segunda-feira, 14 de março de 2016

CAIXA PRETA # 124

CP 123 - março de 2016





RAPAAAAAAZ!!!! OLHA O AVIÃO!!!!!!!

Eu sei que, por ser mulher, às vezes sinto o mundo da aviação de forma diferente e sensível e até caçoam de mim por isso (os homens,é claro). Mas, às vezes, encontro eco em alguns assuntos emocionantes.
Há alguns meses descobri dois vídeos na internet. Adiante, o link dos dois estão disponíveis para os visitantes deste Blog.
O primeiro se chama “Menino se emociona ao ver avião pousar em Porto Seguro”. O segundo, é uma continuação, uma consequência do primeiro, e se chama “Menino que se emocionou ao ver avião pousar foi convidado para conhecer aeronave de perto.”
O menino Patrick, que se emocionou ao ver aviões pela primeira vez decolar e pousar em Porto Seguro, nos emocionou também pela sua espontaneidade, simplicidade e humildade. Quantos de nós já não evitamos ser assim tão verdadeiro e sinceros “pra não ficar mal” perante as outras pessoas? Quantos de nós só queremos aparecer em público engomados, muito bem vestidos, perfumados, sem nenhuma mácula?
Outra lição a tirar dessas duas aventuras do garoto Patrick é a falta de terraços panorâmicos em alguns de nossos maiores aeroportos. Lembrando do gigantesco terraço descoberto que, em Congonhas, ficava lotado de famílias inteiras nos finais de semana e, por isso, era apelidado de “Prainha de São Paulo”, sendo, anos depois, a mesma fechada e encoberta, por fim, pelo novo terminal de passageiros. Sinal dos tempos.
A mesma sensibilidade que eu tenho diante do mundo pode ser a mesma sensibilidade espontânea de Patrick e de milhares de outras crianças Brasil afora. Isso vem de dentro, de muito fundo, e se chama paixão. Que é o que move os melhores profissionais, com ou sem dinheiro disponível para a realização de seu trabalho. E a aviação, em especial, tem a paixão como combustível principal.
Para você que ainda não conheceu Patrick, os links são estes:

Também a esse respeito, incluí, nesta edição um pensamento publicado na revista Aero Magazine 252, de maio do ano passado, que conclui o que todos sabemos: “A aviação é diferente de outras paixões humanas pois tem na paixão seu combustível indispensável e principal.”

* * * * *

Ainda sobre o tema “paixão pela aviação”, gostaria de fazer uma homenagem aos spotters. Aqui já lembrei como muitos deles, com suas câmeras, rádios, caderninhos e canetas, celulares etc foram os primeiros a flagrar desastres, incidentes, e, principalmente, a história da aviação. A matéria que eu reproduzo na íntegra nesta edição mensal de Caixa Preta foi escrita em 2010 e publicada na infelizmente extinta Aviação em Revista. Por trás de tanta loucura, só tenho que repetir uma frase que sempre uso para justificar minha indignação diante de quem não entende esse excelente hobby: “E tem gente que prefere... colecionar borboletas!!!! (Isso é um absurdo!!!!)”!


======================================================



MISSÃO EUROPA 2015 – ALGUNS MOMENTOS

No dia 12 de outubro eu e o foto-jornalista e cinegrafista profissional Carlos Eduardo França viajamos para a Holanda e Alemanha para cumprir pautas para algumas revistas e também conhecer melhor esses países. Destaco hoje algumas fotos feitas na maior loja para entusiastas da aviação da Europa, que fica próxima ao aeroporto Schiphol, em Amsterdã. É realmente um parque de diversões para todos nós que amamos as máquinas voadoras!!!!

(Obs: todas as fotos abaixo de autoria de Solange Galante)



A Luchtvaart Hobby Shop é parada obrigatória para quem gosta de avião e vai a Amsterdã.




Se você gosta de maquetes de aviões vai ficar pirado!




Um aeroporto em miniatura, na escala 1/500, que é a mais comum na Alemanha e Holanda, inspira a todos.




Abaixo dos relógios, também à venda, luzes originais retiradas das pistas de Schiphol e que ainda funcionam!




Por 60 euros por hora você pode se divertir nesse simulador de voo de Boeing 737 NG.



Lindas camisetas também estão entre os itens mais vendidos na loja.




Você também encontrará maquetes de empresas aéreas brasileiras.


