segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Plantão Caixa Preta

E X C L U S I V O

Diálogos dos primeiros voos comerciais a decolar do e pousar no Aeroporto de Guarulhos em 2013!!!


(São Paulo/Guarulhos primeiros segundos de 1o de janeiro de 2013)

(Controladora de voo da Torre Guarulhos) – FELIZ ANO NOVOOOOOOO!!!
(Fogos, fogos, rojões, bombas etc...)
(Controladora) – Gol uno-oito-zero-dois, decolagem autorizada, dois-sete direita, dois-oito-zero graus, zero-sete nós.
(Piloto da Gol) – Iniciando decolagem, dois-sete da direita, Gol uno-oito-zero-dois, obrigado,  feliz Ano Novo a todos aí.... Primeiro de 2013, hein!?
(Algum outro piloto, não identificado) – Capricha!
(Controladora) – Primeiro de 2013, hein!
(Fogos, fogos, rojões, bombas etc...)
(Controladora) – Gol uno-oito-zero-dois, decolou aos zero-uno, Controle uno-uno-nove decimal meia, primeira aeronave a decolar com torre Guarulhos em 2013.
(Piloto da Gol) – Ôpa, obrigado, feliz Ano Novo pra vocês aí, tudo de bom!...
(Fogos, fogos, rojões, bombas etc...)
(dois minutos depois...)
(Piloto) – Boa noite, Torre, este é o TAM três três oito nove, aproximação final.
(Controladora) – Boa noite TAM três três oito nove, é a Torre Guarulhos, autorizado o pouso, dois-sete esquerda, três três zero graus, zero-três nós, ajuste uno zero uno meia.
(Piloto da TAM) – Com uno zero uno meia,  livre pouso, pista dois-sete esquerda, TAM três três oito nove.
(...)
(Minutinhos depois)
(Controladora) – TAM três três oito nove, solo aos zero-sete, libera na Golf, mantenha posição antes da barra de parada.
(Piloto da TAM) – Libera na Golf antes da parada... pousou alguém antes do três três oito nove?
(Controladora) – Não, foi o primeiro pouso da Torre Guarulhos em 2013.
(Piloto da TAM) – Parabéns para nós, feliz Ano Novo!
(Controladora) – Feliz Ano Novo para toda a tripulação, obrigada.

Agradecimos ao site Máquinas Voadoras (www.maquinasvoadoras.com.br)

E FELIZ ANO NOVO A TODOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

CAIXA PRETA # 88



28 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA 2012

Dezembro é o mês das tradicionais retrospectivas, nas revistas, jornais, rádio, TV, internet... Este Blog, que está no ar desde janeiro passado, também relembra os destaques do ano na aviação aqui publicados.

