sexta-feira, 23 de abril de 2021

SPEECH

VAMOS AJUDAR A FRAN?




Por Solange Galante (texto e todas as  fotos)

Recebi o email abaixo e gostaria de contar com a ajuda pessoas interessadas para atualizar-me sobre o paradeiro dos aviões da VASP leiloados e também ajudar a Fran a conseguir locar uma bela cabine para sua produção.

Além das localidades citadas sabemos que há aviões da Vasp em outros lugares, nem todos completos, especialmente na cabine de comando. Alguns dos que foram desmontados, picotados etc, eu também sei. Mas, alguns que estavam completos há alguns anos, podem não estar mais. Vamos fazer uma relação do destino deles?



Boa tarde, Solange! Tudo bem?

Cheguei até o seu contato pelo blog Caixa Preta. Me chamo Fran Camilo e sou produtora de cinema. Estou produzindo uma série de ficção para TV que se passa praticamente toda dentro de um avião, mais precisamente o Boing 737-200.

Já fizemos várias pesquisas para tentar encontrar esses aviões aqui no Brasil. Até então tivemos o conhecimento de um em Araraquara-SP, um em Itapejara D'Oeste-PR, um em Cascavel-PR e um em Ipameri-GO, mas ainda acredito que possam existir outros.

Vi em seu blog que em 2014 aconteceu um leilão da Vasp de algumas aeronaves: https://caixapretadasolange.blogspot.com/2014/01/plantao-caixa-preta_30.html?m=0

Você teria mais informações sobre o paradeiro desses aviões? Se eles ainda existem e estão em boa conservação?

Desde já, muito obrigada e parabéns por todo o trabalho que você desenvolve em seu blog. Tem muita informação importante ali, um trabalho extremamente cuidadoso e necessário.

Abraços

Fran Camilo

-------------------------------------------------------------------

PÚBLICO QUALIFICADO

E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO


Ao longo de 25 anos ininterruptos de jornalismo de aviação, minha credibilidade não só me levou a ganhar vários prêmios e elogios. Mas, sem que eu fosse buscar isso, atraí público qualificado que se manteve anônimo até me contatar diretamente. Entre essas pessoas posso citar deputados (sendo que um texto de minha autoria na revista Flap Internacional fez parte dos estudos da Comissão de aviação na Câmara Federal, em Brasília), produtores de séries do Discovery Channel, estudantes de várias áreas que usaram meu material (com autorização) ou colheram meu depoimento para seus trabalhos de conclusão de curso. Sem mentir nem exagerar, são poucos os jornalistas de aviação brasileiros com detalhes semelhantes na biografia.

Na era digital busca-se muitos "likes", "curtidas" e "compartilhamentos". Mas, o que este Blog sempre desejou mesmo é ter leitores qualificados e fazer a diferença, seja denunciando, servindo de fonte fidedigna para pesquisas, ou mesmo ensinando. Matérias e informações exclusivas ajudam a mostrar que sou procurada também por fontes que confiam no trabalho aqui desenvolvido, onde os bastidores da  aviação e assuntos menos explorados têm espaço constantemente. A Aviação precisa ser levada a sério, sem piadinhas e sem sensacionalismo. As atitudes de hoje podem até mesmo fechar importantes portas amanhã.

Em relação aos leilões de aeronaves da Vasp e Transbrasil (principalmente), sou, com certeza, a jornalista que, entre 2011 e 2016, mais acompanhou os desdobramentos do Programa Espaço-Livre Aeroportos do Conselho Nacional de Justiça. Tenho material o suficiente para escrever vários livros a respeito disso. Material que vale a pena ser usado por pesquisadores e historiadores, no futuro. Não se engane: informação de verdade, não só não se encontra em qualquer lugar como também faz a diferença na política, na economia, no entretenimento e na educação. Onde a qualidade vale mais que a quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário