O N7001U foi o primeiro dos Boeing 727. Há mais de 30 anos e seis meses este artigo da revista Airliners contou sobre ele ter realizado seu último voo para aquela que seria sua aposentadoria definitiva. Sua última operadora, a United Airlines, repintou-o em suas cores originais, para isso.
Mas este artigo citado não sabia que ainda não seria o último voo.
No dia 13 de janeiro de 1991 o Boeing realizou o voo UA838 entre os aeroportos de San Francisco e Seattle. Abrigado no Centro de Restauração pertencente ao Museum of Flight, e localizado em Paine Field (Everett-WA-EUA) voluntários, ex-funcionários da Boeing, trabalharam para adequá-lo para ficar exposto. A máquina permaneceu por nada menos que 25 anos no mesmo local até seguir voando – isso mesmo, voando! – para seu lar final e repousar no Museum of Flight, em Seattle (WA - EUA), distante cerca de 42 km.
Era o dia 2 de março de 2016. Com o cuidado de sempre com seu próprio passado – inclusive o de suas máquinas e empresas – os norte-americanos publicaram livros e vídeos sobre essa epopeia. Um exemplo que o Brasil deveria seguir e perseguir, embora já contando com alguns historiadores abnegados, com muito mais afinco.
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