segunda-feira, 14 de setembro de 2020

SPEECH

 "EXCLUSIVO" NO DIA 14 DE SETEMBRO?  SÓ QUE NÃO...


(Por Solange Galante)

Atualizado em 15 de setembro às 19 h


Quando eu criei este Blog, em 2012, minha intenção nunca foi competir com ninguém. Muitos anos antes, aliás, eu nem mesmo quis competir com alguém quando tirei uma foto de um avião da cia. espanhola Corsair no Aeroporto de Guarulhos e fui a primeira a publicá-la numa "lista de discussão" – troca de emails coletivos, antecessora das atuais redes sociais –, o que motivou um fotógrafo de aviação por hobby, um "spotter", muito conhecido no meio, naquela época, a escrever em resposta à minha publicação, nitidamente com sua vaidade ferida: "Ô, Solange, você não disse que não é spotter? O que você estava fazendo lá em Guarulhos fotografando este avião?" Minha resposta foi assim: "Não sou spotter mesmo (pois sempre soube que os spotters, que respeito muito e tenho vários amigos que praticam esse hobby, dedicam-se muito mais à fotografia do que eu consigo), mas sou jornalista de aviação, por isso que fotografei e resolvi postar."

Quando Caixa Preta nasceu, sendo que antes ela já existia na internet como coluna em sites de outras pessoas que me ofereceram seu espaço, optei por ter um Blog e não um site mesmo para ter mais agilidade para carregá-la eu mesma de material, sem depender de outras pessoas, e sem querer disputar espaço na internet com sites que eu já conhecia. O intuito principal sempre foi e continua sendo publicar material que eu não poderia publicar nas revistas onde eu já escrevia, como Flap Internacional e Aero Magazine. Especialmente por não ser do perfil editorial das mesmas. O que é perfil editorial? Desde tamanho do texto, tipo de fotos, quanto assunto abordado. A maioria das publicações da imprensa (não só as de aviação, é óbvio) não dá má notícia ou critica quem é anunciante, amigo, parente, parceiro etc.  Como jornalista, eu queria independência. É justamente por isso que, hoje, a grande maioria dos jornalistas, especialmente os mais famosos, têm seus Blogs pessoais.

No caso do meu Blog, eu publico principalmente os "bastidores" da  aviação, seja assuntos pouco explorados pela mídia tradicional quanto as gafes, falhas, erros jornalísticos relacionados à  aviação. O que, óbvio, os leitores só gostam de ver quando não os atinge diretamente. Pode até parecer que não, mas o objetivo é formar mentes críticas diante do que leem, assistem, ouvem. Para que ninguém acredite em tudo que é publicado, quando publicado sem os devidos cuidados de apuração, revisão e compromisso com a verdade. Imprensa também é produto de consumo, e nenhum consumidor gosta de receber um produto de má qualidade.

Caixa Preta não me dá lucro algum, eu nunca ganhei dinheiro com o Blog, quem me dera... pelo contrário, me rouba tempo, mas vale a pena pelo prazer de escrever sobre aviação com isenção, o que nem sempre é possível para a maioria dos jornalistas do planeta inteiro! Pois, por mais que queiram, eles precisam ser comedidos aqui ou ali, afinal, usam um espaço na internet ou escrever para um jornal, mesmo que tiverem total autonomia, o jornalista pode  ferir alguém e sair machucado...

Todo mundo que tem um blog, um site, um canal no Youtube para dar informações, seja quais forem, É jornalista. Pela Lei, hoje não é mais necessário ter diploma para ser Jornalista. Por um lado, é bom, e os defensores usam justamente esse argumento: "Liberdade de Expressão". Os contrários dizem que é preciso ter uma formação sólida acadêmica para ser jornalista. Isso também é um argumento forte. Enquanto nosso Congresso não resolve isso de uma vez por todas, é impossível deixar de lembrar que quem escreve bem é escritor, quem apresenta bem um programa em vídeo é apresentador, quem é bom para falar num rádio ou podcast é locutor mas "jornalista" vai muito mais além. É ser responsável pelo que publica. Isso inclui não divulgar "fake news" e ser verdadeiro nas informações fornecidas. Tem até código de ética para isso. Tenho muitos amigos que escrevem aqui ou acolá sem serem jornalistas de formação e também não apenas "escritores", eles têm responsabilidade.

Lembro quando surgiram as primeiras câmeras digitais compactas e celulares que tiram fotos. Os fotógrafos de fato, que gastam grana e tempo para fazer cursos e aprender a dominar fotômetros, diafragmas e flashes, ficaram revoltados, porque essas fotos "domésticas" começaram a ocupar espaço em publicações jornalísticas e publicidade. E, pior, começaram a ocorrer publicações de fotos de terceiros sem os devidos créditos pelas fotos, pois quem fotografava tudo facilmente, começou a achar que ninguém era dono de nenhuma imagem, por mais trabalho que ela tivesse dado para se obter.

Com o jornalismo acontece coisa semelhante. Mas não estou falando de necessidade de diploma. Estou falando de necessidade de responsabilidade. Publicar, como recentemente comentei por aqui, que uma empresa aérea que ainda não tinha perspectiva de operar estava abrindo vagas de trabalho causou o maior alvoroço nas redes sociais por parte de milhares de desempregados que ficaram iludidos. Por algo que pode sim acontecer (emprego) mas não pra já. E quem tá desempregado quer hoje sua vaga. Apenas um pequeno exemplo do que eu quero dizer quando falo de responsabilidade.

