quinta-feira, 1 de abril de 2021

"NÃO É BEM ASSIM"

 

"... como falamos, como escrevemos,

como publicamos, como digitamos..."

Pérolas, deslizes e outros erros que acontecem por aí

(Em substituição ao "Pérolas Voadoras")

* * * * * 

Pois é, hoje é dia Primeiro de Abril, o famoso Dia da Mentira!!! Quem não conhece?

Eu quis lembrar isso aqui no Blog e na minha coluna "Não é Bem Assim" para observar que mesmo sem intenção, as informações incorretas, assim como as mentiras das Fake News, tão faladas e cada vez mais faladas nos últimos anos, podem se tornar prejudiciais a quem acredita nelas!

No mundo do jornalismo, especializado ou não, há inúmeros, incontáveis casos de gente que faliu e até morreu por causa de notícias falsas veiculadas na imprensa. Hoje, temos as redes sociais. Elas também podem ser comparadas à imprensa tradicional, já que divulgam notícias, fatos verdadeiros ou não e causam expectativas, criam uma consciência coletiva, podem derrubar a Bolsa de Valores etc. Daí, pode vir alguém, "Anônimo" ou não, me peitar dizendo "Ah! Imagina que um pequeno erro de digitação, uma palavra trocada, um errinho (aparentemente) besta vai causar esse estrago todo que você apregoa..." E eu respondo: "Informe-se mais. Analise. Pergunte para pessoas realmente da área (a maioria dos críticos ao meu Blog sequer sabe a quem perguntar)." Por exemplo: uma revista especializada em aviação, certa vez, por uma mudança de uma pequenina vírgula, fez a  companhia low costs Buzz "comprar" a gigante KLM! E se alguém do mercado de capitais acredita ou, mesmo percebendo que não é sério, usa a publicação para especular visando altos lucros? Lembrando, como comentei aqui recentemente, que não são só nas redes sociais. A imprensa menos cuidadosa e/ou sensacionalista vive de copiar e colar as notícias dos outros e, daí, o erro se propaga feito um vírus.

Mas, vamos aos destaques de hoje!!!


"Entre ontem e hoje, as aeronaves C-13 Hércules já transportaram 13 cilindros para Manaus."

(Fonte: Jornal da Cultura, 16 de janeiro de 2021)

Não existe aeronave C-13 na FAB, mas C-130, o famoso Hercules. Muito menos fazendo transporte de carga de grande volume, como cilindros de oxigênio. 

Para comprovar, há muitos canais da FAB e outros com a frota da nossa Força Aérea, acessíveis a partir de www.fab.mil.br/links_fab

* * * * * 

"Nesse momento, a  aeronave A380 vai pra Recife e vai buscar as vacinas da Astrazeneca."

(Fonte: Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional de Prefeitos, dando entrevista para vários jornalistas.)

Ele se referia à aeronave A330neo da Azul que foi inclusive adesivada e iria para a Índia, o que acabou não acontecendo. A Azul Linhas Aéreas não possui o gigantesco A380 na frota.

Quer comprovação? O avião utilizado foi o PR-ANX, foi este das fotos: 



(Créditos: Ministério da Saúde)

* * * * *

QUIZ!!!


(Fonte:


"Ocorreu outra longa demora sem uma solução para as operações, em março de 2012  uma nova mudança no tipo de aeronave passando a ser proposto o emprego de uma aeronave B-727-300 que já estaria com as pinturas da companhia e faltando apenas a liberação do CHETA para começarem as operações o que não aconteceu.

Em setembro de 2012 surgiram alguns investidores com novos planos para a empresa. Não mais o B-727-300 mas uma aeronave B-737-400 e uma aeronave B-767-300 para realizar voos domésticos e internacionais. Ainda em setembro de 2012 me foram solicitados novos estudos para embarque e desembarque de carga domestica ( origem e destino) para se ter uma ideia de potencial de demanda versus oferta. 

O tratamento que se deve dar a um B-727-300 é muito diferente daquele que se dá a um B-767-300 ou um B-737-400. Envolve muitos detalhes para cada uma das aeronaves."



Quantas vezes tem o mesmo erro nesse trecho de texto e qual é o erro?

----------------------------------------------------------------

Atenção! Os erros e acertos da imprensa especializada e não-especializada sobre aviação registrados neste Blog também fazem ou farão parte dos "Estudos de Casos" do primeiro Curso à distância (EAD) de Introdução à Aviação Civil para Jornalistas, Assessores de Imprensa, Fontes e Público em Geral já disponibilizado na internet . Conheça-o em https://www.etcead.com/info-jornalismo 



3 comentários: