segunda-feira, 18 de junho de 2012

Plantão Caixa Preta

Vejam na edição de junho da revista Flap Internacional minha matéria sobre os helicópteros no mercado offshore brasileiro

(foto: Solange Galante)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

CAIXA PRETA # 82



13 de junho de 2012

CARISMA

Carisma: substantivo masculino. “Conjunto de habilidades e/ou poder de encantar, de seduzir, que faz com que um indivíduo desperte de imediato a aprovação e a simpatia das massas; Qualidade pessoal ou capacidade de despertar admiração, respeito, entusiasmo etc. e, com isso, de liderar, ter influência.”
Eu penso que faça falta, nas companhias aéreas brasileiras hoje, esse substantivo. Hoje, acabada a história de glórias da Varig, da Transbrasil e da Vasp, sentimos a verdade disso.
Conversando com o Juiz que administra o processo de falência da Viação Aérea São Paulo, ele comentou comigo como se surpreendeu diante de credores, funcionários da empresa, que ainda se sentem orgulhosos de terem pertencido a uma verdadeira família, não de Sousas, Silvas, Teixeiras, Limas etc, mas da família “Vaspeana”. Mesmo sendo credores e após cinco anos da falência decretada.
E a Varig, então? Deixou milhares de “viúvas” e “viúvos”, “órfãos” e “órfãs”, todos da família “Variguiana”, desde o dia daquele leilão que dividiu a Varig em duas, e ambas as partes sucumbiram (ou você acha que o nome Varig ainda estampado em alguns Boeings hoje é ainda a “VARIG”?).
E a Transbrasil? Considerada até hoje uma das companhias mais simpáticas do Brasil, com seu fundador e presidente tocando piano no aeroporto e pousando um B767 só por lazer como quem pousa uma flor em uma mesa? Sempre a menorzinha, com menor frota, participação no mercado, malha etc, e a mais jovem das três. Mas uma das mais queridas, sem dúvida!
Recentemente, levei a uma feirinha de colecionadores diversos objetos da Vasp, entre usados e não usados, para vender. Em menos de uma hora todos haviam sido vendidos, e praticamente sem os interessados discutirem o preço. Já os objetos que eu tinha levado de companhias “mais recentes”, pela terceira ou quarta edição da feirinha, permaneceram encalhados.
Com todo respeito pelas famílias que construíram as companhias aéreas brasileiras líderes hoje, não vejo nenhum de seus funcionários bater no peito com orgulho de ser da TAM ou da Gol ou tanto quanto orgulhosos eram os Variguianos, os Vaspeanos e os “Transbrasilianos” (se essa palavra não existe, o sentimento existia sim). Claro, hoje as regras são outras, a competição, os custos, as necessidades, e o romantismo na aviação acabou. Eu, que acompanho o setor há mais de 30 anos, sinto no ar como são diferentes os tripulantes, os aviões, o serviço de bordo, enfim, tudo, da aviação brasileira atual. Talvez seja apenas sinal dos tempos, quem sabe?

==================================================

SERÁ QUE A GENTE NÃO DEVERIA
OLHAR PARA OS NOSSOS AEROPORTOS ANTES?????

Fonte:

Brazil to fund Tamale International airport expansion project

6 June 2012

The Brazilian government has agreed to finance $173.2m for the expansion of Tamale International Airport in Ghana.
The modernisation of Tamale Airport, which is part of the Savannah Accelerated Development Authority (SADA) programme, will allow the it to gain international status and make it a major export hub for farm-produced goods and other products.
Following the discussions, Brazil's national EXIM bank BNDES will finance the project, while construction work will be carried out by Brazilian infrastructure development firm, Queiroz Galvao.
The firm has signed a memorandum of understanding with the Ghana Ministry of Transport and has finished the required designs and phasing for the project.
During the initial phase, Queiroz Galvao will expand the existing runway to handle large body aircrafts, which will take about a year to complete, and construct an international standard terminal facility, expected to take nearly two years to complete.
The next phase includes the provision of additional services, such as hangers, a maintenance area, catering and ground handling.
During the final stage, Queiroz Galvao will construct a cargo village for fresh fruit farmers in the Savanna regions, as well as the various processing companies in the area.
According to the government, the overall project is expected to be completed in four years. Following which, the airport is expected to increase its passenger handling capacity exponentially from the current limit of 1,500.
The Tamale International Airport, managed by the Ghana Airport (GACL), will repay the financing amount from its own operations.

======================================================
DOIS AVIÕES, MESMO VOO

Fonte: Novela “Insensato Coração” (2011)

O avião que pousou foi este: 


Mas os tripulantes e passageiros desembarcaram mesmo deste:  


Veja mais perto: 










Escolha o seu preferido!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”


DIRETAMENTE DOS NOSSOS “ARCHIVOS”

Anúncio da Panair do Brasil de 1946



 ====================================================================


CAIXA PRETA DE SHAKESPEARE

Em alguns casos, ele apenas presta serviços para os operadores de aeroportos (...). Faz a interface com empresas de cathering, handling e combustível (...).
(fonte: Revista “2”, outubro de 2009 )

-------------------------------------------------------------------------------------



NOSSA NADA MODESTA COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS

(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos contar os pecados, mas vamos manter sigilo dos pecadores...)