----------------------------------------------------------------------------------------------


O PT-MSZ QUE NÃO ERA O PR-MSZ


A TAM tem, há bastante tempo, aeronaves de matrículas começadas pelo prefixo PT e PR (PP ela nunca teve), o que deve ter causado certa confusão na hora em que foi preparado o adesivo que envelopou um Boeing 767 da companhia em homenagens aos personagens Disney e promoção de sua rota para Orlando. Esse equívoco causou ter surgido o PR-MSZ na fuselagem da aeronave, inclusive assim exibida no dia de sua apresentação (que mico!!!).
Na verdade, o PR-MSZ é um Cessna Citation CJ2, que nada tem a ver com a história.
A adesivagem já foi corrigida mas a falha já tinha sido amplamente registrada...




Foto: Rodrigo Cozzato/Divulgação TAM


-------------------------------------------------------------------------------------


A HORA DO ESPANTO???



21/01/2016 12:05:36

Aeromoça assusta passageiros ao anunciar 'não queremos morrer'

Comunicação bizarra foi feita pelo sistema de som do avião da companhia e deixou alguns assustados e outros furiosos

O DIA

Irlanda - Passageiros de um voo que partiria para Dublin, na Irlanda, já estavam muito irritados por um atraso de quase oito horas na decolagem quando uma aeromoça conseguiu piorar a situação ao explicar o motivo do ocorrido: "Nós não queremos morrer".
A comunicação bizarra feita pelo sistema de som do avião da companhia aérea Ryanair deixou alguns assustados, outros furiosos e teve quem fizesse piada com o claro despreparo da mulher. O avião estava na pista do aeroporto de Glasgow, na Escócia, quando o anúncio ocorreu.
"Isso é o que acontece quando seu voo é adiado por quase oito horas e todo mundo está perdido, incluindo o pessoal do 'nós não queremos morrer'. Criou-se toda uma atmosfera infernal quando um membro da equipe fez este anúncio ultrajante", compartilhou uma internauta em sua página no Facebook, com um vídeo que mostra a tripulante dizer que o piloto não poderia decolar com gelo nas asas da aeronave. 


---------------------------------------------------------------------------------------------------


“DEBRIS” OU “DAMAGE”???


Há exatamente um ano uma revista especializada em aviação publicou uma reportagem sobre um helicóptero na qual o autor escreve “Além disso, telas na entrada de ar do motor protegem contra a ingestão dos FOD (Foreign Object Damages).”
Em inglês, Damage é dano, estrago, avaria, lesão. Nenhum motor ingere danos, estragos, avarias ou lesões, ele ingere o que causa essas consequências, por isso que nesse caso, o termo correto é Debris, que significa exatamente restos, detritos, escombros, destroços, resíduos, fragmentos. Aí sim faz todo sentido: as telas protegem o motor contra a ingestão de detritos estranhos, que podem causar danos!

Mas se usa sim “Damages” quando se quer dizer, por exemplo, que deve-se sempre recolher das pistas e pátios esses pequenos destroços, objetos, restos – que podem ser até de malas, rodinhas, objetos em geral, não necessariamente oriundos de equipamentos aeronáuticos – e que são Foreign Object Debris para justamente evitar Foreign Object Damages. Simples assim.





---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



LEGENDAS ERRADAS...



(Revista 01, setembro de 2014)





(Revista 01, setembro de 2014)


As imagens falam por si.


======================================================



“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”

Deu n@ Internet e no F@cebook!!!


A TAM adesivou um lindo Boeing 767-300ER para promover viagens à Disney... mas no site da empresa o avião “se transformou” em um Boeing 737-800, equipamento que ela não tem na frota... Mas a concorrente Gol tem!!!!!! E ela também voa para a Flórida...





