quinta-feira, 25 de julho de 2013

Plantão Caixa Preta

O DRAMA SEM FIM DO SIERRA-MIKE-ALFA

A história da aviação comercial brasileira, e da Vasp em particular, ainda está em risco.
Temos, por muitos meses, acompanhado o abandono de verdadeiros monumentos históricos, desde que empresas como a Viação Aérea São Paulo parou de voar, em 2005. Este é o caso do PP-SMA, o primeiro Boeing 737-200 do Brasil e que teve apenas um dono em toda sua vida, justamente a Vasp. Por azar, o  destino o levou a Confins antes que a empresa aérea paulista fosse abatida pela incompetência administrativa que resultou em dívidas monstruosas.
O "vovô" dos 737s que até hoje se destacam no Brasil (como os Next Generation da Gol), além de ter sido depenado e despido da outrora pintura azul da Vasp, foi, há alguns meses até mesmo usado para treinamento de emergência no aeroporto de Belo Horizonte. No mínimo, falta de respeito com o avião e com todos os entusiastas da aviação: nós!!!
Nem sempre, querer é poder: bem que o Meritíssimo Juiz Dr. Marlos Melek, então à frente do CNJ e do Programa Espaço Livre-Aeroportos, quis que ele fosse para o Museu da TAM, mas isso ainda não aconteceu. O fato é que o Museu não tem grana suficiente para o transporte de um avião daquele tamanho de BH para São Carlos. E eu soube hoje de outros detalhes, por parte de fonte fidedigna, sobre a situação do avião:

"O PP-SMA está muito mutilado e com inúmeros agentes corrosivos devorando o que dele resta.
Faltam-lhe:-
01- ambos os motores
02- Todo interior
03-todos os assentos
04-todos os instrumentos
05-todas as superfícies de comando tais como elerons; flapes; profundores, leme direcional, portas de passageiro e porão, e outras peças vitais.
O restauro desta aeronave não é uma tarefa fácil  ainda que para simples exposição estática. Está há mais de 15 anos abandonado num capinzal em Confins e para sua restauração é necessário pessoal especializado. A desmontagem, transporte via terrestre até S. Carlos  (620 Km)  não é uma tarefa fácil. Tudo é muito caro e demanda recursos que o museu não possui." 

Então a sentença sobre o Mike-Alfa já foi declarada? 

Não, ainda não!

Mas, a cada dia que passa, menos se pode fazer para preservá-lo. 

Ideias? Sim, elas sempre são bem-vindas. Quanto valeria essa aeronave, como está, hoje? Coseguiriam, todos os entusiastas do Brasil se unirem para comprar o avião? E, se ele tiver mesmo que ser picotado, sucateado, haveria interesse dos mesmos entusiastas em comprar os pedaços de metal que hoje ainda têm o formato de um Boeing?

Estamos abertos para discutir a situação. E é preciso se as ideias surjam logo. Pode, de repente, aparecer quem leve o avião até São Carlos, por que não?
Fiquem à vontade para usar o espaço da Caixa Preta da Solange para discutirmos o problema... antes que seja tarde demais!

2 comentários:

  1. Solange, o post tem alguns errinhos.. O último voo do SMA foi entre abril e junho de 2004 (por tanto, 09 anos de "open storage"). O interior da aeronave está intacto com as poltronas em couro azul/cinza, com bins e PSU. (Existem vídeos e fotos feitos na simulação de acidente aéreo realizada com o SMA onde dá para ver esses detalhes)
    Faltam os motoroes, aviônicos e escorregadeiras.. o demais está acoplado no avião, inclusive os flaps e slats que estão recolhidos.

    Só que mesmo ele estando razoavelmente intácto, dificil ele sair inteiro de Confins, ainda mais com o CNJ tratando as aeronaves como lixo, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Grata pelos esclarecimentos, Luiz. As informações me foram passadas informalmente por pessoas ligadas ao Museu da TAM, atestando uma possível falta de interesse do mesmo em receber a aeronave. Vou continuar investigando.
    Sobre o CNJ, afirmo que pior é o desinteresse da administradora dos aeroportos onde estão as aeronaves, que prefere pagar para que sejam picotados, e não desmontados.

    Grande abraço

    ResponderExcluir