sábado, 7 de maio de 2022

Vale a pena ler de novo!!!

 "VALE A PENA LER DE NOVO",

O TÚNEL DO TEMPO DA CAIXA PRETA!!!

(por Solange Galante)

Brasileiro OU tem memória curta OU se finge de morto, de paisagem, de vaso... 

Há menos de dois anos "cantei" o perigo dos canais que ficaram incentivando aeronautas e demais interessados em aviação a enviar currículos para vagas de emprego em companhias ainda não estabelecidas, a ITA, uma delas.

Alguns trechos:

"Em jornalismo temos um jargão muito conhecido, chamado “balão de ensaio”. Essa expressão caracteriza uma informação propositadamente vazada a fim de se verificar, de antemão, possíveis efeitos de uma determinada medida ou lançamento. É plantar uma informação."


"Debatendo o caso da outra empresa com um amigo da área de aviação, ele me deu um exemplo do que pode ocorrer. Com um contador você abre uma empresa. Ou várias. Ou 20 com sede em São Paulo e mais 16 com sede no Ceará. Algumas delas, holdings. Nos ramos de transporte, tecnologia, até uma empresa aérea. Vamos analisar essa empresa aérea “X”.


Você gasta uns 600 reais na Junta Comercial para registrar a “X”. Depois, vai até a Anac e pede uma portaria jurídica. É uma reserva de nome, apenas. Paga mais uma pequena taxa. Aí você já tem o documento da Junta Comercial e o documento da Anac. Cria uma reserva de domínio, um site bem baratinho, menos de R$ 40,00 ao ano, um email profissional começando por rh@...  Já é mais do que suficiente para fazer um barulhinho na imprensa! Notícia que corre como a chama no rastro de pólvora: pode ver que a maioria dos sites repercute isso na base do "Ctrl C + Ctrl V", até os erros de português são copiados! Ah, o mais importante: o capital social da empresa é de milhões de reais. Que só no ano seguinte você terá que justificar para a Receita Federal. Enquanto isso, vamos brincar um pouco, pois os olhos de alguns investidores mais animadinhos já estão crescendo...

A sua empresa “X” não tem ainda nem COA (Certificado de Operador Aéreo) da Anac mas você já mandou criar um logo, imprimir adesivos, pesquisa aluguel de uma sala num aeroporto, faz selfie nessa sala com o logo da companhia e, talvez, até o superintendente do aeroporto, e a foto corre o mundo como imóvel já registrado, e empresa prestes a decolar... Ah, sim, claro: pega uma foto qualquer de empresa real do site Jetphotos, usa com maestria o Photoshop (o logo da Star Alliance está ainda lá, "esqueci de apagar mas, ninguém vai notar, afinal, é só uma artezinha") e diz que foi um presente de um internauta, mas bem que pode virar realidade um dia, não é?

Quando a coisa começa a ficar séria mesmo, você desaparece. A desculpa pode ser o vírus, alguma crise econômica mundial, concorrência desleal, espionagem industrial, burocracia , investidor que deu pra trás etc. E quem acreditou fica chupando o dedo."


Veja esse meu texto no Blog, na íntegra, em 
https://caixapretadasolange.blogspot.com/2020/07/speech_9.html


Extras:


Comentários desta semana, no Facebook, sobre sites que haviam apoiado o envio de currículos para a ITA, cerca de dois anos atrás:



Observação: este comentário acima foi apagado, certamente,
pelos administradores de um dos sites citados.



Já este comentário acima ainda permanece no ar, até quando, não sabemos...

==========================================================


Nenhum comentário:

Postar um comentário