quarta-feira, 17 de julho de 2013

Plantão Caixa Preta


Simpósio discutirá a segurança da aviação brasileira em São Paulo

 

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) trabalha para a realização do Simpósio Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, que acontecerá dia 17 de agosto, em São Paulo, no Hotel Transamérica, localizado na Avenida das Nações Unidas, 18591.

O evento é uma oportunidade para inserir discussões, informações e conhecimentos sobre aspectos de segurança da aviação no país. Os temas das palestras abrangem: responsabilidade criminal em acidentes aeronáuticos, cultura de segurança e treinamento de aeronavegantes, o papel da ANAC na segurança da aviação brasileira, fatores humanos, os maiores vilões da aviação e como combatê-los, foco do fabricante de aeronaves na elevação da segurança, os benefícios do Anexo 19 da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), estudos de casos.

Será um dos maiores simpósios de segurança de voo já realizados, o qual pretende mobilizar toda a comunidade aeronáutica para debater assuntos de interesse da prevenção de acidentes aéreos no Brasil. Já confirmaram participação as seguintes entidades: Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), EMBRAER, Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Justiça Federal, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Organização de Aviação Civil Internacional, com sede em Montreal, no Canadá.

Para o chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, o simpósio nacional de prevenção de acidentes aeronáuticos é oportuno pela aproximação dos grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, quando a movimentação aérea no país aumentará significativamente com a vinda de estrangeiros. "É o momento de refletir com a comunidade da aviação questões importantes para continuar voando seguro no Brasil. Este é o nosso compromisso com a sociedade", afirmou.

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Pacheco dos Guaranys, convidado para proferir palestra, já confirmou sua presença no simpósio. Dados divulgados à imprensa pelo órgão de fiscalização e regulação informam que houve um aumento de 153% no número de voos realizados no Brasil entre 2002 e 2012, com uma média de expansão anual de 10%.

O evento é totalmente gratuito. Vagas limitadas. Em breve será lançado o site do simpósio em www.cenipa.aer.mil.br com orientações para receber as inscrições dos interessados em participar.

(texto: Divulgação Cenipa)

PROGRAMAÇÃO
HORÁRIO
ATIVIDADE/PALESTRA
7h – 8h20
CREDENCIAMENTO
8h30 – 9h15
ABERTURA
9h20 – 12h30
O papel da ANAC na segurança da aviação brasileira
Diretor-Presidente da Agência Nacional da Aviação Civil
COFFEE BREAK
Aspectos Jurídicos X Prevenção: A responsabilidade criminal em acidentes aeronáuticos
Marcelo Honorato - Juiz Federal
Os benefícios do Anexo 19 para a aviação
Oscar Quesada – Vice Diretor do Escritório Regional da OACI em Lima- Peru
12h30 – 14h
ALMOÇO
14h – 17h50

Human Factors: "The future is so bright it is blinding us”
Katherine Andrea Lemos - Professora do ITA
Os maiores vilões da aviação e como combatê-los
Brig Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço - Chefe do CENIPA
COFFEE BREAK
O foco do fabricante de aeronaves na elevação da segurança
Umberto Irgang - Engenheiro da EMBRAER
Cultura de segurança e treinamento de aeronavegantes: Para onde estamos indo?
Guido César Carim Júnior - Professor da PUC-RS
18h – 19h15
ENCERRAMENTO / ENTREGA DE CERTIFICADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário