sábado, 21 de janeiro de 2023

"SPAGATICES"

 

CÍRIO DE NAZARÉ



                                                                                      (por Solange Galante)



Spagat sempre levava muito a sério agradar seus anunciantes, é claro. Mas, na verdade, nem sempre isso dava certo. 

Não me lembro, agora, do ano exato, mas me lembro perfeitamente do fato. Eu estava diante dele, Spagat, quando ele recebeu uma ligação de um de seus clientes e, da melhor – ou única – maneira possível, deu um jeito de contornar a saia justa.

O chefe havia vendido espaço para a extinta empresa paraense Puma Air colocar seu anúncio na edição de Aviação Comercial na América Latina, aquela com muitas páginas, que saía anualmente no mês de outubro de cada ano. Convém observar que, sob nova direção, na atual Flap International (com T), ela continua sendo publicada. Bem, naqueles outros tempos, de Flap Internacional, com C, para adequar a edição ao recebimento dos anúncios que recheavam a revista, ainda mais numa edição tão cara, em todos os sentidos, ao longo dos últimos anos Spagat foi atrasando o lançamento da edição que, de outubro, passou a circular no início de novembro. Mas nem sempre os anunciantes se atentavam a isso, e o esperto dono da Flap, claro, ficava quietinho. Mesmo porque, geralmente, isso não afetava o negócio para as empresas aéreas, a maioria dos anunciantes.

Mas, especificamente naquele ano, a Puma Air enviou antecipadamente à redação da Flap um anúncio em que convidava os leitores a voar com sua frota para Belém do Pará para a festa do Círio de Nazaré, a mais conhecida e importante do estado.  O anúncio, portanto, era bem focado para o Círio, que acontece anualmente no segundo domingo e outubro.

No entanto, a revista foi para a gráfica com algum atraso e não ficaria pronta antes da segunda semana de outubro, isso já era certo. E atrasou ainda mais, sendo que eu estava na redação, pesquisando para um trabalho encomendado para uma edição posterior, quando a gráfica entregou aquelas montanhas de revistas que seriam, depois, distribuídas, inclusive por mailing para os anunciantes, bem como para bancas de jornal de todo o Brasil. Ela chegou no final de outubro, às vésperas do feriado de finados.

E quando o Spagat recebeu a ligação de seu cliente, justamente a Puma Air, ele havia acabado de voltar de uma viagem e as revistas haviam sido distribuídas há poucos dias para mailing e bancas. O representante da empresa aérea telefonou muito bravo, reclamando que a revista com seu anúncio havia sido distribuída depois da festa do Círio, portanto, o anúncio, que não havia saído barato, havia perdido completamente seu objetivo. Ele sabia disso por ter recebido a revista no começo de novembro, por mailing. Lembrando, ainda, ele soubesse disso ou não, que muitas vezes o mailing chegava aos destinatários antes da distribuição comercial então, eu calculo, as revistas devem ter chegado às bancas – e à disposição dos clientes da Puma Air – entre a primeira e a segunda semana de novembro...

Bem diante de mim e de outras visitas e/ou funcionários, o Spagat, ao telefone, foi firme em afirmar que a revista não havia atrasado não e que havia sim sido distribuída antes do Círio de Nazaré... E botou a culpa nos Correios, que o atraso no mailing havia sido por causa disso, da lentidão do correio, mas que a distribuição havia sim sido feita no começo de outubro etc etc etc... – eu tinha certeza que não, ele também, é claro...

Se o cliente acreditou nessa história, aí não sei, mas presenciei o Spagat numa baita saia justa, nitidamente desconfortável em arrumar rápido uma desculpa, essa foi a cena...


*  *  *  *  *  


Você também conhece, leu ou presenciou alguma "Spagatice"? Colabore você também com esta coluna. Mas, atenção!

 Apenas serão aceitas colaborações identificadas, não aceitarei colaborações anônimas e vou considerar apenas aquelas enviadas para o email aguiadomar@yahoo.com.br, com o assunto “Spagatices”.

Até a próxima!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário