segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

SPEECH

 



Neste final de um turbulento 2020, a Lufthansa Cargo está descontinuando em definitivo a operação de seus restantes McDonnell Douglas MD-11F na América Latina. Foram duas décadas de serviços dedicados em especial ao Brasil, chegando a sete voos semanais.


O D-ALCI foi a  aeronave que fez o voo de despedida oficial do modelo em Viracopos no dia 28 de dezembro. Mas os MD-11F ainda deverão aparecer por lá até o dia 31 deste mês. (crédito da foto: Assessoria de Imprensa da Aeroportos Brasil Viracopos)


carreira do trijato na Lufthansa foi "full cargo", embora a empresa tenha operado com passageiros vários DC-10, o modelo do qual o MD-11 se originou. A empresa alemã comprou novos, entre outros, os últimos fabricados já pela Boeing (que tinha adquirido a McDonnell Douglas em 1996), quais sejam o D-ALCM e o D-ALCN, sendo que o primeiro, utilizado pela própria Boeing para testes, foi o último entregue à empresa da Alemanha.


O D-ALCM (Mike) fotografado no espaço aéreo de Frankfurt (Alemanha)


Com a extinção dos Douglas DC-10 da aviação comercial regular, seu descendente direto e mais longo, o MD-11, mesmo os cargueiros, tornaram-se uma atração à parte para spotters em todo o mundo, inclusive nos principais aeroportos brasileiros com operação logística, como os de Guarulhos, Campinas e Manaus, além de outros, como o de Natal. Aos poucos, foram havendo modificações nas rotas da companhia dentro do Brasil, incluindo a introdução do Boeing 777,  e o som dos três motores GE-CF6-80 persistiu nos dois primeiros acima citados e em Curitiba.


O D-ALCP fotografado em Manaus


Em 2013 tive o privilégio de acompanhar uma das operações, voando no jump-seat do D-ALCM (que passei a chamar de Mike e se tornou um dos meus aviões preferidos) entre Viracopos e o Aeroporto Eduardo Gomes, de Manaus, uma perna da viagem do mesmo avião rumo ao Equador antes do regresso a Frankfurt. O interessante é que, após meu desembarque, o avião decolou mas regressou à capital amazonense por suspeita de pane (desalinhamento dos flapes). Com isso, acompanhei as tentativas de identificação e solução do problema, ficando por mais de duas horas abrigada do calor intenso da capital do Amazonas exatamente sob o avião e aproveitando para fotografar com detalhes seu trem de pouso, asas e fuselagem. 


Duas horas debaixo do D-ALCM (Mike)


Foi um presente extra para quem é apaixonada pela companhia e pelo avião! No final, aeronave, carga e tripulação pernoitaram na cidade e seguiram viagem na manhã seguinte, sem terem descoberto nada que comprometesse a viagem de regresso para casa, felizmente!

O texto completo dessa matéria está em https://caixapretadasolange.blogspot.com/2014/08/materia-especial.html

Inclusive, ela foi finalista do Prêmio ABEAR de 2015.



Almoçando dentro do D-ALCM (Mike)


Posteriormente, em 2017, ganhei um baita presente de aniversário! A convite da própria empresa aérea, por total confiança em meu trabalho, e a fim de cumprir diversas pautas jornalísticas oferecidas pela Lufthansa, voei no D-ALCC (que passei a chamar de Charlie-Charlie e se tornou outro dos meus aviões preferidos) entre Viracopos, Natal, Dakar (Aeroporto Internacional de Yoff-Léopold Sédar Senghor - DKR) e Frankfurt, mais uma vez no jump-seat, exceto nos momentos de descanso em suas poltronas reclináveis 180 graus e jantar a bordo, com direito até a feijoada! Como falei, era um presente especial pois meu aniversário começou logo após a decolagem de Dakar, e fui parabenizada inclusive pelas duas mulheres pilotos daquele trecho final. Foi uma das viagens inesquecíveis da minha vida!


Também existe passagem para voar de cargueiro!


Link dessa reportagem: https://caixapretadasolange.blogspot.com/2017/09/materia-especial.html


Que tal dormir numa poltrona "full flat" a bordo de um MD-11 cargueiro? Confortável, sim, muito! Mas eu só tirei um cochilo e voltei rápido  pro "jump seat"!



Duas comandantes no trecho Dakar-Frankfurt no dia do meu aniversário, a bordo do D-ALCC



Além dessas aventuras, já estive em vários aeroportos para clicar as operações da Lufthansa Cargo, como em Manaus, ainda antes de voar neles. O link dessa matéria está em https://caixapretadasolange.blogspot.com/2012/12/?m=0


Também filmei a decolagem do Mike de Viracopos, fui ao aeroporto de Guarulhos apenas para fotografar o avião da frota MD-11F de cuja pintura eu mais gostava, o D-ALCH, que apelidei de "Pézinhos" (com acento mesmo), fora fotos feitas em Frankfurt de alguns MD-11F na curta final para seu aeroporto base.


Sem perder nenhum detalhe...


Por essas e por outras, as aeronaves trijatos da Lufthansa Cargo deixarão saudades para a entusiasta, para a jornalista e para o mercado brasileiro, onde prestaram relevante serviço à economia de nosso País. Mas, como diz aquela música do grupo The Fevers, "tudo na vida passa, tudo no mundo cresce" e seu lugar agora é ocupado pelos gigantes Boeing 777F, maiores, mais econômicos e com operação ETOPS. A era dos trijatos acabou para vários modelos, desde os Tridents até os Tristars, e para os MD-11F não poderia ser diferente.


Um outro MD-11 na moldura das janelas do D-ALCC em Frankfurt


Agradeço em especial à Lufthansa Cargo e à Aeroportos Brasil Viracopos pelos maravilhosos momentos proporcionados, alguns com exclusividade!

 

O "escritório" do Charlie Charlie (D-ALCC), em Dakar


O cargueiro MD-11 para o cliente:


Deck Principal

26 posições: 244 x 318 cm
Porta de carga lateral (H x W): 256 x 356 cm

Deck inferior
Área frontal: 6 posições: max. 244 x 318 cm
Porta da Área frontal: (H x W): 167 x 264 cm
Área traseira: 4 posições, max. 244 x 318 cm ou 14 LD3 containers
Porta da área traseira: (H x W): 167 x 264 cm
Para apenas cinco cargas soltas
Porta da área para cargas soltas: (H x W): 91 x 76 cm

Altura máxima para carga:
Deck principal: max. 245 cm
Deck inferior: max. 163 cm
Capacidade de carga padrão: 93,230 kg


O batismo de despedida (imagens: Assessoria de imprensa da Aeroportos Brasil Viracopos):





Meu pouso em Natal, em 2017, filmado pelo spotter Henrique Sodré!




Nenhum comentário:

Postar um comentário