terça-feira, 10 de janeiro de 2023

NÃO É BEM ASSIM

 

"... como falamos, como escrevemos,

como publicamos, como digitamos..."

Pérolas, deslizes e outros erros que

 acontecem por aí


(Em substituição ao "Pérolas Voadoras")

* * * * * 

Vamos aos destaques de hoje!!! Sempre com a intenção de observar e criticar construtivamente!!!

"SURFANDO" NA FAKE NEWS ALHEIA

Infelizmente não é nada raro na imprensa, quando algum site, revista, jornal etc não foi o responsável pelo "furo" de reportagem, tentar compensar a falta de ineditismo com um compartilhamento sem a devida checagem. Veja essa sequencia:

1)

https://aeroin.net/acervo-do-museu-da-tam-foi-comprado-e-devera-ser-exposto-em-foz-do-iguacu

Publicação original com link no Facebook em março de 2022: 


(Sim!  Ao acessar o site você verificará que o título e o texto foram editados mas, continue seguindo a história...)


2)

https://aeroin.net/helisul-diz-nao-ter-comprado-o-acervo-do-museu-da-tam-mas-que-considera-parceria/

Poucos dias depois, foi publicado o desmentido pela Helisul, e com a confissão do site de que havia se baseado em informações de outro site, o Portal da Cidade. 

Inclusive, o Aeroin publicou exemplos de outros sites que repercutiram a mesma noticia falsa. Como se isso o desobrigasse de fazer um jornalismo melhor que eles.

É o que sempre digo: jornalismo "raso", zero profundidade, que nem checa a informação e, muito menos, se aprofunda – na verdade, checar e aprofundar é o melhor caminho para um furo fidedigno, o que gera, aí sim, credibilidade.

É por isso que você não lerá neste Blog a repercussão de informações duvidosas, sem base, como foi, por exemplo, as várias sobre as empresas Nella e Itapemirim que se mostraram apenas e nada mais que meros "balões de ensaio".

3)

https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/museu-da-tam-sera-reaberto-em-foz-do-iguacu.html

Ao acessar o link acima você deparará com esta página:


Mas o Aeroin JÁ tinha publicado a chamada e provado que havia sim sido replicado também no site da revista, entre outros:



4)

A revista depois desmentiu a informação (felizmente)...



Mas a página acima agora só pode ser acessada pelo recurso existente na internet chamado "cache", ideal para quem tem memória curta ou para quem quer saber a verdade escondida no passado: 

https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:bdKql2DgmnAJ:https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/museu-da-tam-desmente-que-sera-reaberto-em-foz-do-iguacu.html+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

O link original (que negritei acima) só dá esse acesso, agora:


Ainda sobre a informação desmentida, acessada pelo "cache", a revista cita "informações inverídicas" como fonte da informação que ela própria havia publicado:


Portanto, só depois é que a revista "consultou" o Museu da TAM, na verdade, apenas após a reclamação (desmentido) da Helisul, em nota.


5)

O MAIOR problema, porém, é quando a imprensa de aparente credibilidade vira fonte primária OU é considerada confirmação de outras fontes para outras mídias, que replicam a Fake News usando-as como base e depois não desmentem a notícia, como as páginas abaixo:

https://umbriaprivate.com.br/blog/?p=776

https://www.radioculturafoz.com.br/2022/03/10/museu-da-tam-sera-instalado-no-centro-de-convencoes-de-foz-do-iguacu/#:~:text=Fechado%20desde%202016%2C%20o%20Museu,ao%20Aeroporto%20Internacional%20das%20Cataratas.

https://brasildrummond.com.br/noticias/2022/03/11/museu-da-tam-foz/

Apenas alguns exemplos.

E, finalmente, LEMBRE-SE: não existe almoço grátis. Seja a informação "fake" ou não, de qualidade ou não, você está pagando por ela!


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ALTITUDE "FANTÁSTICA"!

Março de 2022. A guerra na Ucrânia, após mais uma invasão russa a seu território, já era notícia constante em todas as mídias. E acabou gerando essa verdadeira pérola:

"Pelo segundo dia seguido, Moscou anunciou o uso de míssel hipersônico nessa guerra. (...) Essa arma de última geração pode voar a 900 km de altitude. Os mísseis hipersônicos são disparados de caças MiG e podem atingir uma velocidade de 6 mil km/h." 

(Fonte: Fantástico/TV Globo, 20/03/2022)

Não, esses mísseis não voam além da Exosfera (a camada mais distante da terra, alcançando os 800 km de altitude, onde estão satélites de dados e telescópios espaciais). Sua altitude de voo é mais modesta, aproximadamente a de aviões comerciais e executivos (30-50 km de altitude). 

Para comprovar, algumas fontes:

https://www.dw.com/pt-br/o-que-se-sabe-sobre-os-m%C3%ADsseis-hipers%C3%B4nicos-russos/a-61225225

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2022/05/31/como-e-o-zircon-missil-hipersonico-testado-pela-russia.htm

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A SE PERGUNTAR: COPILOTO (A) NÃO PILOTA?


Título: 1ª mulher a pilotar aviões de linha no Brasil conta bastidores da profissão.

A matéria (confira o link abaixo) fala sobre Claudine Melnik e ACERTA neste parágrafo:

"Universa conta a história da pilota Claudine Melnik, 53, pilota há 27 anos e primeira mulher a assumir o comando de uma aeronave de linha no Brasil."

Em discordância com o título, pois a primeira, no caso, foi Arlete Vitória Ziolkowski que, em outubro de 1986, tornou-se a primeira mulher a ocupar o posto de pilotagem numa companhia aérea brasileira como copiloto de Boeing B737-200 na Viação Aérea São Paulo (VASP). E, depois dela, vieram outras copilotos da aviação "de linha", ou seja, regular, de companhia aérea brasileira.

