sábado, 30 de janeiro de 2021

Plantão Caixa Preta

 EXCLUSIVO

A ARTE DE UM CONCURSO

PERDIDO NO TEMPO


Atualizado em 10 de fevereiro às 23 h





(por Solange Galante - texto e fotos)


Poucos se lembram, mas muitos participaram. Em 1999 a VASP realizou um concurso para o público sugerir a mudança visual da companhia. Uma das poucas regras era manter as cores e a logomarca já existentes.

Brasil inteiro participou. Teve até participações de pessoas do exterior. Foram dezenas e dezenas de desenhos, alguns feitos em computador, outros, a mão mesmo, por artistas amadores ou profissionais, usando como base aviões que a companhia já operava (Boeing 737, MD-11, Airbus) ou mesmo aeronaves que nem sequer estavam nos planos da Vasp, como Boeing 747 e Fokker 100.

Mas foi um concurso frustrado. A companhia não acabou aproveitando nenhum dos desenhos enviados, e simplesmente pintou com as cores verde e amarelo a parte interna de seu logo redondo – o que até mesmo rendeu ao mesmo o apelido de "pizza".

O tempo passou, a Vasp entrou em crise, parou de voar, faliu, e ninguém mais se lembrava nem do concurso e nem dos desenhos.


O RESGATE


O empresário Juliano Franchini , que não tem ligações com a  aviação comercial, caiu de paraquedas na história da VASP ao adquirir um lote monstruoso de objetos da empresa que seriam jogados no lixo. Ele comprou louças, partes de aeronaves, uniformes, quadros, bandeiras, manuais... e vieram junto duas caixas contendo dezenas e dezenas de ilustrações de aeronaves. Ele não anunciou, nem sabia a que se referia, mas eis que meu faro jornalístico, aviatório e investigativo me levou até ele.

Praticamente todo o material está identificado, com pelo menos o nome completo do participante do concurso. Alguns possuem o endereço completo (pois a maioria ainda está no seu envelope original de envio) e até mesmo telefone, número de documentos e email. Todos os envelopes foram aberto e avaliados sim pela VASP pois contém as palavras "não" e "sim" rabiscadas neles, o que sugere uma pré-seleção. Infelizmente, o tempo e a umidade deixaram o material manchado e parcialmente borrado mas os interessados ainda podem recuperá-los. 

Enfim, esse material pertence ao seus artistas criadores, os designers interessados na companhia. Juliano e eu concordamos que deveríamos ajudar os artistas a reencontrarem suas obras. A ideia é a seguinte:

*Divulgar parte do material e convidar os participantes do concurso ou seus parentes a receberem de volta as obras;

*Identificar os interessados, que deverão apresentar algum documento comprobatório de que é o artista ou parente do artista. Como há outros dados anexo aos desenhos, como endereço e mesmo o número do documento, isso não será difícil; Os desenhos que estejam acompanhados por email, eu mesma tentarei contatar as pessoas.

*Retirada dos desenhos: poderá ser feita pessoalmente no estoque do Juliano no bairro da Mooca, em São Paulo, ou serem remetidos pelo correio. A remessa será paga pelo interessado (destinatário);

*Destruição do material identificado não reclamado: caso o artista ou seu parente não queira o desenho de volta deverá enviar uma carta autorizando a destruição do mesmo e eximindo o Juliano de qualquer responsabilidade caso, mesmo destruído, detalhes do material ou dados pessoais anexos a eles sejam desviados para uso ilícito.

Juliano não cobrará nada pela devolução dos desenhos mas deseja divulgar  que possui ainda uma quantidade enorme de objetos que podem interessar a todos que amem aviação e ainda amam a VASP como louças, objetos de plástico, placas administrativas, pôsteres, bandeiras, talheres, uniformes, peças retiradas de aeronaves, trolleys etc para pronta entrega. A maioria dos materiais da VASP, quando da decisão da Justiça de esvaziar suas instalações, estava em vários prédios no Aeroporto de Congonhas e, com certeza, não há mais nada lá depois que Juliano retirou o lote que adquiriu: o que sobrou foi totalmente destruído, como confirmamos com representantes da Massa Falida. O contato do Juliano é (Whatsapp) +55 11 97730-8763.


DESENHOS PUBLICADOS PELA PRIMEIRA VEZ NA INTERNET

(AQUI E AGORA!!!)


Seguem alguns dos desenhos que fotografei no depósito do Juliano, com identificação parcial dos mesmos para não expor os interessados.


As CINCO fotos a seguir são de um arquiteto de Fortaleza (CE)







Abaixo, de Christiano Neves (sem endereço anexado)



Abaixo, de Cristina, do Rio de Janeiro (RJ)



Abaixo, de Gabriel, de Salvador (BA)



Abaixo, de Gabriela, de Nova York (EUA)



Abaixo, de George, do Rio de Janeiro (RJ)



As duas abaixo, de Geraldo do Distrito Federal




Abaixo, duas de Gustavo R, do Rio de Janeiro (RJ)




Abaixo, duas de Gustavo de Niterói (RJ)




Abaixo, uma de Gustavo de São Paulo (SP)



Abaixo, uma de Guy, de João Pessoa (PB)






Abaixo, uma de Helbeth, de Belo Horizonte (MG)



Abaixo, uma de Hermann, também de Belo Horizonte (MG)



Abaixo, uma de Ivan, sem identificação de cidade



Abaixo, uma de João, de Florianópolis (SC)



Abaixo, uma de uma dupla, Jolimar e Maira, de Belo Horizonte (MG)



Abaixo, uma de José, também de Belo Horizonte (MG)



Abaixo, de Josué, de Fortaleza (CE)



Abaixo, duas de Rodrigo, do Rio de Janeiro (RJ)




Abaixo, uma de Rui, também de belo Horizonte (MG)



Esta é uma pequena amostra do que há a disposição dos interessados que participaram do concurso.

OBSERVAÇÃO importante: independentemente da profissão dos artistas, eles são AUTORES protegidos pela Lei dos Direitos Autorais brasileira (Lei 9.610/98), de modo que é proibido usar estas imagens sem a identificação conveniente. Aqui estamos divulgando algumas  delas exclusivamente para encontrar a quem pertencem as mesmas. 


MAIS DETALHES SOBRE O CONCURSO?





Se você puder colaborar com informações e material sobre o concurso, me contate! Obrigada!

Faça como o Calebe Murilo, colaborador do site Contato Radar, que reconheceu um dos desenhos como de um amigo dele de Fortaleza!

Depois do Calebe, eu também falei com o Josué, de Fortaleza. Ele contou: "Eu tinha 21 anos quando aconteceu o Concurso. Eu lembro até que a atriz Elisabeth Savalla iria ser uma das pessoas que iriam julgar, mas acho que o concurso não foi pra frente, porque ninguém falou mais nada, nada com relação ao vencedor... e ficou por isso mesmo." Josué disse que iria entrar em contato com o Juliano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário