quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Plantão Caixa Preta


E X C L U S I V O




(por Solange Galante)

Já virou moda voar para lugar nenhum e a experiência tornou-se uma atração nesses tempos de pandemia/quarentena/isolamento social. No caso, Qantas e EVA Airways embarcam seus passageiros para um panorâmico pelo próprio país, e retornam ao ponto de origem. Mas, com o agravamento da transmissão da covid-19 muita gente prefere nem sair do chão. Por isso, empresas (não aéreas propriamente ditas) criam ambientes para seus clientes terem uma experiência de voo em terra mesmo. Um exemplo é o da First Airlines, do Japão. Com todas as medidas de segurança sanitária necessárias, ela usa um mockup (ou seja, não um avião real), onde o "passageiro" se alimenta e viaja de modo virtual. Está fazendo um grande sucesso!

Seguindo essa ideia, mesmo antes da pandemia surgiu a Pan Am Experience, nos EUA, e outra inspiração, a Pan Am Experience Brazil.

Mas novas iniciativas não param de aparecer, uma melhor que a outra! E outra ideia já tem promessa de decolar no interior de São Paulo!

Voar sem tirar os pés do chão, desfrutando de comida típica e passeando virtualmente por grande destinos turísticos mundiais, dentro de um avião real e... histórico! Que tal?

E tem mais: ajudando inclusive quem não voa, não pelo medo do corona vírus, mas por não se sentir bem no céu, a perder o medo de voar!

Mais ainda: proporcionando experiência real de treinamento de emergências a futuros tripulantes! 

Tudo no mesmo espaço!!!.

Foi com esse intuito que um piloto da aviação comercial brasileira, o Cmte. Shioga, adquiriu em outubro passado um Boeing 737-200 Super Advanced que voou por último na Rico Linhas Aéreas e que estava abandonado no aeroporto de São José dos Campos, tendo sido leiloado pela Infraero para o pagamento das taxas aeroportuárias devidas. Você leu aqui na Caixa Preta um anúncio exclusivo sobre isso, conforme segue o link de 23 de outubro do ano passado (https://caixapretadasolange.blogspot.com/2020/10/plantao-caixa-preta.html). Já o leilão em si ocorreu exatamente uma semana depois e também foi anunciado aqui (https://caixapretadasolange.blogspot.com/2020/10/plantao-caixa-preta_30.html).




Agora, finalmente descobrirmos o feliz destino do PP-VME (s/n 21000), esse jato que, nada mais, nada menos, foi o primeiro Boeing 737-200 adquirido pela saudosa VARIG!!!! A empresa pioneira recebeu seu "breguinha", como os entusiastas carinhosamente chamam o modelo, em novembro de 1974.

Conversei com EXCLUSIVIDADE com o Cmte Shioga, muito experiente justamente em Boeing 737 (7.500 só no -200, do total de 20 mil horas de experiência profissional). "A ideia é criar um complexo com um hotel e um centro de eventos. O avião será acoplado ao centro de eventos com um finger semelhante a um aeroporto e, no centro, haverá uma torre de controle que servirá de recepção tanto ao hotel quanto ao avião". O complexo estará localizado na cidade de Bernardino de Campos, na região de Ourinhos, a oeste do estado paulista. "Vamos realizar voos virtuais", o proprietário explica. "Venderei pacotes turísticos para o cliente ter uma experiência de voo, onde haverá cinco a sete destinos, cada pacote será um destino. Por exemplo, ele pode voar de São Paulo para Roma, vendo a decolagem de Guarulhos e o pouso em Roma por duas telas no anteparo do avião. Atingindo a "altitude de cruzeiro", tira o cinto de segurança, e daí lhe será servida a comida do destino aonde está indo, italiana, por exemplo". O diferencial desse voo vai ser usar óculos de 3D, quando chegar ao destino, para o passageiro fazer um tour virtual por Roma, por exemplo. Um tour pelo Coliseu, Vaticano etc.  Haverá outros destinos, inclusive na Ásia. Mas não será só isso. "Vamos trabalhar também com duas escolas de aviação, com as quais já mantenho contato, e haverá treinamento para comissários. Outra parceria também será com psicólogos, para ajudar pessoas que têm medo de voar de verdade."
 
O avião, segundo ele mostrou por fotos (todas de seu acervo e que tivemos autorização para publicar), está inteiro, com poltronas e demais equipamento e instrumentos, estava bem envelhecido e feio apenas por fora. Shioga disse que ele será pintado com padrão "Boeing" e será feita uma enquete para a escolha do nome do espaço.

Em meio a tantas más notícias envolvendo a  aviação comercial, inclusive a brasileira, desde antes do início da atual pandemia, nada como ver crescerem ideias para tornar a aviação cada vez mais próxima dos entusiastas, leigos e alunos de cursos de aviação!

Confira as fotos da desmontagem em São José dos Campos e internas da aeronave
(todas imagens são do acervo do Cmte. Shioga!)














19 comentários:

  1. Que bela notícia.
    Fiz vários voos no “ME”.
    Vida longa, mesmo que em solo, mas preservado.

    ResponderExcluir
  2. Fantástica iniciativa. Que bom se mais aeronaves pudessem ser reaproveitadas ... são equipamentos maravilhosos.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa temos que preservar a memória da aviação.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelas fotos ficaram fantásticas,da até vontade de ir ver de perto está aeronave.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela iniciativa. sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao Cmte Shioga.
    Feliz em ver esta reportagem.
    Fiz muitos atendimentos desta Acft em Navegantes SC, como mecânico.

    ResponderExcluir
  7. Trabalhei muito no PP-VME,fui mecânico da Varig

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita saudade do PPvme e ppvmf trabalhei na VARIG de 1977 a 1997 no Galeão velho e na área industrial MT saudade meu RG era 38919-9

      Excluir
  8. Agora vou mais vezes para Bernardino de Campos!

    ResponderExcluir
  9. Triste ver o abandono desta aeronave.. Quando parar de voar, a justiça devia ser rápida para julgar e colocar as aeronaves em voos..

    ResponderExcluir
  10. Iniciativa brilhante do Cmte. Parabéns pela excelente idéia de unir preservação da história com infraestrutura turístico/Comercial.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Solange Gostei muito desta Reportagem que Vc fez sobre o destino do PP-VME O Famoso Braguinha Parabéns pelo seu Trabalho!!!!!estarei sempre seguindo seu blog um Grande Abraço do Amigo Carlos Eduardo Brêve Carreteiro de Uberaba MG Tudbão 👏👏👏🛩🛩🛩🛩🚚🚚🚚🚚🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Carlos! Muito grata! Come uns pãezinhos de queijo por mim, aí nessa terrinha boa demais! Abraços

      Excluir
  12. Olá Solange! Parabens pela reportagem.
    Saberia me dizer o nome da empresa que executou a desmontagem da aeronave? Ou então conseguir pistas para que eu possa descobrir?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdão pela demora... Finalmente ele me respondeu: Mecânico da Vasp Raimundo e Transportadora Fama. Abs!

      Excluir
  13. Olá, vou tentar descobrir o nome da empresa. ;)

    ResponderExcluir
  14. Acredito que tenha sido a superpesa era ela que desmontava os equipamentos acompanhei várias vezes era mecânico de estrutura

    ResponderExcluir