Lembre-se: copilotos (as) também "pilotam aviões"!

(Fonte da matéria: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2022/10/23/1-mulher-a-pilotar-avioes-de-linha-no-brasil-conta-bastidores-da-profissao.htm )

Para comprovar:

https://www.aviadoras.org.br/post/aviadoras-pioneiras-do-brasil


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A ORDEM DOS FATORES ALTERA O PRODUTO?


"(...) enquanto realizava o voo 447 da empresa aérea Air France, entre os aeroportos Tom Jobim-Galeão (GIG/SBGL), no Rio de Janeiro, e Paris-Charles de Gaulle (CDG/LFPG), na França (...)" 

(Fonte: revista Aero Magazine 342, novembro 2022)

Correção: O nome correto e oficial do aeroporto internacional da capital fluminense é Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão-Antônio Carlos Jobim.

É óbvio que, como se trata de um nome muito longo, é comum falar-se apenas Galeão, Tom Jobim, Aeroporto Internacional Tom Jobim, Aeroporto Internacional do Galeão. Porém, por que se inverter ao usar juntos os dois nomes, no caso, Tom (Antônio Carlos) Jobim e Galeão?

Quer comprovação do nome oficial? Veja a Lei que o oficializou:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9778.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%209.778%2C%20DE%205,do%20Rio%20de%20Janeiro%2FGale%C3%A3o


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TAMBÉM ESTÁVAMOS LÁ, E NÃO FOI ASSIM...

"No fim da tarde do dia de abertura, ventos fortes causaram estragos em diversos estandes  e obrigaram os organizadores a evacuar a feira. (...) No incidente mais grave, uma estrutura atingiu os jatos Falcon em exposição (...)" 

(Fonte: revista Aero Magazine 340, setembro 2022)

Correção: Os incidentes citados pela matéria foram no evento Labace 2022 e ocorreram no segundo dia da feira (quarta-feira dia 10 de agosto) e não no dia da abertura, que foi na terça-feira 9 de agosto.

Quer comprovação? Veja outras reportagens:

https://noticias.r7.com/sao-paulo/avioes-sao-atingidos-por-estrutura-de-metal-derrubada-por-fortes-ventos-em-sao-paulo-veja-video-10082022

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/08/11/avioes-sao-atingidos-por-estrutura-de-metal-em-meio-a-fortes-ventos-em-sp.htm

https://economia.uol.com.br/todos-a-bordo/2022/08/11/feira-labace-helicoptero-neymar-jatinho-elon-musk-congonhas.htm


Colaboração

Um leitor que é mecânico da aviação comercial mas que prefere não se identificar detectou um errinho no vídeo da equipe de Aero Por Trás da Aviação publicado no Facebook ( vide link abaixo, a mais ou menos 31 segundos do vídeo, enquanto era mostrada uma antena ventral da aeronave ): 

https://www.facebook.com/aeroportrasdaaviacao/videos/1601257700333646

"A gente vê a fuselagem de um avião e imagina que ela tem que ser perfeitamente lisa para aproveitar ao máximo a aerodinâmica, para ter o menos arrasto possível. Mas é inevitável que um instrumento ou outro esteja para fora. Pode notar que esses instrumentos todos têm o formato de um aerofólio, que tem um formato aerodinâmico, justamente para diminuir ao máximo o arrasto."

Com a palavra, o mecânico:

ele chamou a antena de VHF de aerofólio
Bem no início do vídeo.
Aerofólios são superfícies que tiram proveito do ar, para sustentação, estabilização e controle
Antena é aerodinâmica


Portanto, nem todo formato aerodinâmico é um formato de aerofólio, embora todo formato de aerofólio seja aerodinâmico. Inclusive a antena apresentada, bem como outros instrumentos externos à fuselagem, não são aerofólios. A superfície aerodinâmica, ao contrário do aerofólio, apenas diminui a resistência ao avanço.


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INFORMAÇÕES ERRADAS CORRIGIDAS POR LEITORES ATENTOS

"(...) todos esses locais que são sobrevoados em cima (sic) de um show aéreo são previamente escolhidos e eles não sobrevoam o público abaixo de determinada altitude. E todas essas regras surgiram depois que aconteceu um acidente lá nos anos 80 com dois SIAE Marchetti, na Itália, em que eles estavam fazendo um cruzamento e um avião bateu no outro, a imagem é bastante semelhante com a desse acidente*, em que pedaços desses caças voaram e atingiram o público.  Diversas pessoas perderam a vida nesse show aéreo lá na Itália (...)"

(Fonte: Aviões e Músicas , dezembro de 2022 - https://www.youtube.com/watch?v=OgmjBOeuoIk )

Correções: O acidente em questão envolveu não dois mas três Aermacchi MB-339 (e NÃO SIAE Marchetti) da equipe italiana Frecce Tricolori da Aeronautica Militare Italiana que estavam se apresentando em Ramstein, Alemanha Ocidental (e NÃO na Itália). Foi no dia 28 de agosto de 1988 na base Aérea da USAF naquela cidade alemã.

Quer comprovação?

https://www.youtube.com/watch?v=khAs6CvADgc

https://www.cavok.com.br/ramstein-ha-29-anos-atras-acontecia-o-pior-acidente-da-historia-dos-frecce-tricolori

Observe que leitores se manifestaram corrigindo os erros na própria página do canal (dois exemplos abaixo) mas, é claro, são minoria, a maioria aceita a informação errada como verdadeira...



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QUIZZZ !!!

O que tem de errado na legenda ou na imagem abaixo?

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