LABACE SE DESPEDE
DE CONGONHAS FECHANDO UM CICLO
COM CHAVE DE OURO
(por Solange Galante - texto e todas as fotos)
A maior feira de negócio em aviação executiva da América Latina teve sua última edição realizada no Aeroporto de Congonhas. Os destaques foram muitos: a estreia do novíssimo Dassault Falcon 6X, com sua imensa cabine e conforto à altura, um leiaute que agradou a todos visitantes e expositores e até uma inédita praça para os encontros entre amigos, clientes e representantes de marcas em cenário bucólico.
Simplesmente, até os "deuses das chuvas" colaboraram: para quem, como eu, participou de todas as edições da Labace, é difícil se lembrar de quando o evento ocorreu sem nenhuma gota de chuva – se isso já tinha ocorrido antes! Desde que começou a ser realizada em agosto, mês caracterizado por ser muito seco em São Paulo, a Labace tinha o incrível "poder" de atrair precipitações, leves, moderadas e/ou intensas, acompanhadas ou não do frio de inverno. No entanto, a edição de 2024 foi caracterizada, muito pelo contrário, por sol intenso e "céu de brigadeiro". Se, quando havia chuva nas edições passadas, isso provocava o deslocamento dos visitantes para os chalés e estandes em busca de abrigo, desta vez o movimento foi semelhante, mas para se buscar o ar condicionado e fugir de seu "sol particular" – pois parecia haver um astro-rei para cada pessoa. Mas, ao contrário da chuva, após esse refresco, o movimento de retorno à exposição estática para ver, fotografar ou filmar as aeronaves também era constante.
Na cerimônia de abertura, no primeiro dia do evento (seis de agosto) o CEO da ABAG (realizadora da feira) Flávio Pires surpreendeu a audiência quando foi apresentar a nova casa da Labace, a partir de 2025: um vídeo mostrou um foguete partindo para o espaço, deixando a Terra, e a frase RUMO A MARTE surgiu na tela. Por segundos, mesmo quem já sabia para onde a Labace irá, acreditou que ela estava mesmo mudando para outro planeta... Mas, é claro, tratava-se de referência ao Campo de Marte, o aeroporto recém concedido à empresa PAX, substituindo a Infraero na administração, operação, conservação e investimentos do aeródromo. Após muita especulação ao longo de quase toda a vida da Labace em Congonhas, finalmente isso era verdade. Anos atrás, algumas revidstas especializadas em aviação (!) chegaram a afirmar que "ano que vem a Labace estará em Marte" mas isso não aconteceu. Nem mudou de planeta e nem de aeroporto. Agora só é verdade mesmo porque a concessão de Congonhas para a AENA provocará o início da ampliação do terminal de passageiros e outras obras já a partir dos próximos meses, daí a Labace, que já havia sido deslocada de várias áreas do aeroporto, acabaria mesmo sendo "despejada".
A alguns expositores, muitos deles tradicionais, que cresceram em negócios junto com a Labace, pedi um comentário rápido sobre essa mudança de casa e o que a Latin American Business Aviation Conference & Exhibition lhes significou. Confira abaixo:
Leonardo Fiúza - Presidente do Conselho da Associação Brasileira de Aviação Geral - ABAG - e presidente da TAM Aviação Executiva
"Em 19 anos a Labace se consolidou como a maior feira de aviação executiva da América Latina e a segunda maior do mundo. Para a TAM, é o ponto do ano onde o mercado consegue visitar os nossos produtos em geral e nós temos um volume de negócios gerados por essa feira que é impressionante do ponto de vista de produtos e serviços."
* * *
Sérgio Benedetti - Diretor da Plane Aviation, revendedora exclusiva da Cirrus no Brasil
"A Labace é o grande ponto de encontro anual de todo o pessoal da aviação e, logicamente, atrai também outras pessoas que desejam entrar para a aviação. Então, é de suma importância esse evento."
* * *
Anderson Markiewicz - Diretor de Vendas de Aeronaves da Líder Aviação, representante exclusiva do Honda Jet no Brasil
"A Líder é uma das empresas que esteve presente desde a primeira Labace, esteve presente em todas as edições, e ela é extremamente importante para a gente, não só para a Líder mas para as empresas de aviação executiva em geral porque é aqui onde se faz vários negócios. Para a gente, aqui é sempre um ponto alto do ano onde encontramos muitas pessoas que vêm ver o Honda Jet ou falar sobre outros negócios, compra de outras aeronaves seminovas ou então serviços, então o resultado para nós sempre é muito positivo."
* * *
Rodrigo Pesoa - Vice-presidente de Vendas para a América Latina da Dassault Falcon Jet
"A Labace nos representou nesses anos todos grande sucesso. Temos muitos negócios que foram feitos também em virtude das nossas participações na Labace. Em resumo, foi um sucesso. Tivemos alguns contratempos também mas, de uma maneira geral, a Labace foi ótima para a Dassault. Ir para o Campo de Marte é algo que tem que ser pensado ainda. Muda bastante o perfil da feira, eu acho, mas nós vamos analisar o que fazer daqui em diante. "
* * *
Alexandre Marroquim - Diretor de Aviação da Alper Seguros
"Estamos na Labace desde 2007, é um número significativo de edições, e foi uma experiência fantástica. É um evento que para nós é fundamental, sempre está no nosso orçamento, e como Alper agora, mais importante do que nunca, para poder atender aos nossos clientes, estar presente, mostrar o que podemos trazer de novidade para apoiá-los."
* * *
Rui Aquino - Presidente do Conselho Consultivo e
Fábio Rebello - CCO, ambos da Synerjet Brasil e, respectivamente, ex-presidente da ABAG e um dos fundadores da Labace
"É um orgulho ver a Labace na 19a. edição, com o sucesso que está e atingindo o nível de segundo maior evento de aviação executiva no mundo. Parabéns a todo mundo que participou e ajuda a construir esse sucesso."
"A Labace é um filho que a gente viu crescer e já está maduro e sai de Congonhas, mas terá todo sucesso no Campo de Marte também, então há muitas Labaces por virem também. Sucesso continuado a todos nós!"
* * *
Marcelo Araújo - Diretor Executivo da Pró Aero
"A Labace representa para a Pró Aero a representatividade da nossa empresa dentro do mercado aeronáutico e aqui é muito importante para a nossa organização encontrar com todo o público da aviação do Brasil."
* * *
Fernando Miranda - Gerente de Aviação América Latina da Goodyear Aviation
"Estar no maior evento de aviação geral e executiva da América Latina, para nós faz todo o sentido, 19 anos que nós participamos, para nós é um grande prazer porque é um momento em que a gente se conecta com os grandes fabricantes, com os fornecedores, com os amigos, com os clientes, temos a oportunidade de mostrar e reafirmar nossa linha de produtos, estamos preparados para todas essas aeronaves que estão aí expostas, então foi um prazer enquanto aqui em Congonhas e agora nos preparamos para novos tempo lá em Marte."
Veja outras fotos dos três dias da Labace 2024:
Azul Conecta presente.
Líder Aviação e o Honda Jet
Cessna Citation CJ3+
Cessna Citation M2
Boeing Business Jet
Embraer Eve
Drone da Synerjet
Cirrus SR22T
Ao fundo, hangar da Azul Linhas Aéreas,
que cedeu parte de seu espaço para a Labace
Praça na Labace
Airbus ACJ 220
Dassault 6X estreando na Labace
Airbus Helicopters H145
Felipe Massa visitando a Labace
Embraer Phenom 100EX
Embraer Praetor 600
Embraer Phenom 300
Nenhum comentário:
Postar um comentário