USAR AS FONTES CORRETAS
Usar fontes incorretas ou confiar apenas na própria memória produz muitas "pérolas voadoras", que é como eu defino o resultado das incorreções em geral da imprensa especializada e não-especializada na aviação.
No início deste mês eu comentei que, quando trabalhamos no aprimoramento profissional, não há desculpas e não deve haver mimimis, mesmo ao custo de sermos chamados de arrogantes e chatos(as). Se for para receber informações incorretas, a solução é trocar de canal, de revista, de jornal, de emissora de TV, de rádio, de portal etc. Mas nem sempre sabemos que a informação está incorreta, e é aí que mora o perigo.
Lembro, ainda, que a imprensa, em todas as suas formas, ainda hoje é fonte de conhecimento e, infelizmente, para muitas pessoas, é mais barato saber pela imprensa do que comprar um bom livro de um especialista ou ir a uma biblioteca. Daqui a décadas estaremos, nós ou nossos filhos e netos, nos baseando em reportagens e artigos da imprensa para reescrever a história, lançar livros, peças de teatro etc, assim como nossos pais e avós faziam seus trabalhos escolares pesquisando em jornais antigos e fazendo sua própria hemeroteca.
Por exemplo: o site abaixo publicou nesta semana esta lista mas, nem mesmo no texto principal da matéria, definiu quais os critérios e fontes da informação, como bons jornalistas devem fazer.
Critérios: como o redator define "empresa aérea"? Aquelas sob regras RBAC 121 ou as regionais sistemáticas (LAS) RBAC 135? Teria colocado todas no mesmo envelope, sejam elas Sete, Abaeté, Apuí, Azul, Gol, Latam etc? E qual foi sua fonte? Não é citada!
Então, fui atrás da fonte mais fidedigna a esse respeito, facilmente acessível: a Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC:
Como o site citado, é de conhecimento de todos, dedica-se principalmente às empresas áreas regulares, chamadas companhias comerciais, deduz-se que nenhuma empresa de táxi aéreo deveria fazer parte de sua lista. Ou então, citar-se todas as dezenas de táxis aéreos existentes no Brasil.
Você não precisa nem ficar passando email para a Anac para confirmar essa informação, já que a lista do link abaixo costuma estar bem atualizada também. Na dúvida, o email.
Como complemento: na lista abaixo do mesmo texto do site citado...
...O nome correto dessa empresa que voou por vários anos e não era uma mero desconhecida pra quem conhece aviação brasileira era CRUISER. E estas são apenas algumas das correções mais importantes, pois há vários outros furos nessas listas.
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