terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Plantão Caixa Preta

 

ASAS À VENDA E O PR-IOC TAMBÉM?

(por Solange Galante)



(Foto EXCLUSIVA para este Blog, feita há poucos dias em Brasília. 
O autor quer se manter anônimo)


Você leu, aqui no Blog, em outubro passado (veja link abaixo), que o sonho de se ver a Asas Linhas Aéreas e o PR-IOC operando nos céus brasileiros estava se tornando cada vez mais distante. E a crise da empresa continua se agravando a cada dia.

https://caixapretadasolange.blogspot.com/2022/10/speech_30.htm

Após ter sido lesada pela JF Aviation, até entrado na Justiça contra a empresa que furtou peças do Boeing e não fez a manutenção do mesmo, como contratado, ASAS teve os trens de pouso do PR-IOC devolvidos, mas sem qualquer manutenção. Nada foi, realmente, feito nesse sentido, na aeronave.

Nos últimos dias circularam muitas imagens nas redes sociais. Até de mecânico bombeiro dizendo que estava fazendo a manutenção do avião e que o 727 logo voltaria aos céus. Mas nada disso era verdade, nunca foi.

O que há de concreto é que a empresa está sem dinheiro, sua suposta primeira cliente, a Americanas,  como todos sabem, vive sérios problemas de caixa – comenta-se que ela própria teria se aproveitado da ASAS sem lhe dar nada em troca – e a novidade que circula nos grupos de aviação é que a companhia aérea está sendo colocada à venda por US$ 2 milhões. E o Boeing 727-200, que logo será despejado pela proprietária do hangar de Brasília onde foi abrigado, tem um futuro incerto.

Não são especulações. Outras fontes já tinham me afirmado que a situação da Asas "está grave". 

Eu também não estou aqui para me alegrar por ter previsto isso. Muito pelo contrário, como podem perceber, apesar de tanto oba-oba da "imprença", até de uma revista de aviação muito conhecida, nenhuma das três companhias criadas no Brasil durante a pandemia deu certo definitivamente: Itapemirim, Nella e Asas. Que foram abandonadas pela mesma "imprença". Os motivos para seus fracassos foram vários e este Blog jamais incentivou o envio de currículos de aeronautas e aeroviários para qualquer uma das três.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário