quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Plantão Caixa Preta

 E X C L U S I V O


Em outubro de 2013 eu estava lá, no leilão de três Boeing 767-200 da saudosa e sempre querida Transbrasil. Antes disso, em 2012, conforme já publiquei aqui no Blog 
(e republiquei no ano passado >>> https://caixapretadasolange.blogspot.com/2020/10/vale-pena-ler-de-novo.html ) estive dentro dos "três irmãos arco-íris" que jaziam no Aeroporto de Brasília.

Hoje, PT-TAA e PT-TAB ainda estão no aeroporto, e o PT-TAC está em Taguatinga, praticamente abandonado. Por ocasião de minha visita em 2012, apenas o PT-TAC estava com um de seus motores. O destino dos demais era ignorado.

Mas em setembro de 2019 ocorreu um leilão da Massa Falida da Transbrasil em que três motores turbofans GE CF6-80A que estavam na GE/Celma, no Rio de Janeiro, foram arrematados por Paulo Renato Pires Fernandez, proprietário da empresa Sky Aviation Parts, de Lins (SP). Três motores semelhantes estão nas antigas instalações da Transbrasil no Aeroporto de Congonhas (SP) e foram comprados por proposta, também pelo empresário, juntamente com outros materiais da extinta empresa aérea. O motor que ainda estava no PT-TAC (essa aeronave e o PT-TAB foram arrematadas pelo mesmo proprietário da Sky Aviation) encontra-se hoje em Campinas. 

Na última terça-feira (nove)  começou a remoção dos três motores que estavam nas instalações da GE/Celma na Ilha do Governador (RJ), concluída hoje, quarta-feira (dez de novembro). Agora, eles estão provisoriamente em um depósito também no Rio de Janeiro. Cada motor pesa cinco toneladas (sobre um carrinho de 2 ton cada um) e foram utilizados um guindaste articulado sobre caminhão com capacidade para 50 ton e uma carreta prancha com capacidade para 25 ton, além de uma equipe composta por oito pessoas da empresa especializada Carvalhão, de Duque de Caxias (RJ).

Paulo Renato Pires Fernandez afirma que um dos motores está "zerado", após overhaul completo na GE. Todos serão submetidos a estudo de viabilidade econômica, mas é grande a possibilidade de que possam voltar a voar.

Os vídeos e fotos abaixo foram gentilmente enviados pela SKY AVIATION PARTS.
















































2 comentários:

  1. ESTES RESULTADOS COM A VENDA DESTES EQUIPAMENTOS FORAM DEPOSITADOS EM JUÍZO, PARA O PAGAMENTO DOS CREDORES ?

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    1. Olá, "Montanhas Famosas". O responsável pelo leilão desses equipamentos foi a administração da própria Massa Falida da Transbrasil. Portanto, cabe aos advogados da mesma responder pela destinação dos recursos e cabe aos advogados dos credores acompanhar e cobrar isso.

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