sábado, 28 de agosto de 2021
ESPECIAL - Livros de Aviação
domingo, 22 de agosto de 2021
SPEECH
39 anos de um primeiro voo!
(por Solange Galante)
Atualizado em 13 de setembro de 2021
Hoje se completam exatos 39 anos que voei pela primeiríssima vez. Tirar os pés do chão e descobrir os caminhos do céu foi muito especial para mim!
Na época, eu escrevia muito... contos, crônicas, pequenos romances e até alguns poemas. A única coisa que mudou em relação a hoje é que eu era apenas uma adolescente cursando colégio, e minhas "composições"(como eram chamadas as redações escolares, naquela época) eram famosas e faziam grande sucesso. Mas eu escrevia mesmo em casa, sobre tudo, em especial sobre aviação, após me apaixonar pelas aeronaves.
Não deixei de registrar meu primeiríssimo voo, ocorrido no dia 22 de agosto de 1982, que, coincidentemente, também foi em um domingo, como hoje!!! O registro foi datilografado. Como sempre fui "recicladora nata", eu reaproveitava (como até hoje reaproveito) qualquer papel em que pudesse escrever, à mão ou a máquina. E como sempre foi mania não só minha mas de toda criança e adolescente, recortava e colava fotos de revistas em todo canto... até nesses papéis que eu datilografava. Por isso, no texto mais abaixo, daquela época, há tantas fotos que nada tem a ver com o texto. Fotos que hoje são históricas, por sinal.
Mas tenho também algumas poucas fotos desse voo pioneiro. Seguem:
Foto do querido primeiro avião do primeiro voo., o PT-NJS. Quem fez a foto foi o amigo do Lenildo, com um câmera muito melhor que a minha. Sim, não podei para nenhuma foto, infelizmente. Acreditem ou não, eu era uma adolescente muito tímida, que evitava aparecer em fotos, embora gostasse de fotografar. Na foto, logo abaixo da matrícula do avião, em seu lado oposto, são meus pés (havíamos acabado de desembarcar). O avião teria um acidente fatal poucos anos depois, Lenildo faleceu de acidente aéreo em 1993 e nem o prédio ao fundo existe mais, tendo se tornado o Bar Brahma no Aeroclube de São Paulo.
SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI...
A verdade é essa: sei que muita gente odeia minha maneira "tiete" de gostar de e de curtir a aviação, publicando minhas pequenas e grandes paixões e conquistas etc (e muitos nem ocultam esse ódio). Percebi isso quando certa vez percebi a reação de alguns editores de uma revista de aviação para onde eu trabalhava após eu ter ficado feliz ao receber fotos autografadas presenteadas pelo fotógrafo de aviação norte-americano Paul Bowen.
Nessa época, a revista brasileira em questão tinha um acordo para republicação de artigos e fotos da norte-americana Flying, para a qual Paul Bowen colaborava. Eu já conhecia o trabalho desse verdadeiro artista da fotografia por meio das páginas de outra revista dos EUA, a Aviation International News. E resolvi escrever-lhe parabenizando-o por seu belo trabalho – elogiar profissionais de quem gosto também é hábito meu, igualmente repreendido por quem não entende a importância disso. Minha alegria e tietagem em relação ao Paul Bowen fez os editores me olharem e comentarem entre eles com puro desprezo. Bem, eu sei que eles estavam em uma revista de aviação como estariam em uma revista da indústria de porcas e parafusos, por exemplo...
A má notícia, para todos que não gostam da minha maneira de ser, é que continuarei assim.
Atualizarei este texto com as fotos de Paul Bowen, brevemente! ☺
(Hora de atualizar, enfim, as fotos prometidas, conforme abaixo!)
sábado, 14 de agosto de 2021
NOTÍCIAS CAIXA PRETA
ESQUEÇA AQUELE MONTE DE PAPEL...
LÍDER AVIAÇÃO NOVAMENTE NA VANGUARDA!
O mundo digital avança cada vez mais no mundo da aviação. Sim, pode parecer que não, mas ainda há nichos onde os impressos vem sendo substituídos pela digitalização. E a maior empresa de aviação executiva da América Latina mais uma vez lidera uma iniciativa que promove, entre outras vantagens, a maior segurança na guarda de informações.
O texto abaixo é de responsabilidade da própria empresa. Confira!
A Líder Aviação é a primeira empresa de transporte público brasileira a receber autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para implementação do Diário de Bordo Digital (eDB). Com a autorização, emitida no dia 30/07/21, a empresa poderá implementar sistema que objetiva aprimorar a segurança, reduzir custos, promover o desenvolvimento do setor e a agilidade na inserção de dados.
