quarta-feira, 22 de abril de 2020

NOTÍCIAS CAIXA PRETA

NÃO, A  AVIAÇÃO NÃO PAROU
E AINDA É EXTREMAMENTE NECESSÁRIA (7)

D-AIKN, um dos A330-300 recém-convertidos, em Frankfurt, após ter chegado de Xangai, China com suprimentos, em 20 de abril. (Foto: Ulrich F. Hoppe) 


Conversão de aeronaves para passageiros para o transporte de carga de suprimentos médicos

 (por Solange Galante)

A Lufthansa Technik, unidade de MRO do Grupo Lufthansa, obteve, da Autoridade Federal de Aviação da Alemanha, aprovação para um projeto de engenharia específico que converteu para o transporte de carga quatro dos widebodies Airbus A330-300 originalmente utilizados pela Lufthansa para o transporte de passageiros. O objetivo é atender, por meio da Lufthansa Cargo, à grande demanda atual, devido à pandemia do Covid-19, de aeronaves para o transporte de produtos médicos, desde máscaras e medicamentos até respiradores e toda sorte de bens relacionados ao combate à doença. Com essa aprovação, a Lufthansa Technik consegue converter um A330-300 para freighter em apenas 36 horas.

Esses birreatores de longo curso normalmente transportam até 236 passageiros, além de tripulantes, quado não são homologados como cargueiros. Isto é, não podem simplesmente transportar cargas na cabine a qualquer momento, as homologações são diferentes. Por exemplo, cargueiros possuem pisos mais reforçados, desnecessários no transporte de pessoas, mesmo porque são pisos mais pesados. Por outro lado, cargueiros não necessitam transportar equipamentos de oxigênio individual para centenas de pessoas, e os critérios para equipamentos de combate a fogo a bordo também são diferentes.

Como não só a demanda de produtos de uso médico mas também a de mercadorias comerciais em geral têm crescido nos últimos meses, a Lufthansa Technik está trabalhando para obter um certificado de tipo suplementar (STC) para a conversão em cargueiros de grande parte dos modelos usados pelas companhias aéreas mundo afora, narrow e widebodies. Quando a documentação estiver em mãos, a empresa alemã poderá, em poucos dias, fazer a conversão para seus clientes. "As companhias aéreas poderão, assim, reagir rapidamente às novas necessidades, mantendo os custos baixos" explicou Henning Jochmann, diretor Sênior de Manutenção de Base e Modificações de Aeronaves, ressaltando apenas uma das várias competências da Lufthansa Technik que, com 35 subsidiárias em todo o planeta, atende inclusive aeronaves militares, executivas e projetos especiais como os realizados para clientes como a NASA e a Força Aérea alemã.

(Foto: Lufthansa Cargo)

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