Janeiro: Caixa Preta entrou no ar com a mesma tradição da coluna que circulou por diversos sites, entre eles o Airpoint e o Rota Aérea, extintos por motivos diferentes, mas, agora, com a interatividade como novidade. O espaço também antecipa a publicação de minhas reportagens nas principais revistas de aviação do Brasil.. Os “Plantões” trazem, ainda, notícias quentinhas da aviação, algumas das quais justamente as que passam despercebidas da grande imprensa.
Passados tantos meses desde que flagrei infiltrações de água no Galeão, comprovo, hoje que o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro continua com instalações muito aquém das necessárias para um país que sediará a Copa do Mundo e as Olimpíadas e, mais do que isso, um país que tem a cada dia mais e mais pessoas querendo voar.
Enquanto isso, foi dada a largada para os leilões de sucatas e mais materiais da Vasp que estavam em Congonhas, mas recentemente a Justiça Federal revogou a falência da empresa aérea e os últimos leilões foram adiados por tempo indeterminado, prejudicando principalmente os credores..
Fevereiro: Falando em Vasp, a primeira aeronave inteira da companhia foi enfim leiloada e seguiu para Araraquara, no interior paulista. Hoje, você sabe, e somente pelo nosso Blog, que ela foi alugada por uma produtora para gravar cenas para a série Catástrofes Aéreas do Discovery Channel América Latina!
Março e Abril: A empresa regional Abaeté, de Salvador, deixou de operar regularmente, mostrando as dificuldades que esse setor enfrenta em algumas regiões do país. Enquanto isso, antes de passar pela FIDAE, no Chile, o super avião Airbus A380 fez uma parada em São Paulo; A própria FIDAE, que terminou no dia primeiro de abril, foi novamente um sucesso e exibiu a maior estrela da Boeing, o 787 Dreamliner, entre outras atrações.
Maio: Desaparecem os últimos aviões da Vasp em Congonhas, inclusive dois Airbus A300;
Junho: Enquanto nossos aeroportos vão de mal a pior, o governo brasileiro financia a expansão do Aeroporto Internacional Tamale... em Ghana!!! É mole???
Julho: Caças da FAB destroem todos os vidros do Supremo Tribunal Federal mas, lá do lado, o Conselho Nacional de Justiça prossegue com o Programa Espaço Livre, tendo já eliminado boa parte das sucatas aéreas dos aeroportos brasileiros.
O Memorial 17 de Julho foi inaugurado, do lado de Congonhas, para que ninguém se esqueça das lições do maior acidente aéreo já ocorrido no Brasil com uma aeronave de matrícula brasileira.
Agosto: Acontece mais uma edição da segunda maior feira de aviação do mundo, a LABACE, em São Paulo.
Setembro: O Dr. Marlos Melek deixou o Conselho Nacional de Justiça e fica a expectiva para a continuidade dos trabalhos para livrar da maneira mais digna possível nossos aeroportos das sucatas de aviões comerciais ou os apreendidos do tráfico de drogas.
Outubro: O mês da Semana da Asa foi novamente de muita comemoração mas os problemas de nossos aeroportos e aviação em geral prosseguem...
Estreia de Águias da Cidade e Catástrofes Aéreas América Latina, no Discovery Channel.
Novembro: O Jornal da Tarde, que incentivou muito o noticiário sério sobre aviação principalmente na década de 1980, deixou de circular em São Paulo.
Dezembro: O ano que termina foi marcado, do início ao fim, com Anac, Infraero e nossas principais companhias aéreas na berlinda, e não por boas razões... E que venha o último ano antes da Copa do Mundo de Futebol!!!

==================================================================

MAIOR EMPRESA AERONÁUTICA BRASILEIRA
DEIXA JORNALISTAS A VER NAVIOS

Tradicionalmente, há cerca de uma década, o almoço de confraternização de fim de ano de nossa maior fabricante de aeronaves sempre foi o único evento do ano que conseguia reunir praticamente 100% dos jornalistas que cobrem aviação no Brasil, de todas as mídias. Nem é pela comida ou pelos restaurantes luxuosos selecionados para tal festa, mas pela interação entre colegas e funcionários da empresa que tanto orgulha o Brasil.
Em 2012, porém, foi diferente: a maioria dos jornalistas ficou de fora mas soube que ocorreu um evento bem menor, para alguns pouquíssimos profissionais e, como todos se conhecem – os que foram convidados e os que não foram – o clima ficou muito desconfortável entre eles. O consenso, especialmente entre os não- convidados é de que deve estar faltando dinheiro na empresa, só isso justificaria tal indelicadeza. Observa-se que em eventos menos expressivos da empresa (por exemplo, entrega de algum avião para alguma empresa pequena da África) durante o ano, praticamente implora-se a presença dos mesmos jornalistas barrados no baile, para fazer número, encher o hangar na hora da foto...
Não tem problema: os concorrentes continuam prestigiando a imprensa brasileira!!!
=================================================================

PRESENCIAMOS A BORDO

Comissário Diógenes Diogo em voo da Azul, durante speech para passageiros:
“Pessoal, por gentileza, uma salva de palmas bem forte para o comissário que está no corredor e está fazendo palhaçada para eu rir...” (e o comissário Anderson ganhou sua salva de palmas!)

========================================================

LUFTHANSA CARGO EM MANAUS

No dia 10 de dezembro passado estive no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na capital amazonense, acompanhando a escala de um dos voos da Lufthansa Cargo, proveniente de Viracopos (SP) e seguindo depois para Quito (Equador) e Bogotá (Colômbia) antes de cruzar o Atlântico para Frankfurt (Alemanha). Algumas das fotos estão a seguir.
















=========================================================

“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”





CAIXA PRETA DE CAMÕES


“Na Copa do Mundo, além do fluxo da aviação comercial, ainda teremos as aeronaves executivas que viram pra cá.”

Sim, pensamos no FUTURO, então o correto é VIRÃO.

===================================================================


DIRETAMENTE DOS NOSSOS “ARCHIVOS”

A visita da Escola Superior de Guerra às instalações da área industrial da Varig no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro em 1984 gerou uma encadernação com fotos e texto a respeito do grande hangar que hoje é usado pela TAP Manutenção e Engenharia. Selecionamos as fotos e algumas páginas do texto interno e ilustrações para nossos leitores conhecerem esse trabalho.

