"... como falamos, como escrevemos,
como publicamos, como digitamos..."
Pérolas, deslizes e outros erros que
acontecem por aí
(Em substituição ao "Pérolas Voadoras")
* * * * *
Vamos aos destaques de hoje!!!
"Essa é uma mobilização de todos os aeroviários que questionam a obrigatoriedade da vacina, já tem pilotos,copilotos e comissários de bordo sendo demitidos porque se recusaram a se vacinar, alguns com atestado médico que os impedem de se vacinar, a questão deles é específica em relação à possibilidade de trombose, de trombos, de AVC, já aconteceu (sic) casos, dois aqui no Brasil de piloto que morreu e três de comissários de bordo e no mundo há vários porque eles estão durante muitas horas do dia sob baixa pressão atmosférica, já tem alguns casos também de pacientes que fizeram longas viagens e registraram depois os trombos que estão associados à vacina, então essa discussão vai longe, já houve greves em outros países, prejudicando muito a malha aérea..."
(Fonte: Jornal da Manhã (Jovem Pan), 25 de novembro de 2021)
A notícia, corretamente narrada pela apresentadora e acompanhada por legenda também correta (conforme foto abaixo) era: "Pilotos e comissários de bordo de companhias aéreas anunciam greve para a próxima segunda-feira. Segundo o sindicato nacional dos aeronautas apenas 50% dos trabalhadores estarão parados a cada dia para manter parte dos voos em operação."
>>> Mas a comentarista da JP mostrou seu desconhecimento de aviação ao confundir aeronautas com aeroviários.<<<
Quer comprovação???
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/Historicos/DCM/dcm1232.htm
DECRETO No 1.232, DE 22 DE JUNHO DE 1962.
Regulamenta a profissão de Aeroviário. |
Art 1º É aeroviário o trabalhador que, não sendo aeronauta, exerce função remunerada nos serviços terrestres de Empresa de Transportes Aéreos.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13475.htm
LEI Nº 13.475, DE 28 DE AGOSTO DE 2017
Dispõe sobre o exercício da profissão de tripulante de aeronave, denominado aeronauta; e revoga a Lei nº 7.183, de 5 de abril de 1984.
Art. 1º Esta Lei regula o exercício das profissões de piloto de aeronave, comissário de voo e mecânico de voo, denominados aeronautas.
>>>Além disso, a principal pauta dos aeronautas era reajuste salarial, não constava o caso das vacinas, lembrando ainda que é conhecido dentro da própria categoria casos de pessoas que levaram atestados de vacina falsos para não serem demitidos. mas isso é outra história. de qualquer maneira, não é o escopo deste meu comentário/observação.<<<
Ou seja: a comentarista simplesmente deturpou toda a notícia...
"O avião bimotor King Air modelo C nove zero A é particular. A aeronave tem permissão para táxi aéreo..."
(Fonte: Jornal da Band (TV Bandeirantes), 05 de novembro de 2021)
Informação foi correta mas a imagem apresentada aos telespectadores é de um avião Seneca. Essa imagem foi retirada da própria página da PEC mas quem o fez não atentou aos outros modelos da frota, muito menos que o King Air, embora também bimotor, é completamente diferente de um Seneca.
Imagem da internet do site da PEC:
Do mesmo site da PEC, na foto abaixo, o da direita é o Seneca e o da esquerda é o King Air.
A foto de tela a seguir também foi retirada da PEC.
"O avião prefixo (sic) PT-ONJ era um C-90 King Air da fabricante King Aircraft igual a este"
QUIZZ !!!
Atenção! Os erros e acertos da imprensa especializada e não-especializada sobre aviação registrados neste Blog também fazem ou farão parte dos "Estudos de Casos" do primeiro curso à distância (EAD) de Introdução à Aviação Civil para Jornalistas, Assessores de Imprensa, Fontes e Público em Geral já disponibilizado na internet . Conheça-o em https://www.hotmart.com/product/introducao-a-aviacao-civil-para-jornalistas-assessores-de-imprensa-e-outros-publicos/A43216283S
Nenhum comentário:
Postar um comentário