quinta-feira, 15 de agosto de 2024

SPEECH

  Tô aqui só observando...

 
(por Solange Galante)
 

OBSERVO que há 17 anos, no último grande acidente aéreo com empresa  brasileira regular em território nacional mal tínhamos o Orkut como rede social. Youtube e Facebook estavam chegando ao Brasil precisamente naquele ano, e não havia Instagram por aqui. Claro que a imprensa carniceira já devorava as notícias de tragédias com aviões mas, como hoje... jamais!

OBSERVO que, como não "cola mais" o "Estou desviando da Escola"  há o reaproveitamento de lugares-comuns, quais sejam: gritos, ordens, perplexidade, "dá potência aqui" e etecéteras de outros acidentes para movimentar a carnificina editorial... E deu certo! Repercutiu em muitas outras mídias!

Ah... OBSERVO que o "Falem mal, mas falem de mim!" engorda os bolsos das Big Techs graças às curtidas e visualizações frenéticas dos canais dos influenciadores e seu séquito caolho...

OBSERVO mais uma vez a maneira errada de combater os rivais em audiência, seja nos meios eletrônicos ou escritos... instigando o carniceiros a entrar nas polêmicas...

OBSERVO que há reclamações em vão, pura encenação de personagens vitimizando-se...

OBSERVO que muita gente ainda não leu meu livro "A Ás" onde, mesmo na ficção, critico a manipulação da informação, desde a supressão ou acréscimo de uma singela vírgula num texto...(se tivessem lido, talvez seriam mais espertos)

OBSERVO que mais uma vez confirmo minha tese de que neste país TUDO se resolveria com MAIS EDUCAÇÃO, COMBATE À CORRUPÇÃO E À IMPUNIDADE, explicando melhor, neste caso específico do voo finalizado em desastre: educação para saber diferenciar o Fake do Real e SEMPRE fazer a coisa certa; e combate à corrupção que, em algum momento, pode ter-se mostrado presente (é utopia achar que não existe corrupção na nossa aviação) e punir, punir sempre qualquer desvio de normas e regulamentos que possa se tornar trágico.

OBSERVO, por fim, "last but not least" que, mesmo sem a intenção de machucar, esse CIRCO todo do primeiro grande acidente aéreo brasileiro maciçamente monetizado pelas Redes Sociais fere de maneira atroz não só os corações de parentes e familiares de 62 vítimas mas também de todo mundo que depende da indústria de aviação de um dos maiores países do mundo e dos mais necessitados de transporte aéreo.

Continuarei observando. Doa a quem doer.

=========================================
 
Observação IMPORTANTE:
Lembrando de grandes acidentes aéreos em território brasileiro e com companhias brasileiras regulares:
Transbrasil 1980, VASP 1982, Transbrasil (Cargo) e Varig 1989 
TAM 1996
Gol (X Legacy) 2006, TAM 2007  
 
Há DEZESSETE anos não tínhamos um grande acidente aéreo com empresa regular no Brasil, e cada década que passa tem sido menos fatal que a anterior. Acho que em algo acertamos...
 
--------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário