. O livro iria se chamar "A Vasp por ela mesma". Mas o "Panda" se interessou pelo meu material assim que soube dele e, de fato, preferi não escrever eu o tal livro, mas sim passar essa missão a quem tinha mais estrutura para publicá-lo e já começava também a buscar material para o livro que escreveria. Ele veio em casa, viu as atas, me pediu para digitalizá-las e lhe vendi também as originais, que estão agora em muito bom lugar, cuidadas com o máximo de carinho, mais do que aquele concorrente do leilão que não conseguiu me convencer dos motivos que o levavam a ter interesse pelo material – queria, depois, que eu doasse as atas por todo custo, mas rejeitei! E, com certeza, estariam no fundo de algum baú até hoje, intocadas ! Muito melhor destino tiveram para ajudar a compor o livro Viaje Bem Viaje Vasp! Além das atas, Panda selecionou também as melhores fotos de minha coleção, e me convidou para escrever o prefácio do livro, bem como o ajudei na revisão sem cobrar nada, o que me permitiu ver e comprovar o excelente trabalho de pesquisa realizado pelo selo de qualidade Beting Books. Tenho certeza que agradará a todos!

Ass: Mãe ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário