terça-feira, 21 de setembro de 2021

MATÉRIA ESPECIAL



O Boeing 737-2A1 msn 20779, com data de fabricação de 31 de agosto de 1973 e entregue novinho à Vasp há exatinhos 48 anos (21 de setembro de 1973) voou sendo seguido pelo avião-paquera, que descobri ter sido um Learjet da Líder Táxi Aéreo, e do resultado fotográfico surgiram postais, pôsteres, folders, folhetos, capa de passagem aérea, toda sorte de material publicitário, inclusive filmes para a TV, vendendo a imagem de uma grande empresa, pioneira em vários aspectos e reconhecida mundialmente pela qualidade de seus funcionários e seus serviços. Mesmo quando a empresa estava agonizando e perto de seu fim, seus mecânicos eram famosos por praticamente darem nó em pingo d'água e atenderem inclusive os Boeing 737-200 da Presidência da República, os populares "Sucatinhas", pela excelência da oficina da Vasp. O Sierra Mike Papa ostentava orgulhoso tudo isso e muito mais.

Nesta homenagem, todas as fotos isoladas (não publicadas) do PP-SMP em voo não contém o nome do fotógrafo mas pertenciam à coleção VASP. Parte dos originais está hoje na minha coleção particular e foram cedidos para uso no livro Viaje Bem Viaje Vasp de Gianfranco "Panda" Beting lançado este ano. São cromos (filmes positivos) de dois tamanhos, em cores já desbotadas pelo tempo, alguns tratados, outros com sua imagem nua e crua aqui expostos. Já os cartões postais originais e imagens da coleção "O Mundo Maravilhoso da Aviação" também são da minha coleção.


POSTAIS EDITADOS PELA PRÓPRIA VASP








 

ALGUMAS FOTOS DO MESMO AVIÃO EM
"O MUNDO MARAVILHOSO DA AVIAÇÃO (1978)








PROPAGANDA DE TV


Nesta, o avião em solo é o PP-SMB mas as imagens em voo são do PP-SMP. O que nos leva a afunilar a data em que ele foi fotografado e filmado em voo para algum dia entre 1973, depois que chegou à Vasp, e 1976, quando a propaganda foi ao ar.

Duas fotos do vídeo: 





IMAGENS ESCANEADAS DIRETAMENTE DOS CROMOS ORIGINAIS (Tratados, totalmente ou parcialmente, ou não), incluindo alguns usados no livro "Viaje Bem Viaje Vasp"






Nas fotos abaixo, o tip tank do avião-paquera, o Learjet 24, da Líder já é visível.


Detalhes bem próximos do PP-SMP em voo, na imagem abaixo:




CAPA EXTERNA DE O MUNDO MARAVILHOSO DA AVIAÇÃO E O CROMO QUE FOI UTILIZADO




Não sei vocês, mas eu sou apaixonadíssima por imagens de aviões voando bem lá no alto, sobre as nuvens...  


DA BAHIA PARA O INTERIOR DO PARANÁ

No dia 30 de setembro de 2013 o PP-SMP, que estava no Aeroporto de Salvador (BA) constava do Lote 2 do leilão de aeronaves da Vasp promovido pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Primeira Vara de Falências de São Paulo. O lote inicial era de R$ 18.300,00 mas foi arrematado online por arrematante de codinome "marcocosta" de Belo Horizonte. Foi deste arrematante que Eugênio Krum e Francisco Albino, pilotos apaixonados por aviação, adquiriram a aeronave, e decidiram levá-la para a cidade de Cascavel. Mas, qual teria sido o interesse deles ao adquirir o PP-SMP? 

"Estávamos em fase final da construção de um aeródromo em Cascavel-PR, SDSJ Executivo Cascavel, e queríamos colocar uma aeronave na entrada. Não encontramos muitas opções. Havia outros Boeing anunciados, porém, neles todos estava faltando interior, ou as turbinas, a maioria não tinha mais nada no painel."
Os sócios acrescentaram que o SMP, por sua vez, estava com todas as poltronas, no painel faltavam apenas dois "relógios", mas estava com os motores. "Também estamos com todos os manuais, diário de bordo, todo esse material está em Cascavel." Segundo os dois pilotos, o projeto prevê abrir o Boeing 737 para visitação.

A informação de que o PP-SMP era tão famoso assim os surpreendeu – eles só ficaram sabendo disso por esta reportagem, é o Blog Caixa Preta cumprindo sua função cultural! Eugênio e Francisco não tinham noção de como o Mike Papa já havia aparecido em várias campanhas publicitárias da Vasp, sendo como um verdadeiro "garoto propaganda" da companhia. "Não tínhamos conhecimento, encontramos apenas uma Avião Revue com ele na capa, edição de 2004, parece."

Confira ainda a coleção de reportagens publicadas no Youtube, sobre a a aeronave já com seus novos proprietários:


Boeing 737 será restaurado e exposto em Cascavel


Boeing é restaurado em Cascavel

31 de out. de 2018
    https://www.youtube.com/watch?v=opdVAexWyAg


Conheça o 737-200 da Vasp por dentro - walk around

5 de mai. de 2019
    https://www.youtube.com/watch?v=bBorkvVMcm4


O SMP foi mais um Boeing cujo transporte chamou a atenção de todos. Imagine vir da Bahia e seguir para o Paraná... por via rodoviária!!!


As fotos abaixo foram enviadas pelos atuais proprietários, mostrando as condições em que estava o histórico Boeing 737-200, e seu transporte saindo do Aeroporto de Salvador:












Você tem mais detalhes sobre o ensaio fotográfico do PP-SMP na década de 1970? Conte para a gente! Vale o nome dos tripulantes, do fotógrafo, aeroportos de decolagem e de pouso, tempo de duração do voo etc!

Nenhum comentário:

Postar um comentário