A Pérola da imprensa especializada em setembro de 2009 (revista 2)

 

“A cabine de comando, repleta de relógios e instrumentos de voo, também tinha espaço para o engenheiro aeronáutico.”

A cabine, no caso, era do Concorde e, é claro, estavam se referindo a engenheiro de voo, pois “engenheiro aeronáutico” geralmente não compõe tripulação...



A Pérola da imprensa especializada em setembro de 2009 (revista 1)

“O Olckheed C-5B, o maior avião de transporte da USAF, pousa na pista de Wittman Field..”

Claro que o nome corretamente digitado é “Lockheed...”



A Pérola da imprensa especializada em fevereiro de 2011 (revista 2)

 

“Ainda não se sabe a causa do acidente e a caixa preta da aeronave também não foi encontrada.”

O acidente, no caso, foi com o Airbus A330 da Air France. Como há duas “caixas pretas” nos aviões, o FDR e o CVR, e nenhuma havia sido encontrada até então, o certo é que “as caixas pretas” não haviam sido encontradas.


========================================================================

VALE A PENA LER DE NOVO

De CAIXA PRETA # 51 / 2006

Encontrei essa pérola em uma comunidade no Orkut:

“A causa do acidente, segundo a mídia

Acidente ocorrido com CITATION em Criciúma, Santa Catarina em 1995. Notícia publicada no DIÁRIO CATARINENSE fazia sensação em dizer que:
- " A provável causa do acidente foi porque o PLANO DE VÔO não foi encontrado entre os destroços da aeronave ". É de doer na alma...”

Sem comentários...


=====================================================================

Guerra de revistas usando uma arma de peso: o A380   

Revista “4”, edição de março de 2012: o repórter voou na classe executiva do avião; em abril, o mesmo repórter voou no avião de demonstração. Claro, em ambos, como passageiro.

Revista “2”, edição de abril: o repórter desta... pilotou o avião!...

O que falta vir por aí?

==============================================================

ENQUANTO VOCÊ ESTAVA NA FIDAE 2012
OLHANDO PARA O CÉU...

                                                                                 
 ... acontecia, paralelamente à feira de Santiago do Chile, a conferência Wings of Change da IATA e o passageiro foi o foco principal de um dos fóruns.

                                                                  por Solange Galante

Após décadas de aperto, desde que a aviação perdeu o seu glamour e voar tornou-se mais acessível para todos, companhias aéreas e fabricantes de aeronaves passaram a se preocupar mais com o conforto de seus clientes finais. Afinal, hoje os passageiros procuram se informar mais, trocar idéias com outros viajantes e selecionam melhor avião e companhia para suas viagens. Atenta a isso, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), entidade que reúne mais de 240 companhias aéreas em todo o mundo, inseriu o tema Tecnologia e a Experiência do Passageiro na sétima conferência Wings of Change (Asas da Mudança) promovida pela Associação e realizada paralelamente à Feira Internacional do Ar e Espaço (FIDAE) 2012. A Wings of Change ocorreu durante três dias, com palestras de importantes executivos que discutiram a aviação comercial na América Latina e no Caribe. No penúltimo dia sentaram-se juntos no palco do salão de conferência da FIDAE Frederico Curado, diretor-presidente da Embraer, Rafael Alonso, vice-presidente para a América Latina e Caribe da Airbus, Randy Tinseth, vice-presidente de marketing de aviões comerciais da Boeing, Cyrille Bataller, diretor da Accenture (empresa global de consultoria para serviços de tecnologia e terceirização) e Norbert Steiger, vice-presidente regional de vendas e gerenciamento de relacionamentos para a América Latina e Caribe da SITA (empresa especializada em Tecnologia da Informação e comunicações em transportes). Sob a moderação de Margaret Gilligan, representante da Administração Federal de Aviação (FAA) norte-americana, os executivos apresentaram a solução de suas empresas para tornar mais agradável a experiência de voar de seus clientes finais.