========================================================


DEU N@ INTERNET:


O site Aviões e Músicas publicou um texto (veja em http://www.avioesemusicas.com/o-primeiro-boeing-727-volta-aos-ceus-n7001u.html ) sobre a volta ao céu do primeiro Boeing 727 da história, o N7001U, que voou para o Museum of Flight, em Seattle, no último dia 2 de março, trajando as cores antigas da United Airlines.
Como complemento, recomendamos a página https://www.museumofflight.org/727-final-flight, do Museu onde o protótipo do 727 cumprirá seu repouso como aposentado.
No Youtube há vários vídeos a esse respeito, um deles, da última decolagem, ocorrida em Paine Field (Everett, Washington, EUA) https://www.youtube.com/watch?v=hm3zU8MRiC4.
Nesses momentos, perguntamos: e onde estão o Sierra Mike Alpha da Vasp e o Tango Alpha Alpha da Transbrasil? Entre outros, todos jogados em um canto qualquer, não só sem voar como nem mesmo expostos em algum museu ou área pública. Temos aviões preservados por abnegados entusiastas como o Cmte. Capistrano (em Araraquara) e o Dr. Ailton (em Urutaí) mas, infelizmente, não são os aviões pioneiros que citei acima.
Até nisso os Estados Unidos estão a anos-luz à nossa frente!!!


--------------------------



Técnico morre após ser engolido por turbina de avião em aeroporto na Índia

Do UOL, em São Paulo (Com agências internacionais)

17/12/2015   09h44

Um técnico da companhia aérea Air India morreu após ser engolido pela turbina de um avião no aeroporto de Mumbai, na Índia.
O incidente ocorreu na quarta-feira (16) depois que o co-piloto do voo AI 619, que ia para Hyderabad, confundiu sinais feitos pelos operadores aeroportuários e deu partida na aeronave para a decolagem.
O funcionário Ravi Subramanian estava próximo da turbina no momento, segundo o "Press Trust of India", citando fontes anônimas. Os passageiros já haviam embarcado.
Nesta quinta (17), a Air India informou que tanto o piloto quanto o copiloto foram suspensos. 
Não é o primeiro caso estranho envolvendo a companhia indiana.
Em julho, um avião que deveria fazer a rota Nova Déli-Milão precisou dar meia volta duas horas depois de decolar devido à provável presença de uma ratazana.
Em abril, dois pilotos foram afastados depois de brigarem em pleno voo.


--------------------------------------------------------------------------------------


Avião faz pouso forçado em praia da Itália após perder roda

A aeronave seguia com destino a Milão e teve problemas ao deixar o aeroporto de Catania, na Sicília
Da Redação (redacao@correio24horas.com.br)
17/12/2015 18:13:00
Um avião da companhia italiana Meridiana foi obrigado a fazer um pouso de emergência em uma praia, após perder uma das rodas do trem de pouso. A aeronave seguia com destino a Milão e teve problemas ao deixar o aeroporto de Catania, na Sicília.  
A aeronave perdeu a roda logo após a decolagem. Por sorte, a costa de Plaia, onde foi realizado o pouso, estava deserta, em função do inverno e ninguém ficou ferido. O aeroporto interrompeu as atividades por cerca de meia hora para receber o avião. Outros dois voos precisaram ser desviados para Palermo, também na Sicília.

=====================================================================


CAIXA PRETA DE CAMÕES

“Cerca de 80% dos funcionários dos aeroportos concedidos já foram devolvidos à Infraero e estão sendo readequados em novas funções e realocados em novos locais.’’

(Hum... pleonasmo vicioso...)
 (Fonte: Revista “1”, setembro de 2014)

--------------------------------------------------------------------------

NOSSA EXCLUSIVA E COMOVENTE
COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS!!!



(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos contar somente os pecados, e não os pecadores, senão a gente não vai pro Céu (nem eles!))



A Pérola da imprensa especializada em março de 2015 (Revista 01)


“Durante 2014 três aeroportos brasileiros ampliaram ou inauguraram novos terminais (...). Com os novos espaços, novas salas VIPs passaram a oferecer serviços diferenciados para passageiros de primeira classe e executiva.(...) São espaços privativos que chegam a quase dois metros quadrados utilizados para descanso com acesso à internet e TV, banheiros com duchas, espaço reservado para crianças, bares e serviços de bufê; até salas de reunião equipadas com sistemas de áudio para conferência (...).”

Cabem em dois metros quadrados todos esses benefícios??? Com certeza, não, mas devido a esse erro não temos como saber o tamanho real da área, “talvezdois MIL metros quadrados...



A Pérola da imprensa especializada em outubro de 2015 (Revista 02)


“NÃO TRIPLADAS. Por fim, outro segmento que tem atraído pesados investimentos da Rússia é de aeronaves não tripuladas’’

De fato, a palavra “triplada(s/o)” não existe em português. Clássica falta de revisão. O correto é “tripuladas”, obviamente. E sendo num subtítulo da matéria, seria teoricamente mais fácil de se perceber o erro.



A Pérola da imprensa especializada em novembro de 2015 (Revista 01)


“A Embraer entrou no fim de setembro o primeiro jato executivo Legacy 500 à Flexjet.”

Claro que o correto é “entregou”, novamente a união de erro de digitação com falta de revisão e desatenção, com péssimo resultado, como sempre.


================================================


VALE A PENA LER DE NOVO

CAIXA PRETA # 51 / outubro, novembro e dezembro de 2006


O AVIÃO DE ARAÇARIGUAMA

Ainda engatinhamos muito ao tentar elevar a cultura aeronáutica do País...


A pequena cidade de Araçariguama, no interior paulista, transformou a carcaça de um velho avião Viscount em um cinema popular, inaugurado em julho último (2006). É uma atitude louvável mas, infelizmente, muitas informações incorretas cercaram as notícias sobre o histórico da aeronave.
Muitas incorreções nem sequer são creditadas à assessoria de imprensa da Prefeitura da cidade, porém, outras o são, sim.
A seguir, uma das primeiras reportagens a respeito, creditada à Agência Estado (os destaques são por nossa conta...):


“O prefeito de Araçariguama (SP), Carlos Aymar (PFL), comprou da Varig, por R$ 80 mil, um Boeing DC 3 de 30 metros e instalou o aparelho numa praça da cidade de 13 mil habitantes, que nem sequer tem aeroporto. O plano era criar um novo atrativo turístico para o município, onde há uma mina de ouro desativada.
Mas ele acabou descobrindo que a aeronave havia sido usada como avião presidencial pelo então presidente Juscelino Kubitschek. "Pesquisamos o prefixo e ficamos sabendo que era o avião presidencial reserva, e que o Juscelino fez 22 viagens com ele". Segundo Aymar, a descoberta conferiu valor histórico ao DC 3, estacionado na Praça Santos Dumont, construída recentemente.
O plano, que era de homenagear o pai da aviação pelos 100 anos do vôo do 14 Bis, foi modificado. "Decidimos instalar um cinema no interior do avião", revelou o prefeito. A cidade não tem cinema. A sala de exibição terá 70 lugares. Durante a semana, serão exibidos documentários e filmes educativos para alunos das escolas locais. Aos sábados e domingos, as sessões serão para turistas e visitantes.
A inauguração do Cine Avião, como será chamado o cinema, está prevista para o dia 20 de julho, quando serão lembrados os 133 anos de nascimento de Santos Dumont. O avião está sendo restaurado, a um custo de R$ 20 mil.
(...)”.


Uma olhada rápida na foto publicada já apontava alguns erros no texto. Era um Viscount, jamais um DC-3 (quanto mais Boeing DC-3...). E a Varig jamais usou Viscount.
A comunidade entusiasta de aviação desconfiou que seria o avião PP-SRJ, que até algum tempo atrás estava abandonado em uma praça na cidade de Piracicaba, também no interior de São Paulo.
No entanto, conforme estava nítido através de uma reportagem de TV sobre a inauguração do cine-avião, constava pintados na fuselagem a matrícula PP-SRC e o número de série Mk701/015/1958.
E agora? SRJ ou SRC?

Na verdade, o número de série estaria correto mas, a matrícula, errada.
“Mk701/015” corresponde ao PP-SRJ, o avião ex-Vasp de Piracicaba. Já o PP-SRC era modelo 827 com número de construção 398 (seria, então um Mk827/398). Voou também pela Vasp e foi vendido a um operador uruguaio, recebendo a matrícula CX-BIY.
E nenhum dos dois tinha a ver com o ex-presidente brasileiro. Os dois Viscount da FAB eram o VC-90 2100 (Viscount modelo 742 c/n 141) e o VC-90 2101 (Viscount modelo 789 c/n 345). A não ser que Juscelino tenha passeado no avião agora em Araçariguama como simples passageiro civil.
Eis a confirmação da história do avião de Araçariguama:


Histórico:          
Primeiro, voou como G-AMOD pela BEA - British European Airways, comprado novo, entrou em serviço em 26 de junho de 1953. Vendido para a Vasp em 30 de agosto de 1962.
Recebeu a matrícula PP-SRJ. Foi retirado de operação em fevereiro de 1969 e permaneceu em Congonhas. Foi doado para a cidade de Piracicaba em 1974.
O site confirma que é o de Araçariguama:
“2006: Now located at Araçariguama, São Paulo, Brasil (50 km of São Paulo city), owner and date of move unknown. No engines, no naceles and no original interior. The aircraft is now used as a 'cinema' for local children.”