Mas vamos ao que interessa por aqui, hoje....

No dia 20 de junho, mais de dois meses atrás, publiquei este texto:



O link é o seguinte: https://caixapretadasolange.blogspot.com/2020/06/plantao-caixa-preta.html

Foi atualizado no dia 26 porque eu estava anda apurando a informação, embora eu JÁ soubesse que tratava-se da ASTA (táxi aéreo). Guardem essa informação: eu  JÁ sabia que era realmente a ASTA no dia 26 de junho. Mas, ainda assim, dei um tempo para revelar o nome da empresa da transação. Então, eu escrevi apenas:

A tradicionalíssima Viação Itapemirim (transportes rodoviários) está adquirindo uma empresa de táxi aéreo do estado do Mato Grosso que opera o turboélice Cessna 208 Caravan. Para quê? Para poder voltar a voar, é claro! (A fonte é 100% segura.)
O foco será passageiros ou cargas? Faça sua aposta... 
O detalhe é o momento muito delicado que a rodoviária vive atualmente. Será este o melhor caminho?

O que já sugeria, para quem conhece, que poderia ser a ASTA.

Posteriormente, no dia 26 de agosto, publiquei novo texto, após confirmar informações com a ANAC:




Na ocasião, apenas a assessoria de imprensa da ANAC me sugeriu usar a expressão "importante participação" e não "compra total", além de confirmar quais companhias mais estavam já dando entrada com a papelada na Agência.

E hoje, 14 de setembro, outro site publica essa informação assim:

Exclusivo: Grupo Itapemirim adquire a América do Sul Táxi Aéreo para o início da ITA


... informação também publicada logo cedo por um segundo site (além de outros três), também hoje:

ITA compra empresa de táxi aéreo para agilizar processo na ANAC


A diferença é que o segundo site não publicou como "notícia exclusiva", certamente porque sabia que já havia sido publicado no meu Blog. Na verdade, ambos redatores sabiam, pois eu divulguei via redes sociais os links dos meus textos, e eles tiveram acesso.

Até o momento,os meus dois textos (de junho e de agosto) tiveram mais de 360 visualizações, ou seja, várias pessoas testemunharam isso. É pouco, no mundo dos sites e blogs, onde o meu busca qualidade e não quantidade de leitores, mas já é o suficiente para comprovar o que um dos redatores contestou, hoje, comigo, ao escrever:

Sua matéria não tem nenhum posicionamento das duas empresas e tratava como possibilidade. A minha matéria tem a confirmação oficial de ambas com declarações delas.
Nenhum outro site tinha divulgado a confirmação.






Não, este Blog não tratava como "possibilidade". Pois escrevi "Está adquirindo" em junho e também em agosto.

A mesma pessoa escreveu ainda:

Só nao esqueça que minha pauta, trouxe posicionamentos oficiais que confirmaram a negociação. O que diverge da sua pauta.

No entanto, o jornalismo é protegido pela Constituição Federal e, mesmo sem revelar minhas FONTES eu tinha sim uma "100% segura", como eu já tinha publicado.

A fonte oficial eu obtive pelo vazamento do convite em rede social , em primeira mão, para a primeira reunião dessa negociação entre ITA e ASTA, ainda em junho conforme foto abaixo:



As demais informações do convite eu me reservo ao direito de não publicar, pelo sigilo da fonte. E os participantes da reunião não vão querer se expor. Percebam que só publiquei meu primeiro texto após o dia 19 de junho, para ter certeza de que haveria a reunião. Não publiquei antes esta foto de tela porque não preciso disso, minha publicação, meus próprios textos assinados, bastam para credibilidade. A não ser quando dão a entender que eu estaria mentindo, como ocorreu hoje, dia 14

Os dois sites citados por mim aí em cima, que facilmente poderão ser identificados, bem como qualquer outro, eu continuarei analisando sempre profissionalmente, elogiando e criticando sempre que isso for necessário, este é o papel deste Blog. Trato todos canais e publicações, bem como seus redatores, da mesma maneira, tanto quanto critico e elogio matérias da TV Globo, e outras emissoras, rádio Jovem Pan e outras emissoras, os canais mais diversos da internet, bem como publicações aeronáuticas impressas ou digitais, como meus leitores constantemente veem aqui. 

Recado final: parabéns aos quatro sites que publicaram HOJE as seguintes manchetes...


ITA compra empresa de táxi aéreo para agilizar processo na ANAC

Itapemirim compra Asta para agilizar início das operações

Itapemirim compra empresa de táxi aéreo para agilizar início das operações

Itapemirim compra empresa de táxi aéreo e encurta o caminho para entrar na aviação


sem inventar qualquer exclusividade!!!

Será que todos eles copiaram a informação daquele que diz ter dado com "exclusividade"? Claro que não pois, descobrimos, a informação da Itapemirim foi passada a todos, não a apenas um...

===================================================================

2 comentários:

  1. Chegou a ver essa matéria?

    https://contatoradar.com.br/2020/09/exclusivo-voo-de-recertificacao-do-737-max-no-brasil-acontecera-nos-proximos-dias/

    "A informação foi confirmada de forma exclusiva ao Contato Radar pela própria Agência."

    Acho que algo de errado não está certo! Ou esse portal está usando de forma inapropriada (novamente) a palavra "exclusiva" ou a ANAC está tendo uma postura errônea ao privilegiar um determinado portal de aviação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo. Quem tem que dar a palavra sobre isso é a Agência, não acha?

      Excluir