O eDB foi regulamentado pela Resolução nº 457 e pela Portaria 3220/SPO/SAR), que atualiza os procedimentos para o registro de informações do Diário de Bordo das aeronaves civis brasileiras. Essa atualização da norma possibilita que o operador registre os dados do Diário de Bordo em plataforma digital.
“Estamos felizes em sermos a primeira empresa de transporte aéreo público a aderir a essa iniciativa. A autorização da ANAC para a implantação do eDB reforça nossa busca contínua por modernização, cultura digital, sustentabilidade e uma operação cada vez mais segura para os usuários. A inovação está em nosso DNA, é um dos nossos valores e está presente no nosso incansável trabalho pelo aprimoramento da excelência operacional”, comenta Junia Hermont, superintendente da Líder Aviação.
O aval concedido pela ANAC é registrado nas Especificações Operativas (EO) da empresa – documento do operador que especifica que autorizações ele possui – e permite que o operador não seja mais obrigado a portar o documento impresso “Diário de Bordo”, mas sim o dispositivo eletrônico que hospeda o seu sistema eDB. O processo para concessão da autorização para utilização do eDB inclui, além da análise dos requisitos operacionais e funcionais do sistema, a verificação do atendimento dos requisitos de segurança de informação.
Para a implantação do eDB, a Líder envolveu sua equipe própria de TI para modernizar todo o processo. “A aplicação e utilização dos sistemas de informação da nossa empresa sempre foram um diferencial e, continuamente, estamos aprimorando nosso processo digital. Automatizar o Diário de Bordo traz uma série de ganhos para as empresas do segmento, tais como, organização, velocidade e confiabilidade de dados; automatização de registros; eliminação de papeis; redução da carga de trabalho da tripulação; além de garantir mais segurança em todas as etapas de um voo”, explica a diretora de TI da empresa, Celina Marinho.
“A certificação da ANAC é um reconhecimento de nossa expertise e aderência aos padrões de segurança de referência. Sabemos traduzir o conhecimento da operação em tecnologia, transformando-a em uma forte aliado na melhoria contínua e na nossa excelência operacional”, complementa Jonathan Kaneko, diretor de operações e manutenção de Helicópteros na Lider.
quinta-feira, 12 de agosto de 2021
DEU N@ INTERNET
Deu no F@cebook
Um intrigante flagrante a bordo...
sábado, 7 de agosto de 2021
"NÃO É BEM ASSIM"
"... como falamos, como escrevemos,
como publicamos, como digitamos..."
Pérolas, deslizes e outros erros que
acontecem por aí
(Em substituição ao "Pérolas Voadoras")
* * * * *
Vamos aos destaques de hoje!!!
"Bolsonaro disse que pediu à Aeronáutica uma investigação rigorosa sobre o caso envolvendo o piloto da Força Aérea Brasileira, Manoel Rodrigues flagrado com 39 kg de cocaína no aeroporto de Sevilha, na Espanha..."
E
"O brasileiro, piloto da Força Aérea Brasileira, flagrado na Espanha..."
(Fonte: Jornal Hoje, 29 de junho de 2019)
O citado Manuel Rodrigues – que é um segundo-sargento – não era piloto da FAB. Quando servindo em voo, como no caso do avião reserva que acompanhava a comitiva presidencial, onde tripulava como taifeiro (prestador de serviços de copa, a grosso modo, um comissário de bordo)..
Para comprovar, questionei um ex-piloto da FAB (coronel), que foi taxativo:
"Sargentos são mecânicos de aeronaves, especialistas em armamentos ou trabalham na logística ou administração. Nunca aviadores!"
Qualquer representante da FAB, na ativa ou na reserva, poderá lhe dar explicação semelhante.
* * * * *
"Eduardo Marson Ferreira foi nomeado o novo presidente do Conselho de Administração da Abag – Associação Brasileira de Aviação Civil."
(Fonte: revista Avião Revue, janeiro de 2012)
O nome da associação que Eduardo Marson presidiu na época é Associação Brasileira de Aviação Geral.
Quer comprovação? https://www.abag.org.br
* * * * *
"A Flying Box oferece ao mercado de asa fixa e rotativa diversas opções de unidades de energia, conhecidas também como Grand Power Units (GPU)."
(Fonte: revista Flap Internacional, fevereiro de 2020)
O nome correto da unidade que gera energia em solo às aeronaves é Ground Power Unit. Conforme está no próprio texto dessa matéria. O erro acima está na legenda de uma das fotos. Apesar de ser uma revista onde se preza ao extremo a correção redacional.
