quinta-feira, 14 de julho de 2022

"SPAGATICES"

 

COMO CONHECI O CARLOS SPAGAT

(Texto de Rosvalmir Afonso Delagassa)


                                                                              (compilação por Solange Galante)



"Era 2001 e eu estava em casa, atualizando meu site, quando o telefone toca.

"Afonso, aqui é o Flávio da revista Flap. Quero te informar que o Spagat quer te conhecer e trocar umas ideias com você. Haaaa, ele mandou você trazer o seu acervo de fotos."


Perguntei ao Flávio, sobre o que seria o assunto, e a resposta foi:
"Não sei, apenas mandou dizer que ele estará lhe enviando as passagens, da forma que ele quer ok?"


Bem, o voo era da Transbrasil e tinha que ser via Guarulhos, o qual eu adorei, pois dessa forma já aproveitava e matava as saudades dos grandes jatos que Curitiba não recebia.


Cheguei a São Paulo, e fui direto à Flap.


Chegando lá, fui recebido na recepção pelo Eneilson, o qual me pediu para aguardar o Spagat ser informado da minha chegada.

Depois de uns trinta minutos, fui chamado e recebido pelo Carlos.

Ele me deu as boas-vindas, tirou algumas informações a meu respeito, e começamos a conversar .


Perguntou desde quando meu site sobre aviação estava no ar, quem ou como eu atualizava a seção de novidades da aviação.


Achou muito legal as notícias que eu adicionava das empresas paranaenses, e depois me pediu se eu gostaria de fazer um site para a Flap.


Respondi que o meu site era apenas um passatempo, e eu não era a pessoa indicada para ter tamanha responsabilidade, pois não dominava as ferramentas mais sofisticadas para elaborar um site criterioso como a revista precisava.


Bem, depois mudou o assunto, e veio com as perguntas sobre quanto tempo eu era entusiasta e desde quando fazia fotos de aviões. Pediu para ver os álbuns que levei na bagagem.(Quase extrapolei o peso permitido da Transbrasil) rsrsrsrsrs


O Spagat, parecia uma criança vendo as “figurinhas” e ia falando "essa eu quero, essa também, essa não".


E assim o papo foi fluindo, ele foi me contando um pouco da sua vida, da revista, etc. Convidou para o almoço, e às vezes, por necessidade de conversas particulares, me pedia para eu sair da sala, por uns instantes.


Dessa forma, pediu ao Paulo Berger para me mostrar a revista, até me chamar novamente na sala de carpete azul.


Almoçamos no restaurante ao lado da revista e, depois, ele tinha uma reunião com empresários.


No fim da tarde, mandou o Eneilson me avisar que não era para eu deixar a revista, "sem antes falar comigo!"

Como eu tinha o voo para Curitiba às 20h50 min avisei o Eneilson que em breve deveria pegar um táxi ate a rodoviária para pegar o ônibus para o aeroporto de Guarulhos, o Airport Service.

Às 18 hrs fui chamado para me despedir.

O Spagat estava com seu amigo Atayde Patrese, e me recebeu dizendo ao Patrese: “Patrese, esse e o meu mais novo colaborador do sul do Brasil para a Flap. Ele já está de saída para Guarulhos, mas antes eu preciso pagar pelas fotos, que eu aniquilei do acervo dele! rsrsrsrsrs”.

E, virando-se para mim: “Olha, Afonso, eu vou te pagar 480 reais pelas fotos que eu peguei de você”.

Olhei para ele e respondi, "você não me deve absolutamente nada, as fotos ficarão como um presente meu para você, aceite, pois e de coração".


Ele, me olhou e disse, "poooo agora você me quebrou!". Me deu um abraço e  me ordenou: “Sempre que você precisar me ligar, pode me ligar, vou te passar meu telefone residencial, para nos fins de semana você me encontrar.


E assim criamos uma bela amizade entre a gente.
Depois dessa primeira vez, voltei umas três ou quatro vezes na Flap.
Saudades."



*  *  *  *  *  


Você também conhece, leu ou presenciou alguma "Spagatice" ou teve alguma história marcante com o Carlos André Spagat? Colabore você também com esta coluna. Mas, atenção!

 Apenas serão aceitas colaborações identificadas, não aceitarei colaborações anônimas e vou considerar apenas aquelas enviadas para o email aguiadomar@yahoo.com.br, com o assunto “Spagatices”.

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário