segunda-feira, 9 de maio de 2022

Plantão Caixa Preta


 (por Solange Galante)


Fotos de autores que preferiram manter o anonimato



Há cerca de 10 anos uma pessoa interessada no material da Transbrasil em Congonhas fez estas e outras fotos do que havia por lá. Dá para se ver nas fotos equipamentos e ferramentas para manutenção de aeronaves, rodas, pneus, uma maquete gigante, um quadro emoldurado...





... carenagem de motores, equipamentos eletrônicos de testes e medições, até mesmo um automóvel Kombi branco...



... E que tal uma antena de radar, um motor, e até uma galley de avião?


Por um lado, seja como pura sucata ou para serem recondicionadas e retornarem ao mercado legalmente, esse material todo, além de dezenas de móveis como mesas, escrivaninhas, arquivos, cadeiras etc não apareceram em leilões da Massa Falida da companhia aérea. Enquanto vários leilões de material das empresas Vasp e Varig do Brasil inteiro eram anunciados, alguém lembra de ter visto ou ouvido falar de material da Transbrasil em pregão? Raramente, não é mesmo?

A pessoa que fez essas fotos tinha interesse em parte do material fotografado e ficou em vão aguardando pelos leilões. De repente, descobriu que não tinha mais nada disso nos prédios do Aeroporto de Congonhas, nem mesmo as mesas e cadeiras, e nem mesmo a fantasia do personagem Tio Brasil. O que teria acontecido ao longo desses dez anos?

Uma coisa é certa, nessa década: muitos ex-funcionários da empresa aérea ainda aguardam indenização trabalhista, receber o que lhes é devido por direito. A Transbrasil parou de voar há 21 anos. E entre 2001 e 2022...


... as fotos acima se transformaram nesse cenário das outras fotos abaixo, registrado pelos advogados de outro ex-interessado pelo material que hoje não existe mais e cujo destino é ignorado.

Tem até um buraco suspeito na parede...







Nenhum comentário:

Postar um comentário