terça-feira, 21 de julho de 2020

SPEECH

NÃO É "PÉROLA VOADORA",
É "FAKE NEWS" MESMO!!!

(por Solange Galante)

O termo "fake news" já faz parte da nossa vida há anos. É a notícia falsa, deturpada, fora de contexto ou completamente mentirosa publicada por puro desconhecimento de quem a produziu ou a transmitiu com capacidade de gerar mau entendimento (por exemplo: a pessoa divulga que determinada vacina faz mal por achar que faz mesmo, e isso pode comprometer uma campanha pública e idônea de prevenção a doenças como o sarampo) OU com o intuito, desde o inicio, de realmente plantar uma ideia para mudar um foco de atenção ou até derrotar um inimigo (como aconteceu nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016). E o que falar dos investidores e empresários que acreditaram no Eike Batista?

Mas é inocente quem acha que "fake news" só acontece e causa danos nos campos da saúde, política e economia. Também pode acontece na aviação, sim!

Há alguns dias falei sobre "balão de ensaio" e maus jornalistas que "surfam" numa ideia, levando esperança de emprego a pessoas desesperadas por um. Poucos dias depois de ter publicado meu artigo, dei de cara com esta outra publicação:


Sim! É o que você leu: "...a Nella Linhas Aéreas, que já opera em Guarulhos..." e "A informação dessas rotas foi passada por uma fonte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)".

Para o "Plox" sua fonte teria sido o "Tudo Viagem". Onde achei esse artigo (o destaque foi por minha conta):



Esse site afirma que a fonte da ANAC teria passado as informações de rota. Mas, em nenhum momento diz que a empresa já opera a partir de Guarulhos, informação provavelmente criada pelo Plox e que pode levar os menos avisados a acreditar que a Nella JÁ é uma realidade. Ou seja: Plox divulgou Fake News. Mesmo que a Nella se torne realidade algum dia, no momento isso não existe.

Com já comentei aqui no Blog, o importante é buscar as fontes corretas, então, foi o que eu fiz:  procurei a própria ANAC.

Eis a resposta oficial da Agência, por e-mail, para mim (obs: por política própria, omiti os contatos do assessor responsável na assinatura):




recomendação "Sempre que você ler uma notícia duvidosa como essa, por favor, cheque com a gente" vale para TODOS que são jornalistas ou se acreditam jornalistas.

Agora, se a "Fake News" era  proposital, provavelmente tinha algum objetivo. Qual poderia ser?

Uma pista pode estar neste email que recebi em um endereço meu (do Bol) que estou desativando, portanto, não mais o utilizo mas, como estava vinculado a esse Blog, para ele foi enviado. Por acaso entrei no email para ver se ainda estava ativo e, ao contrário das promessas da Bol/Uol, ainda estava sim. E encontrei esta mensagem, cujo remetente aqui omiti, pelos mesmos motivos explicados acima em relação à mensagem da Anac:



Optei por não responder diretamente à pessoa. Mesmo tendo um palpite de onde trabalha e quais são seus objetivos. Mas posso responder uma coisa por aqui para ela, mesmo achando desnecessários papéis, pois atitudes profissionais, a meu ver, valem mais:




como diria o personagem Gaguinho, "Por hoje é só, pe-pe-pe-pessoal!!!" 

2 comentários:

  1. Eis a pérola do inglês ou a pearl do jornalismo. A notícia falsa, como a citada em sua crítica, é fake NEWS. New é o adjetivo de novo em inglês. Notícia é news, com "s". Parece plural de novos, mas é o substantivo notícia, reporte, mensagen, etc. E não foi erro de digitação, escreveu new duas vezes. Assim nosso bom jornalismo cresce quando aprendemos que new não é equivalente a news. Continue com o blog denunciando as flying pearls e as fake NEWS

    ResponderExcluir
  2. Olá, anônimo
    Nenhuma faculdade me ensinou tudo, a vida é que ensina tudo a todos nós, e todos fazemos parte da vida. Obrigada pelo ensinamento (correção feita!) e continue participando!

    ResponderExcluir