Quer comprovação? https://www.flyingbox.com.br/sobre-1
* * * * *
"As doses chegaram neste avião que desembarcou ontem à noite no Aeroporto de Viracopos"
(Fonte: telejornal SPTV, julho de 2021)
Como verbo transitivo, "desembarcar" significa tirar de dentro de um navio, de um trem, de um avião, de um carro.
Já como verbo intransitivo, "desembarcar" significa deixar, sair de navio, trem, avião, carro...
Portanto, o avião, o trem, o navio não desembarca! O que desembarca ou é desembarcado é o que está dentro dele, no caso, doses de vacinas!
Quer comprovação?
https://www.dicio.com.br/desembarcar
https://dicionario.priberam.org/desembarcar
https://www.sinonimos.com.br/desembarcar
E inúmeras outras fontes...
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QUIZZ !!!
Atenção! Os erros e acertos da imprensa especializada e não-especializada sobre aviação registrados neste Blog também fazem ou farão parte dos "Estudos de Casos" do primeiro curso à distância (EAD) de Introdução à Aviação Civil para Jornalistas, Assessores de Imprensa, Fontes e Público em Geral já disponibilizado na internet . Conheça-o em https://www.hotmart.com/product/introducao-a-aviacao-civil-para-jornalistas-assessores-de-imprensa-e-outros-publicos/A43216283S
quarta-feira, 4 de agosto de 2021
SPEECH
UM CURSO GRATUITO PARA VOCÊ!!!
No ano passado, devido à pandemia de Covid-19 e a necessidade drástica de distanciamento social, a área de História da Universidade Federal do Paraná (UFPR) criou um ciclo de minicursos online e gratuitos denominado "Diálogos sobre História". Eu mesma participei de um deles, chamado "A Imprensa Médica como Fonte da História", ministrado pela professora Vanessa Queiroz. Embora não tivesse nada a ver com aviação, me interessou porque eu já desenvolvia uma pesquisa sobre jornalismo especializado, onde as revistas de aviação se inserem. Mas o ciclo de aulas tinha temas bem variados, envolvendo a história de vários temas, inclusive sobre a participação da FAB na Segunda Guerra Mundial.
O ano de 2020 passou. Chegamos a 2021. Como a pandemia apenas agora, com a vacinação em massa, começa a ter algum controle, a UFPR resolveu lançar a segunda edição de "Diálogos sobre História" também online. Então, percebi que eu me enquadrava como candidata a colocar material de minhas pesquisas no minicurso.
Segundo a própria UFPR, o objetivo, mais uma vez, é "possibilitar à comunidade acadêmica nos campos da História e das Ciências Sociais e Humanas um evento em que tanto ensino quanto a pesquisa e a extensão se unissem com as mudanças de nossos tempos e atingissem a todos e todas que se interessem pela História e Historiografia, tanto no seu âmbito teórico quanto técnico e prático. Por este motivo, propomos esse espaço democrático, gratuito e organizado de diálogo entre pesquisadores e interessados, através de uma série de minicursos online a fim de possibilitar uma aproximação e utilização desse momento histórico para fins de aprendizado."
Assim, apresento minha participação nesse ciclo, cujas inscrições já se encontram abertas, com o curso "Introdução à História da Aviação Civil e das Publicações de Aviação no Brasil"; O curso tem pouco mais de 3 h de vídeo, acessível via Youtube, em streaming, com uma tarefa no final como avaliação. É totalmente gratuito e dará um certificado aos participantes que o concluírem, emitido online também pela UFPR. Essa é uma oportunidade, não só de maior conhecimento sobre a rica história da aviação mundial (bem resumidamente, já que é bem ampla), das companhias aéreas brasileiras extintas e detalhes também da indústria aeronáutica brasileira e seus pioneiros, como adquirir um certificado que poderá ser agregado a diversos cursos superiores, como atividade extracurricular!. Como "cereja do bolo", há ainda a história de como surgiram as principais publicações de aviação no Brasil! Modéstia à parte, imperdível!
Esta também é minha contribuição para tornar mais conhecida a aviação a pessoas que não são da área mas por ela se interessam.
Agradeço, desde já, aos interessados em participar, fornecendo abaixo os links para mais informações e inscrições!
Meu curso é um das dezenas de minicursos disponíveis! Prestigiem também os outros da Universidade Federal do Paraná!
https://drive.google.com/file/d/1pe46PetvqdDftLiAso6YsjDl6HYoeVL3/view
https://dialogoshistoriaufpr.com/inscricoes/