segunda-feira, 28 de setembro de 2020

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

 

ESTÁ CHEGANDO A HORA, ENFIM!


A liberação dos voos do Boeing 737 MAX após modificações em seus sistemas está próxima


(Fonte: Maximus Aviation)

(por Solange Galante)

Em novembro do ano passado, Stephen Marshall Dickson (mais conhecido como Steve Dickson), o chefe da Federal Aviation Administration (FAA), pediu que as pressões sobre o retorno dos voos dos 737 MAX fossem ignoradas. Não apenas isso: ele garantiu que só iria liberar o avião, cuja credibilidade foi seriamente comprometida após os acidentes fatais com a Lion Air e a Ethiopian Airlines, apenas depois de pilotá-la pessoalmente.

Para isso, ele está passando pelo mesmo pacote de treinamento de adaptação que a Boeing está disponibilizando para todos os pilotos certificados para o modelo, realizado em Seattle (EUA).

Ex-piloto da US Air Force (caças F-15) e ex-comandante da geração anterior do famoso bimotor comercial (a dos 737 Next Gen), voando pela Delta Air Lines, entre outros modelos da Boeing e da Airbus, Dickson está prestes a fazer o voo que poderá ser um dos mais importantes da história da Boeing, marcado para esta quarta-feira, 30 de setembro. O foco principal será, naturalmente, o Maneuvering Characteristics Augmentation System, o sistema que amplia as características de manobra da série MAX.

Mais do que comandante, ele foi vice-presidente Sênior de Operações da Delta, responsável inclusive pela segurança de voo da companhia.  O objetivo maior é que as 346 mortes decorrentes das falhas do sistema não tenham sido em vão e centenas de milhares de outros passageiros possam voar com total segurança. Mas, é claro, a presença de Steven nesse voo será um símbolo importante pois também ajudará a resgatar um pouco a honra da própria FAA. Isso porque lembramos que há poucos dias uma investigação do próprio congresso norte-americano responsabilizou não só a Boeing mas também a poderosa Administração Federal de Aviação pelos dois acidentes como resultado de “uma série de suposições técnicas incorretas dos engenheiros da Boeing, falta de transparência por parte da administração da mesma fabricante e supervisão grosseiramente insuficiente” por parte daquele órgão regulatório máximo dos EUA, como afirma o documento do Comitê de Transporte e Infraestrutura da Câmara.

(Fonte: Maximus Aviation)


8 comentários:

  1. Boa noite Solange,
    Aproveitando a seção Pérolas, gostei da resposta anterior. Gastou tempo e argumentos, quase o mesmo que a Boeing para justificar as falhas do Maneuvering Characteristics Augmentation System. Agora só escrevo para avisar que é Delta Air Lines, separado. Quando é a Aero Magazine ou Aeroin ganha destaque no Pérolas se sair TAP Portugal ou Bandeirantes (o avião), a Flap como ama, só sai aqui se escrever em 2019 Daher-Socata, essa até concordo foi mancada. Aqui no blog sem fins comerciais sabemos que Delta Airlines só foi falta de atenção. Por favor, inclua uma autopérola na próxima reveladora pérolas aeronáuticas, nunca te pedi nada. Fique bem! Um abraço aeronáutico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo cármico, agradeço a correção, eu tive mesmo essa dúvida, em 50%. Agora, nesses tempos de pandemia, só aceito abraço à distância se não for anônimo. rsrsrsrs vai que.... seja o Covid-19! Nunca te pedi nada, também. Revele-se, então. Fique bem! ;)

      Excluir
  2. Anônimo, convido-o a olhar meus textos aqui no Blog inteiro e selecionar as "minhas pérolas" de sua preferência para esse texto que tanto deseja, já que em alguns eu já tinha corrigido (os mais antigos)e nem lembro mais das "pérolas". Mas você, depois, se compromete a fazer o mesmo no seu site, publicar suas "erratas", pode ser? Um abraço anônimo!

