(Foto: Guilherme Kardel/Divulgação/TAM)
O AVIÃO DOS SONHOS. SONHOS DA
TAM? NÃO, SONHOS DE TODOS NÓS!
Por Solange Galante
Aviões comerciais geralmente são
pintados com produtos próprios para as condições que enfrentam, sejam extremos
de temperatura, atrito com o ar a altas velocidades, respingos de combustíveis,
poeira etc. Mas, já há bastante tempo, e com o desenvolvimento dessa
tecnologia, também podem ser adesivados ou envelopados.
Há países com tradição muito mais
antiga que o Brasil nessa arte. Basta ver os aviões das empresas japonesas e do
oriente médio, embora atualmente praticamente todas as principais empresas
aéreas de todo o mundo já tenham adesivado pelo menos um de seus aviões algum
dia, seja para comemorar marcas da própria empresa ou divulgar parceiros,
eventos de grande repercussão mundial ou homenagear alguém.
No Brasil, uma das empresas que
mais adesivou – após utilizar muita pintura especial também, antes dos adesivos
predominarem – sua frota foi a TAM. Quem não se lembra dos motivos natalinos e
alegres com gorro de Papai Noel, estrelas e frases de Boas festas dos Fokker
100 que a companhia operava?
Falando em Natal,o último
presente com o qual a TAM agora nos brinda é o Boeing 767 PT-MSZ com referência
à Disney, cujos personagens dispensam apresentação! A intenção é promover o
destino Orlando.
Mickey, Minnie, Pato Donald,
Pateta e outros personagens são unanimidade mundial e a qualidade dos filmes
dos Estúdios Disney sempre povoaram os sonhos mais elevados de 10 entre 10
crianças dos 8 aos 80 anos!
A TAM conseguiu unir uma bela
aeronave, o Boeing 767-300 ER, à magia Disney, e apresentou recentemente esse avião
envelopado com os personagens. Para concretizar esse sonho ela contou com uma
equipe muito especializada e fomos atrás para desvendar algumas curiosidades. A
empresa nos concedeu essa entrevista e nos cedeu fotos que dão aos nossos
leitores ideia do trabalho que dá e também a organização necessária para dar
tudo certo e o resultado final agradar, como sem dúvida, agradou, Confira a
seguir:
CP: Qual empresa foi a responsável pela adesivagem
do Boeing da TAM? Ela já tinha feito esse tipo de serviço antes?
TAM: A TAM Linhas Aéreas e a Sinalize, empresa de
comunicação visual, trabalharam em conjunto para executar a adesivagem (envelopamento
técnico) do Boeing 767-300, que operou na rota Brasília-Orlando, em 23 de
fevereiro. A TAM já teve o apoio da empresa para a decoração de outras
aeronaves, como os aviões decorados com motivos temáticos em homenagem aos
450 anos do Rio de Janeiro, os 20 anos da TAM Fidelidade, a entrada da TAM na
aliança Oneworld, entre outros.
CP: Quais as características desse
tipo de produto quando aplicado em um avião, sabendo que ele enfrenta altas
velocidades e enorme variação de temperatura, além de intempéries?
TAM: O material utilizado foi desenvolvido
especialmente para resistir a variações técnicas (capaz de suportar
temperaturas extremas, quentes ou frias), com alto grau de resistência e
durabilidade.
CP: Qual a previsão de durabilidade
de um adesivo desse tipo nessas condições (aplicação em um avião)?
TAM: Na TAM, as aeronaves ficam adesivadas por, no
máximo, 18 meses (apesar do material ter uma durabilidade estimada maior do que
esse período de tempo).
CP: Quantos homens/hora foram
necessários para a aplicação?
TAM: O adesivo temático foi aplicado cuidadosamente em
dez dias, com oito horas de trabalho intenso por dia. A preparação do
Boeing 767-300 temático envolveu dezenas de profissionais de equipes de criação
e desenvolvimento, engenharia, infraestrutura, aplicação especializada e
acabamento, operações, marketing e comunicação.
CP: Quais os principais cuidados na
hora da aplicação, por exemplo, os recortes das janelas, antenas, janelas de
inspeção etc, da aeronave?
TAM: O principal cuidado na aplicação do adesivo foi
de preservar a sinalização da aeronave, evitando que o material obstruísse as
indicações de segurança na fuselagem do avião. Toda a aplicação foi feita por
uma equipe treinada e especializada.
CP: Esta é a maior área adesivada num
avião já realizada pela TAM, lembrando que ela sempre decorou seus aviões,
desde os tempos dos primeiros Fokker 100? Qual o tamanho da área?
TAM: Sim, esta foi a maior área adesivada que a TAM já
teve. Nesta caracterização foram necessárias 536 placas de adesivos, que
totalizam 842 m² de impressões.
CP: Quais as principais vantagens do
adesivo em relação à pintura simples quando o objetivo é decorar uma aeronave
para uma estratégia de marketing como essas?
TAM: A principal vantagem é a agilidade no processo de
aplicação e remoção da arte, bem como mais opções criativas de cores e
formatos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
(Fotos a seguir de Rodrigo Cozzato/Divulgação/TAM):
Parabéns, pelo texto, perguntas e respostas claras, para o povo que gosta de saber as curiosidades por trás da noticia.
ResponderExcluirObrigada, é preciso sempre ir além da notícia! Abs
ResponderExcluir