terça-feira, 6 de abril de 2021

Diretamente dos nossos "Archivos"

 VOCÊ SABIA QUE ESTAMOS NA

"SEMANA DE CONGONHAS"?


Como foi que eu descobri que o Aeroporto
teve duas inaugurações?


Mega famosa foto do Aeroporto de Congonhas quando ele era apenas uma pista tosca de terra da S/A Auto-Estradas e nem a Vasp sonhava ainda em operar lá. A autoria da foto é desconhecida.

(por Solange Galante)

O bom jornalismo, profissional, correto e ético, sempre requereu, e ainda requer, muita pesquisa. Assim como cientistas estão sempre fazendo descobertas e publicando-as para todo mundo saber dos novos conhecimentos, bons jornalistas, especializados ou não, e investigativos ou não – que não são os "jornalistas" do Ctrl C + Ctrl V com  tradução automática do Google, inclusive – estão sempre indo à fundo nas histórias por trás das histórias.

Enquanto eu ainda escrevia para apenas duas revistas, sendo a Aero Magazine e a Aviação em Revista, além de algumas publicações corporativas, resolvi pesquisar como havia sido a inauguração do Aeroporto de Congonhas.

Por incrível que pareça, eu conhecia o primeiro piloto a pousar em Congonhas... Não, eu não estava lá! (risos) mas eu tinha em mãos um extinto jornal de bairro (Ibirapuera News), cujo exemplar em questão eu ainda tenho, que falava como o aeroporto começou, e lá citava que um aluno de pilotagem havia sido o primeiro piloto a oficialmente pousar na pista experimental. Tratava-se do Sr. Renato Arens, falecido em 1985. Comentando o texto do jornal com meu pais, com os quais eu morava, então, no bairro do Paraíso, em São Paulo, meu pai, que era zelador do edifício Comodoro disse: "Mas aqui mora um Renato Arens. Será ele?"

Sim, o idoso era o próprio! Mostrei até o jornal para ele, onde consta sua foto, do lado do instrutor, outro Renato aliás, de nome Renato Pacheco Pedroso. Pena que esse senhor que conheci faleceu pouco tempo depois e não pude conversar mais com ele depois disso. Mas eu já me sentia orgulhosa de ter conhecido o primeiro piloto a aterrissar num aeroporto que ainda nem era aeroporto de fato!

Pacheco Pedroso e Renato Arens, pioneiros, ao pousar na pista ainda
experimental de Congonhas

Bem, quando resolvi ir mais a fundo na história de Congonhas, inclusive além das informações do referido jornal, fui à Biblioteca Mário de Andrade, a maior biblioteca pública da cidade de São Paulo, atrás da famosa página de convite da inauguração do aeroporto, oficialmente em 12 de abril de 1936. Esta página: 




A inauguração foi num domingo. Portanto, eu teria que retornar a algumas edições anteriores para achar, além da mesma, possíveis notas sobre o assunto redigidas pelos jornalistas de então.

Conta que o convite havia sido publicado em pelo menos dois jornais, O Estado de S. Paulo e a Folha da Manhã (precursora da Folha de S. Paulo). Optei pelo primeiro, cujos exemplares reais (não digitalizados) podiam ser consultados na biblioteca.

Já de luvinhas finas nas mãos para não ferir um jornal de muitas décadas antes, fui pesquisando... Até que me deparei com isto!!!



Era dia 7 de abril de 1936, uma terça-feira. Pensei: "Ué, se Congonhas foi inaugurado em 12 de abril, porque falam da inauguração dias antes?"

Naquela época, e por muitas décadas depois – cheguei a ser contemporânea disso, nos idos de 1980 – alguns jornais, como o próprio O Estado de S. Paulo não circulavam às segundas-feiras. Por isso que na terça é que comentavam sobre o evento ocorrido no domingo anterior.

Tendo, em seguida, retrocedido mais e vendo a edição do domingo, 5 de abril de 1936, lá estava a resposta à xarada: A pista experimental da S/A Auto Estradas havia ocorrido naquela tarde! 



Até então, eu nunca tinha lido em nenhum lugar, livro ou revista, dessa primeira inauguração do aeroporto. E para fazer um lobby mais direto ao governo paulista e tentar ser o novo aeroporto oficial da capital paulista, repetiu-se o evento uma semana depois, dia 12 de abril, data depois escolhida para ser a data oficial de Congonhas!

Daí se conclui que estamos na Semana de aniversário de Congonhas!!! Parabéns, querido aeroporto!!!


-------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário:

Postar um comentário