    ResponderExcluir
  3. Grande Solange, compreendo sua posição, quando tem uma dúvida para seu trabalho opta por mantê-la, quando é um 'colega' vale escrever para a Anac, GRU Airport, Infraero, Boeing, Nasa, etc para provar que o texto foi escrito por um amador ignorante. Uma sugestão de leitor do seu blog, que não tem pretensão comercial ou publicitária, faça o mesmo esforço para suas matérias. Bastava ter entrado no site da Delta AIR LINES (separado) e visto que eles escrevem Delta AIR LINES e não Delta AIRLINES. As pérolas seriam divertidas se fossem apontadas como uma piada: Olha só os caras da revista/site/jornal escreveram Boing, parece que quicou o avião; O A390 deve ser o filho do A320 com o KC-390.
    O modo que faz a crítica é sempre dando entender que os jornalistas são estúpidos. Se não, para que consultar mil fontes e publicar o tal quer provas? Tenha um dia feliz. PS: Você não quer meu abraço virtual :(

    ResponderExcluir
  4. Prezado anônimo que tem medo de se revelar (Por quê? Eu não mordo! rsrsrs).
    Vc está certo. Eu sempre escrevi Delta Air Lines, mas, desta vez escapou. basta ver em meus textos nas revistas. Não foi a primeira vez que escapou algum conhecimento meu de maneira duvidosa, é claro. Mas deve ter sido a primeira vez, neste caso. Já escrever rotineiramente Boing, A390 e, inclusive Administração Nacional de Aviação Civil como ANAC é que não é. Farei as correções necessárias no que fere seu coração. E lhe faltou responder ao meu desafio ("desafio", no melhor dos sentidos): encontrar o que não corrigi ainda, de todo o Blog (deve ter sim, basta encontrar) e me mostrar para eu fazer o texto sobre meus erros. No passado, já fiz isso, creia-me, vou procurar se publiquei aqui ou na época "coluna de site" da Caixa Preta, muito anterior ao Blog. Falando nisso, já que tornou-se meu Grilo Falante, o que acha do sensacionalismo da imprensa especializada? (Agora, não falo de "pérolas", que é sua especialidade). E das Fake News da mesma? Será que não existem no seu dicionário? No aguardo. seja feliz!

    ResponderExcluir
  5. Olha aí Solange, potencial barrigada (mais uma) deles.

    https://contatoradar.com.br/2020/09/possivel-primeiro-airbus-a320-da-ita-chega-nos-eua-para-pintura/

