quinta-feira, 24 de setembro de 2020

PÉROLAS VOADORAS!

 SE A MÍDIA É ESPECIALIZADA, TINHA QUE SABER, NÉ?


Nome correto de empresa


"Nesta quarta-feira (10), a China Express Airlines assinou um acordo com a China Commercial Aircraft Company (COMAC) para comprar 100 aeronaves de passageiros ARJ21 e C919. A primeira entrega ocorrerá no último trimestre deste ano."

(Fonte: https://www.aeroin.net/fabricante-chinesa-comac-recebe-pedido-para-100-avioes-da-china-express/ Publicado em 10 de junho de 2020)

ANÁLISE:

Nome correto: Commercial Aircraft Corporation.

Quer confirmação?

http://english.comac.cc/aboutus/introduction/

Faz diferença? Claro. Chame a Embraer de "Empresa do Brasil de Aeronáutica", por exemplo.


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A famosa "turbina"

"Do ponto de toque até a aeronave livrar a pista pela taxiway central, perfazemos pouco mais de 700 metros (...). Detalhe: sem uso do reverso da turbina."

(Fonte: revista Aero Magazine, novembro de 2019)

ANÁLISE:

"Turbina" é apenas uma parte do motor a jato de um avião. Portanto, sequer pode ter, ela própria, um sistema de "reverso".

Quer confirmação? Este site explica direitinho:

https://economia.uol.com.br/todos-a-bordo/2019/11/17/por-que-e-errado-chamar-o-motor-do-aviao-de-turbina.htm

Faz diferença? Sim: especialmente numa revista especializada, que pretende, em tese, ter como leitores também os profissionais da própria área (aviação), para os quais o uso incorreto de algumas palavras pode soar amadorismo. E se jornalismo é descomplicação (ou deveria ser), muito melhor é usar "motor" do que "turbina", que é um termo técnico mais restrito.


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