sábado, 5 de dezembro de 2020

"NÃO É BEM ASSIM"

  

"... como falamos, como escrevemos,

como publicamos, como digitamos..."

Pérolas, deslizes e outros erros que acontecem por aí

(Em substituição ao "Pérolas Voadoras")

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(Fonte: Jornal da Band, 21 de setembro de 2020)

"O primeiro dos 36 caças Gripen, de fabricação sueca, chegou ao Brasil neste fim de semana. A aeronave veio a bordo de um navio que atracou em Santa Catarina. O equipamento segue agora pela estrada, pro interior de São Paulo."

A correção (não uma errata) foi feita pela prórpia Band, ao dizer, no Jornal do dia seguinte (22 de setembro): "Hoje o caça foi rebocado do Porto de Navegantes, em Santa Catarina, até o aeroporto da cidade, onde será preparado para um voo-teste com destino à fábrica da Embraer, no interior de São Paulo."

Quer comprovação de que ele não foi por estrada para a Embraer?



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(Fonte: Aeroin.net, 05 de dezembro de 2020)

" O jato, de matrícula PR-TTP tem 32 anos de idade e voa na empresa aérea brasileira desde 2007."

Correção: A aeronave foi fabricada em abril de 1978. de modo que fazendo as contas são 42 anos de idade. E a data de entrega para a Total Linhas Aéreas, sua atual operadora, foi 12 de setembro de 2008, não em 2007


Quer comprovação? 


1) Pelo conhecido Site Aeromuseu, que sempre gozou de excelente credibilidade pelos historiadores de aviação e spotters brasileiros, as datas de fabricação e entrega à Total, do referido avião:



2) Pelo livro Cronologia da Aviação Comercial Brasileira - 1897-2017, de seis autores que são as maiores autoridades no assunto do título (data da entrega do avião à Total):



3) Outro site de referência de grande credibilidade, o airlinerlist.com, com todo o histórico do mesmo Boeing 727:



Fonte certa é credibilidade!


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QUIZ!!!


(Fonte: revista World Airline Fleet News n.162, April 2001)




O que tem de errado nessa legenda?

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5 comentários:

  1. Quando pseudos sites de aviação forem modinha, os leitores raiz, terão assunto hilários para comentar nas rodinhas de aeroclubes.

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    1. Alimentam rodinhas de aeroclube e este Blog! E se EU estiver errada, que me corrijam, mas não como anônimos! ;)

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  2. Em resposta ao quiz: A VASP não possuiu aeronaves Airbus A300 da versão B4, conforme citado no texto contido na imagem! ;)

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  3. Exatamente o modelo era B2 FFCC não tinha painel para FE e baixa autonomia. Tinham sido fabricados para a GARUDA da Indonesia

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  4. Parabéns a todos os leitores atentos! Sim, os Airbus da Vasp eram B2. Até renomadas publicações estrangeiras cometem erros.

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