terça-feira, 4 de janeiro de 2022

***Colaboração***

ACIDENTE QUASE CONSUMADO?


Nossa leitora, a cmte. Teresa Parnesenviou o link de uma notícia da Jovem Pan News de 15 de dezembro passado (https://www.youtube.com/watch?v=qL_b8X30UcY), do qual tirei esta foto:


Hoje, 4 de janeiro, esse link está como privado no Youtube (não está mais público).

Transcrição de parte do áudio da reportagem:

"Uma controladora de tráfego aéreo evitou que duas aeronaves pudessem ficar em uma distância perigosa e até mesmo em rota de colisão no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (...) Um Airbus da Latam (...) se preparava para a aterrissagem quando o piloto comunicou que a aproximação não estava estabilizada e precisaria arremeter. Imediatamente, a controladora da Torre ordenou que um Boeing da Gol, que já corria na pista abortasse o procedimento." 

Opinião de nossa colaboradora:

"Olha o sensacionalismo dessa reportagem. É um procedimento que está previsto a gente treinar... É preciso tomar muito cuidado com o que se fala para não assustar os passageiros."

Minha análise:

O problema está no título (manchete). Conforme a transcrição acima do áudio da reportagem, ela evitou uma proximidade excessiva, mas em momento algum a chance de acidente era real, pois muitos fatores estão envolvidos para se consumar um acidente de fato. O repórter explicou direitinho, mas, o título...
De qualquer maneira, a reportagem mostra a perfeita coordenação entre todos os atores, da Latam, da Gol e do Controle e a segurança de voo resultante dessa coordenação.

No site da JP ainda tem a seguinte notícia, sobre o mesmo ocorrido:

Ação de controladora de tráfego aéreo evita tragédia em Congonhas


Transcrição do "olho" (complemento do título), legenda de foto e parte do texto da reportagem:

Presidente do Fórum Brasileiro para o Desenvolvimento da Aviação Civil destaca que ocorrido prova que voar no país é muito seguro

Controladora impediu que duas aeronaves pudessem ficar em uma distância perigosa e até mesmo entrar em rota de colisão

Uma controladora de tráfego aéreo evitou que duas aeronaves pudessem ficar em uma distância perigosa e até mesmo em rota de colisão no aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do país, em São Paulo.

Minha análise:

Mais uma vez, o problema está na manchete (que chama mais a atenção, por estar em letras maiores e na abertura). Conforme o texto, a controladora evitou uma proximidade excessiva. Apesar da reportagem mostrar a perfeita coordenação entre as tripulações da Latam, da Gol e do Controle de Tráfego Aéreo, como Teresa Parnes, comandante com décadas de experiência em várias empresas aéreas e estudiosa de segurança de voo observou, o sensacionalismo assusta os passageiros. E, eu acrescento, cria uma imagem negativa da aviação comercial.

Agradeço a comandante pela colaboração.! Colabore você também!!! 

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ELVIS TINHA BANDEIRANTE?


Nossos leitores gaúchos, Fábio Luís Fonseca e Fernando Valduga provavelmente quase caíram da cadeira diante do texto abaixo, publicado no dia 22 de dezembro de 2021:






Muita calma nessa hora...

Vamos por partes...

Pela foto esse avião é, sem dúvida alguma, um Embraer 110 Bandeirante. Mas está escrito no texto:

"O avião é um dos atrativos por ser igual ao modelo utilizado por Elvis Presley, conhecido por ele por ser o Lisa Marie."

Segundo apuramos em algumas fontes, O ídolo do rock teve, entre outros, próprios ou alugados, os seguintes aviões (abaixo, os mais famosos de sua propriedade):

Um Gulfstream II (N8000J) 
Um Dassault Falcon 20 (N368EJ)
Um Lockheed Jetstar (N440RM) que ganhou o nome "Hound Dog" (Cão de Caça)
Outro Lockheed Jetstar (N777EP) que passou a ser o "Hound Dog II"
E um Convair 880 (N880EP), jato que voou na Delta Air Lines e ganhou o nome da filha do artista, "Lisa Marie".

E

NÃO consta nenhum Bandeirante.
E um Bandeirante é muuuito diferente de um Convair 880 (como o Lisa Marie). Vide abaixo:

O avião da foto da matéria:


O verdadeiro Lisa Marie:




"O modelo NHT PR-CRX foi fabricado pela Fraport."

Ai... que salada...

NHT não foi um "modelo" de avião, mas sim uma empresa aérea brasileira regional com sede em Porto Alegre (RS) que operou entre 2006 e 2013 e NUNCA operou o avião Bandeirante.

PR-CRX também não foi um "modelo" de avião mas sim a matrícula de um dos aviões da NHT, um Let 410 UVP, conforme foto abaixo, de Juliano Damásio (Jaka):



Fraport não é fabricante de aeronaves. É a administradora do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre (RS), subsidiária da Fraport alemã.


"Trata-se de uma aeronave de 1991 e que chegou ao Brasil em 2003 para ser operada por outra empresa, a Cruiser."

Tudo correto!!! Bem como a continuidade do texto!

Mas sobre o PR-CRX da NHT, NADA a ver com o avião da matéria...


"O jatinho vai ser restaurado para integrar..."

Um avião turbo-hélice, como é o caso do Bandeirante, normalmente não é chamado de "jatinho". de qualquer maneira, certamente o repórter confundiu-o com os verdadeiros aviões de Elvis Presley preservados nos EUA, especialmente o JetStar "Hound Dog II".

Resultando de uma apuração deficiente, a matéria  partiu de um arremate de leilão promovido pela Fraport para dar fim a duas aeronaves abandonadas em sua área, sendo uma delas o citado PR-CRX e, outra, um Bandeirante PT-WBG, que pertencia a uma táxi aéreo que é a real aeronave da matéria que foi para um complexo turístico – que também terá um Museu dedicado a Elvis Presley. 


(Foto: Pestana Leilões)


O jornal digital GZH publicou, dias depois, errata:




Óbvio que antes da correção o texto foi alvo de muitas piadas na internet. Alguns dos comentários estão abaixo.

"Eu nunca vi tamanha quantidade de desinformação em tão poucas linhas!!! LAMENTÁVEL!!!"

"Não consigo encontrar palavras para tamanha asneira..."

"Como faz pra desver?"


"Elvis não morreu e voa de Bandeco pelo Brasil."


"😱😱 ao menos promoveram o nosso Bandeirante a um jato! 😂😂"

"O pior é quem pagou pela matéria, também não deve saber nada"

"Rapaaaaz... 😮 e isso porque hoje tem internet para dar uma averiguada nas informações"

E o comentário mais importante:

"E é através desses meios de comunicação que eles INFORMAM a sociedade, imagina o que não aceitamos como verdades de assuntos que não entendemos?"



O objetivo do jornalismo não é ser motivo de chacota, portanto...

Agradeço ao Fábio e ao Fernando pela colaboração.! Colabore você também e nos ajude a incentivar um jornalismo de qualidade sobre nossa querida aviação!!! 

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2 comentários:

  1. Rapaz, essa foi pesada! E ainda corrigiram dizendo que é um "Bandeirantes". 😂😂😂

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    1. Pois é, Diego... às vezes tentar consertar fica ainda pior, rs

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