    Fonte: Vozes da minha cabeça

    ResponderExcluir
  6. Cara Solange, você está muito na defensiva. Vamos rir dos erros cometidos pela imprensa especializado ou não. São sempre erros tão engraçados ha ha ha.
    Vou responder sua questão: Considero sensacionalismo escrever fatos exagerados, criar factóides para atacar algo ou alguém; explorar a desgraça alheia; rir de algo sério; fazer juízo de erros que não sabemos porque foram cometidos, etc. Exemplo: Imagina que um blog qualquer resolva atacar uma publicação. Imaginou? Agora pensa que esse ataque ocorreu apenas porque a tal publicação saiu na frente e deu uma informação antes da imprensa tradicional. Então blog resolve afirmar que é mentira a notícia e para tanto perdeu tempo e gastou dinheiro ligando para meio mundo para comprovar que tomou um furo, digo, descobriu uma suposta mentira. Acusar alguém de mentir é sensacionalismo quando não se tem uma prova cabal. Continuando nesse exercício de imaginação, pensa que o tal blog, site, perfil (sua imaginação manda) constantemente ataca outros afirmando que estão mentido. Não satisfeito de acusar outrem, o autor do blog escreve textão usando mil artimanhas para dizer que o outro lado, que sequer foi consultado está mentido. Li no seu blog vários ataques acusando o Aeroin de mentir, acusou um reporter da Aero Magazine de ser mentiroso sem medo. Algum momento você ligou para esses caras e perguntou o que ocorreu? Em um caso de um acidente com o KC-390 você printou o comentário de um cara chamando a Embraer de amadora. Qual a necessidade disso? Isso é sensacionalismo ou jornalismo? Antes havia afirmado que a Embraer deveria dar provas ou desmentir sua postagem. A Embraer ou qualquer fabricante não tem que provar nada, exceto para os acionistas ou neste caso do KC-390 para a FAB que é dona do avião. Sobre acidente: você afirma que a Aero Magazine mentiu em um problema do 737 MAX. Questão é que esse avião está sem voar tem mais de um ano e meio. Os caras cantaram a bola em maio de 2018. Pesquisei e não havia nenhuma notícia naquela semana sobre o 737 MAX. Não acho que os jornalistas lá resolveram dar uma barrigada por falta do que fazer. Será que não receberam mesmo de alguém alguma informação e só interpretaram errado o fato? Voltando para 2020: você acusou o Aeroin de sensacionalismo na matéria da ITA, ai não deu um mês e a ITA confirmou tudo que eles haviam escrito. Eles mentiram ou você tomou furo? Não achei nenhuma fake news no sites dos caras, podem ter gosto duvidoso para escrever manchetes, mas isso não é crime e nem errado. Queira me bem.
    PS: Printei essas passagens que citei, pena que não consegui colar aqui para ilustrar melhor. Resta-me guardar para minha coleção de pérolas voadoras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grilo Falante (já que não diz seu nome, e ainda me acusa de mentir) para todos esses casos e outros eu tinha e tenho fontes seguras, e gente que me ajudou a constatar o fato, testemunhas. Não saio publicando o que não tenho provas. Mas tenho que proteger minhas fontes, tenho até amparo da lei para isso. Eu também coleciono gravações da TV, tenho gravações telefônicas, depoimento de pessoas que têm a mesma percepção que eu sobre determinado assunto e determinadas mídias. Quando necessário, peço auxílio técnico independente. Pelos mesmos motivos algumas redes de Tv, jornais, revistas (não especializados) etc são atacados diariamente quando fazem uma acusação (baseadas em provas/evidências). Se vc liga a TV só pra ver o que você quer ver, e jamais acusações e notícias ruins, vc precisa é de Netflix, de Amazon Video etc. A questão do MAX na Aero Magazine foi anterior ao primeiro acidente, e por outros motivos. Não surgiu do nada na minha cabeça, chamou a atenção de muita gente. Vejo como sua memória não é tão poderosa como acredita... Eu descobri que copiaram uma foto de uma outra pessoa e a usaram sem autorização, encontrei o autor. Não era mentira. Feio foi você querer aproveitar este espaço aqui para me mandar uma possível barrigada do Contato Radar. Fui atrás, sim, e não era barrigada, viu? Não caí na sua armadilha Queria me recrutar para uma guerra fria.
      Mas eu considero algumas de suas criticas e farei algumas modificações no Blog. Porém, não o tirarei do ar, como é possível que deseje. Minha proposta é mostrar o que tem por trás do que é normalmente veiculado por aí. E assim continuará. Para as reclamações diante de injúrias, calúnias e difamação, há os canais jurídicos competentes. Já teve gente publicando aqui no Blog acusações muito pesadas contra uma pessoa que bem poderia ser mesmo culpado, mas não cabiam aqui, por não ser um tribunal nem delegacia de polícia e eu apaguei.
      Estranho sua enorme preocupação com o que escrevo, se julga tudo mentira. Eu não ameaço a tiragem nem a audiência de nenhuma revista ou site, senão já teriam realmente encerrado suas publicações. Se continuam existindo independentemente do que eu digo, nem faço cócegas mas, pelo jeito, realmente se preocupam. Enfim, você já deu uns toques, agradeço, mas não tem o direito de ir além e tentar me calar em definitivo. Você está passando dos limites, ou seja, sua vontade de me censurar está ultrapassando os meus limites de me manifestar. Vc vai negar que seja isso, mas é sim uma tentativa clara de censura, e isto não é aceitável.
      Não perca mais seu tempo tentando me chamar de mentirosa. No lugar disso, procure falhas claras (como "Delta Airlines") no Blog e, por favor, me informe, para eu construir o texto que me solicitou (mea culpa) antes de eu corrigi-las como é meu dever.
      De hoje em diante só aceitarei suas mensagens se identificadas, mesmo que somente o faça por email, não publicamente aqui. Quem sabe não nos reencontremos, já que parece que vc me conhece muuuuuuuito bem pessolamente, para, como vc disse, rirmos juntos dos erros alheios. Alheios, para mim, são os de seu site. Alheios, para você, são os meus.
      Faça seu trabalho sem se preocupar comigo, eu não tirei e não vou tirar ninguém do ar. Não somos concorrentes. Fique bem.

      Excluir