O historiador Vito Cedrini complementa as informações sobre este e outros aviões-irmãos:
           
“Este Viscount era o que ficava no Jardim Zoológico de Piracicaba. 
É um Viscount 701 PP-SRJ c/n 15. Construído pela Vickers Armstrong Ltd.em Weybridge, registrado para a Vickers como G-AMOD em 23.05.52, voou pela 1ª vez 17.06.53 como G-AMOD com a B.E.A . Entrou em serviço em 26.06.1953. Vendido para a Vasp como PP-SRJ e entregue em 26.02.1963. Retirado de serviço em 28.02.69 quando tinha 25.039 horas de vôo.
A Vasp, em 1962, resolveu complementar sua frota de Viscount da Série 800 e entrou em contato com a British European Airways para a compra de 10 V.701, que foram gradativamente entregues até 1963.
Em 31 de Dezembro de 1968 depois de um acidente ocorrido na Austrália com a aeronave VH-RMQ ,devido a uma falha estrutural na asa foi decidido “groundear” toda a frota de V.701. A vida útil da longarina interna das asas teve seu tempo reduzido.
O novo limite então já havia, ou seria alcançado em breve. O custo para renovar as longarinas era alto e devido ao tempo de vida das aeronaves não seria compensador economicamente. 
Após isto a Vasp doou vários para Aeroclubes, praças etc. Este PP-SRJ é um dos ‘sobreviventes’.
No Aeroclube do Campo de Marte havia o PP-SRN que até era usado sobre “Macacos” que simulavam um vôo e era passado um filme dentro como se estivesse voando. Uma vez tive a oportunidade de ‘voar’ nele.
No Aeroclube de Jacarepaguá no Rio havia o PP-SRI que foi desmontado e vendido como sucata. (...) Em Bebedouro está o PP-SRO e, se não me engano, na Fazenda Matarazzo havia o PP-SRL. O PP-SRP que ficava em Rio Claro também teve um fim inglório. Havia também um em Pedreira, SP no qual resolveram “atear” fogo. Este, andei atrás dos restos junto com um amigo e descobrimos somente uma turbina em um ferro-velho da cidade.”

E, aqui, um alerta do brig. Danilo Álvares:

Só quero saber quem vai fazer a manutenção desta máquina. Em dois a três anos estará tudo corroído. A prefeitura deveria contratar algum mecânico de aviação com prática em tratamento anti-corrosivo ou na FAB (alguém que tenha trabalhado em um PAMA) ou na VARIG. Avião como monumento (sem voar) dá um trabalho danado e sai caro "pacas".

De qualquer modo, o avião foi inaugurado no dia do aniversário de Santos Dumont, conforme prometido.
Aliás, quando é mesmo o aniversário de Santos Dumont???

Semanas antes da inauguração, perguntei para o assessor de imprensa de Araçariguama quando o cinema seria inaugurado, e ele escreveu:

> A inauguração será no dia 23/06 quando comemoramos o aniversario
de Santos Dumont (eu acho?)

Daí eu respondi para ele que o aniversário de Santos Dumont era dia
20 de julho. A resposta dele:

> Realmente Solange me enganei mesmo, a inauguração será dia 23/07 e
não 20/06 como falei.

Bem... deixa pra lá...


=======================================================


DIRETAMENTE DOS NOSSOS “ARCHIVOS”

Em 2010, a saudosa Aviação em Revista publicou uma reportagem sobre os Spotters, que reproduzimos na íntegra a seguir, como homenagem a esses entusiastas que, não raras vezes, são os que primeiro flagram acidentes, incidentes e também imagens felizes da aviação, especialmente a comercial, em todo o mundo.











 =========================================================


 “CAPAS”

Algumas capas de revista de aviação que se destacam por si só ou trazem homenagens históricas. Colabore você também enviando aquelas de que mais gosta!


Abril/maio de 1994. Hoje reservada para os meses de julho de cada ano, a edição de Aviação Militar na América Latina da Flap Internacional traz sempre um Raios-X que agrada historiadores e entusiastas desse segmento da  aviação, inclusive com muitas fotos, várias delas exclusivas.