  


















 

NOSSA NADA MODESTA COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS


(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos contar os pecados, mas vamos manter sigilo dos pecadores. A não ser que eles façam questão em ser ser divulgados, né?)


 


(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos contar os pecados, mas vamos manter sigilo dos pecadores. A não ser que eles façam questão em ser ser divulgados, né?)

 

A Pérola da imprensa especializada em março de 2008 (revista 2)

 

“Curiosamente, o primeiro operador do F-100 no Brasil foi a regional TABA (Transportes Aéreos da Bacia Amazônica), que voou com dois jatos no início dos anos 1990. Estes aviões (prefixos PT-MCN e PT-COM) foram devolvidos ao fabricante (...).”

Na verdade, a TABA recebeu seus dois Fokker 100 apenas em 1993 (respectivamente em 06/07 e 03/12), sendo que a TAM recebeu antes seus primeiros PT-MRA e PT-MRB (respectivamente em 28 e 29/09/1990). Também a matrícula (matrícula é o nome correto, não “prefixo”) correta do segundo F-100 da TABA é PT-MCO.


A Pérola da imprensa especializada em março de 2009 (revista 2) 

 


O Boeing perdeu quase sete metros da asa esquerda durante o choque e entrou em parafuso numa altitude irreversível.


Aqui, referindo-se ao choque do Legacy contra o Boeing da Gol em 2006, o correto nesta legenda é “atitude e não “altitude” como aliás, está escrito correto no texto.
 

A Pérola da imprensa especializada em abril de 2010 (revista 2)


 


No ano em que a Força Aérea Chilena comemorou 200 anos de existência (...).


Tá certo, a FACh é bem mais antiga que a FAB mas completou “só” 100 anos, ainda não chegou aos 200...”
  


A Pérola da imprensa especializada em outubro de 2010 (revista 2)

 

“A NHT atua na região Sul, a Sol no interior paulista e no Oeste do Paraná(...)”
Na verdade, a Sol Linhas Aéreas, regional paranaense, nunca voou para o interior de São Paulo.



A Pérola da imprensa especializada em novembro de 2010 (revista 4) 

 


Como curiosidade, quem leva o prêmio de ‘Hulk Avis Rara’ certamente é o Yak 42 do Clube Náutico Água Limpa, estacionado há quase dez anos em um canto afastado do aeroporto de Ribeirão Preto


O citado avião, na verdade, é um Yak 40. Como foi escrito corretamente em uma legenda do mesmo texto.
  


A Pérola da imprensa especializada em novembro de 2011 (revista 1) 

 

“Alguns aviões de Congonhas ainda têm poltronas, cintos de segurança, itens de comissária e instrumentos.”

Comissaria” e “comissária” são duas coisas complementares mas diferentes. “Comissária”, com acento, é a famosa aeromoça (comissária de vôo é o nome oficial da profissão). Já “comissaria” – sem acento – pode ser a tradução para “catering”, que é o serviço prestado por empresas que fornecem refeições para os voos e também se refere ao itens usados para tal, fornecidos justamente pelas “caterings” ou de propriedade da própria empresa aérea quais sejam talheres, louças, copos, bandejas e mesmo os carrinhos usados para o fornecimento das refeições aos passageiros. No caso, claro que não era referência aos objetos pessoais da “comissária”...



A Pérola da imprensa especializada em outubro de 2012 (revista 1) 

 


A NHT atualmente opera voos em Congonhas (SP) aos finais de semana.”


Pelo contrário, os voos entre São Paulo e Curitiba (ida e volta), que é a rota única em Congonhas, são somente de segunda à sexta-feira.
 

A Pérola da imprensa especializada em outubro de 2012 (revista 1) 

 

“A ponte aérea tem história e ela começa em 1959. (...) Assim, foi criada oficialmente, em 6 de julho de 1969 (...)”

A Ponte Aérea Rio-São Paulo foi criada mesmo em 1959. Na frase em cima, além do erro, total desatenção do redator, que escreveu errado sem perceber que já tinha começado certo o texto.



---------------------------------------------------------------------------------------------

ATENÇÃO!



Todos os textos e fotos postados neste Blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, a Lei de Direitos Autorias. Não use sem autorização dos autores.
Veja o texto da Lei em:
http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2008/02/lei_9610-direito-autoral.pdf


***Participe também de Caixa Preta enviando seus
comentários, elogios, críticas etc.***