quarta-feira, 1 de julho de 2020

PÉROLAS VOADORAS!


NÃO É UM FOKKER 70...

Enganos ocorrem até mesmo em sites especializados em aviação. No caso abaixo, neste trecho (onde está a seta) do artigo sobre os spotters (fotógrafos de aviação) o avião que está no terraço do Aeroporto de Amsterdã (Schiphol) não é um Fokker 70, como citado, mas um Fokker 100.










Quer comprovação? https://www.schiphol.nl/en/page/see-the-planes-up-close/ (conforme abaixo)




PESSOA ARROGANTE E CHATA...

corrigir os outros, desmistificar conceitos, destruir ideias pré-concebidas não é nada agradável, principalmente quando somos chamados de arrogantes e chatos(as). Mas quando trabalhamos no aprimoramento profissional, não há desculpas e não deve haver mimimis. Se é para receber informações incorretas, troca-se de canal, de revista, de jornal, de emissora de TV, de rádio, de portal etc. E tem mais: lembro que a imprensa, em todas as suas formas, ainda hoje é fonte de conhecimento. Infelizmente, para muitas pessoas, é mais barato saber pela imprensa do que comprar um bom livro de um especialista ou ir a uma biblioteca.. Daqui a décadas estaremos, nós ou nossos filhos e netos, se baseando em reportagens e artigos para reescrever a história, lançar livros, peças de teatro etc, assim como nossos pais e avós faziam seus trabalhos escolares pesquisando em jornais antigos e fazendo sua própria hemeroteca. 
Uma frase do Lito no canal Aviões & Músicas, no final do vídeo cujo link indico abaixo, diz muito sobre isso. O público dele é outro mas a preocupação é a mesma. Transcrevendo o que ele disse: "Eu sei eu que quando faço vídeos assim, sempre aparecem uns comentários falando que sou arrogante, nossa, que cara arrogante, coisa e tal. Eu não acho arrogância mostrar e compartilhar o conhecimento. A minha função aqui no canal, ainda que de forma indireta, e a minha função como profissional da  aviação é melhorar a segurança de voo para todo mundo.E se os jovens que sonham em entrar na carreira de piloto aprenderem o certo desde o início cada vez teremos menos acidentes no futuro."  Simples assim!!!

Confira: https://www.youtube.com/watch?v=1gDKAuF0Zwc


6 comentários:

  1. Oi boa tarde tudo bem? Aceita um seguirmos o blog do outro? Podemos ser amigos (não existe distância para amizade) e fazermos parceria entre os nossos blogs. https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  2. Ilustra a reclamação sobre o Fokker na Holanda com foto de um 777 em GRU, depois erra o nome do cara do aviões e músicas, ele chama Lito, Lino é o amigo do Charlie Brown. Isso ai! Caixa Preta na Caixa Preta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Grata pela correção, no caso foi erro de digitação. Quanto ao 777, apenas publiquei a abertura da matéria da Contato Radar, a escolha da foto foi deles. Mesmo porque o Fokker não é o tema principal da matéria. Abraços!

      Excluir
    2. Oi, de nada. No blog é erro de digitação e nas revistas/jornais são pérolas voadoras. É fróids. Abraços!

      Excluir
  3. Não. Nas revistas também há erros de digitação. Erro de digitação é quando vc sabe qual a informação correta mas não revisa ou não revisam o seu texto (que é o ideal em qualquer redação) e os dedos vão mais rápido que seu cérebro. Claro que sei que o nome do Lito é Lito. Eu o conheço pessoalmente, acompanho o trabalho dele e já estivemos em eventos juntos. Pérolas são tanto erros de digitação/falta de revisão quanto falta de conhecimento. Tenho uma coleção de pérolas não-aeronáuticas também, por erro de digitação, inclusive em documentos oficiais públicos. Aliás, eu já fiz um texto sobre os meus próprios erros, vc, que acompanha meu Blog deve ter visto. Agradeço quando sou corrigida, ao contrário da maioria dos jornalistas que acompanho. Tanto que ficou melhor eu ter incluído o título da matéria supra citada, para evitar aquela sensação de que o 777 era o foco do meu comentário, e eu lhe agradeço por isso. Mais uma coisa: não é reclamação, é observação e/ou correção. Abraços (com distância social, é claro)!

    ResponderExcluir