1992. A revista oficial da Força Aérea Brasileira existe há muitos anos e, embora sem peridiocidade mensal (atualmente é trimestral) sempre impressiona pela qualidade e diversidade das matérias. Pode ser acessada inclusive em sua versão eletrônica.


=============================================


“COMIDA DE AVIÃO”

Este mês destacaremos um dos mais recentes posts do site Airlinemeals.com, cujo colaborador voou de Munique para Lisboa na companhia aérea portuguesa TAP.

O voo foi realizado no dia três de fevereiro passado em um Airbus A319. O autor, que se identifica como Alex, voou na classe executiva da companhia. Ele disse que gostou muito do almoço. “O serviço foi muito atencioso e personalizado. Havia uma escolha de dois pratos principais quentes.”
A foto a seguir é do próprio autor do comentário



===================================================

“Sites úteis”

http://spotterguide.net


Você vai viajar e quer saber se dá pra praticar spotting em seu destino, se precisa levar uma escadinha, qual o comprimento das pistas (e quantas são), os melhores horários para a luz incidir nas máquinas voadoras a partir de onde você está, e que tipos de aeronaves você encontrará. Mais ainda, se tem onde comer por perto, qual a melhor época do ano para “spottear” etc. Então, seus problemas acabaram! O site europeu Spotter Guide tem todas essas informações e muito mais, como fotos de satélite pra você se orientar, e fotos de outros fotógrafos para você analisar.
Em “Locations”, no Brasil, só consta o Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Talvez seja o momento de incentivá-los a incluir informações sobre outros aeroportos brasileiros também!

=====================================================================

– “PENSAR PARA VOAR” –
 (PENSAMENTOS E FRASES RELACIONADOS À AVIAÇÃO)

“O aviador nutre uma paixão pela maravilhosa experiência de voar. Enquanto houver um menino ou menina com os olhos voltados para o céu, admirando um avião, aeromodelo, helicóptero, ultraleve, asa-delta, parapente ou paraquedista, num campo de pouso qualquer desse imenso país, a chama pela aviação continuará acesa. Essa mesma chama que nasce na infância será alimentada enquanto os amantes da aviação reservarem fins de tardes com amigos, nas portas de hangares, para contar histórias de voos que aconteceram (ou não!), compartilhar novidades e planejar próximos voos. A aviação é diferente de outras paixões humanas pois tem na paixão seu combustível indispensável e principal.” (Humberto Gimenes Branco, vice-presidente da Associação dos Proprietários e Pilotos de Aeronaves (APPA))


==============================================================

CAIXA COR DE ROSA


(Fonte: Revista Aerovisão número 189, 1997 )

Direto do Túnel do Tempo....





===================================================================

A PERGUNTA DO MÊS

Sempre inovando, nosso Blog está lançando nesta edição mensal sua mais nova sessão, A Pergunta do Mês. Quem poderá responder a essa indagação?

“Mais de seis meses após o lançamento da Marca LATAM, porque nenhum avião ou instalação ainda a recebeu?”
Para apimentar a questão, a Gol trocou de marca e, num instantinho já tinha vários de seus aviões atualizados. Idem a Alitalia.

-------------------------------------------------------------------------


N O V I D A D E S   E   R E G I S T R O S


Veja na Edição 521 (fevereiro de 2016) da revista Flap Internacional minha matéria sobre as principais feiras aeronáuticas de 2016.


(Foto: Antônio S. Assreuy) 


-------------------------------------------------------------------- 

COLABORE VOCÊ TAMBÉM COM ESTE BLOG!!!

Envie não só sugestões, comentários, reclamações como também denúncias de maus tratos em companhias aéreas, flagrantes em fotos e textos, desabafos, histórias, contos, crônicas, piadas, tudo o que lhe agradar divulgar, anonimamente* ou não.
(*podemos publicar anonimamente depois de comprovar se o autor realmente existe!)


===========================================


ATENÇÃO!

Todos os textos e fotos postados neste Blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, a Lei de Direitos Autorias.
Algumas revistas, não só de aviação, se baseiam na Lei 5.988/73 que foi revogada pela Lei 9.610/98. Independentemente se você é jornalista formado e/ou registrado ou não, sendo autor de qualquer obra intelectual, fique atento!!!

Veja o texto da Lei EM VIGOR em:






Nenhum comentário:

Postar um comentário