Frederico Curado – que, infelizmente, teve que ir embora logo após o fim de sua própria palestra – apresentou o Fator PAX . PAX é “passageiro” no código “airimp”, usado em aviação e turismo. O “PAX Factor” apresentado pelo presidente da Embraer engloba um conjunto de ferramentas para entender e atender às preferências e necessidades dos viajantes. Com o poder de decisão nas mãos, os passageiros de hoje são mais informados e motivados para pagar mais por uma experiência de viagem melhor e não são passivos, muito menos indiferentes a ponto de aceitar o que as companhias aéreas lhe oferecem como única alternativa. Eles também trocam ideias com outras pessoas sobre suas experiências com as empresas. Curado citou depoimentos de CEOs da Flybe (Jim French) e da Virgin Blue (Brett Godfrey), respectivamente: “85% de nossos bilhetes são vendidos pelo site”; “Hoje é possível pesquisar sobre qualquer coisa online. Desde informações sobre destinos até sobre as companhias aéreas, assentos nos aviões e produtos específicos.”. Isso confirma que o passageiro pesquisa muito antes de selecionar a companhia aérea e o avião onde quer voar.
E o que está sendo feito para melhorar a experiência do passageiro? Curado apresentou o uso de melhores soluções para esterilizar e purificar o ar na cabine; melhora na conectividade; melhor conforto térmico em temperatura, umidade, velocidade do ar e radiação, além de diretrizes e conceitos de design para criar um controle de clima individual. A engenharia da fabricante brasileira desenvolve ferramentas para prever a percepção do passageiro quanto à vibração e acústica (ruídos) e evitar o desconforto dos ouvidos humanos e a fadiga diante da baixa pressão em altitude. Para tornar as cabines mais ergonômicas, são analisadas as fontes de desconforto em potencial e estabelecidas diretrizes para evitá-las e garantir o bem estar do passageiro ao mesmo tempo em que o uso de materiais naturais para a cabine atendem aos interesses ambientais. A experiência da família de E-Jets da Embraer teria trazido como lição que cortar custos é necessário mas isso é apenas parte de uma equação e que as companhias aéreas podem lucrar mesmo pensando no maior conforto do passageiro, podendo até mesmo garantir sua fidelidade ao utilizar aeronaves adequadas às suas escolhas.
Rafael Alonso, da Airbus, por sua vez, observou que os passageiros querem ter a bordo entretenimento e conectividade, alimentos e bebidas, como têm em terra, bem como espaço para tudo o que transporta consigo, além de um ambiente agradável para viajar. Isso tudo requer investimentos em tecnologia e entretenimento para todas as classes, iluminação adequada, janelas panorâmicas, mais espaço para o conforto pessoal de passageiros fisicamente maiores, carregando consigo computadores, crianças e seus acessórios etc. Segundo Rafael Alonso, mais até do que o pitch – a distância entre as poltronas – é a largura do assento que influencia muito a sensação de conforto do passageiro. Ele citou a tradição de conforto da Airbus quanto a isso desde os modelos pioneiros A300 e A310, com 24 polegadas a mais de cross-section que os concorrentes de então, até as 222 polegadas totais do A330 em largura de fuselagem. Ele destacou que o A320 é sete polegadas mais largo que a concorrência atual – leia-se, os Boeing 737 – e não deixou de lembrar que é da Airbus o avião que possui a cabine mais larga já construída: o A380.
Poe sua vez, Randy Tinseth, da Boeing, usou o novíssimo Dreamliner (Boeing 787) como exemplo do que sua empresa está fazendo pelos passageiros. As principais inovações são o uso de materiais compostos na estrutura; motores de nova geração e aerodinâmica avançada, além daquelas que os passageiros podem ver e sentir, como a altitude de cabine menor (seis mil pés), o que reduz queixas de dor de cabeça e fadiga, comuns nas altitudes de cabine mantidas normalmente em oito mil pés; ar mais limpo e purificado; melhorias no controle de temperatura, qualidade de som dos sistemas de entretenimento etc.
Em sua apresentação, Cyrille Bataller, da Accenture, lembrou que mesmo enfrentado gargalos na infraestrutura, a indústria aérea continua crescendo e o processamento operacional de passageiros em terra, após 100 anos de aviação, tem se tornado mais complexo e incômodo causando-lhes um impacto negativo. Nesse momento surgem novas tecnologias biométricas e de localização, como o sistema de reconhecimento de face usado no aeroporto de Heathrow, em Londres. Ele citou também o controle de passaporte “self-service” lançado naquela mesma semana no aeroporto Schiphol de Amsterdã, que também usa reconhecimento de face, e que beneficia passageiros da União Europeia e outros países daquele continente cujo passaporte possui chip. E Norbert Steiger, da SITA, apresentou um vídeo que praticamente resume tudo o que os demais palestrantes identificaram como características dos passageiros atuais, seus desejos e perspectivas.
É isso aí. Feira aeronáutica não vive só de avião subindo ou descendo ou aeronave posando para fotos no pátio sob sol escaldante...

-------------------------------------------------------------------------------------


ATENÇÃO!

Todos os textos e fotos postados neste Blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, a Lei de Direitos Autorias. Não use sem autorização por escrito dos autores.
Veja o texto da Lei em:
http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2008/02/lei_9610-direito-autoral.pdf


***Participe também de Caixa Preta enviando seus comentários, elogios, críticas etc.***

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Plantão Caixa Preta

Vejam na edição de junho da Avião Revue minhas seguintes matérias:

*Entrevista com Alexander Zschocke - Gerente sênior de biocombustíveis da Lufthansa

(foto: divulgação Lufthansa)


*Lembra quando os voos domésticos brasileiros tinham classe executiva?

(foto: Solange Galante)



*A segunda edição da Airport Infra Expo realizada recentemente em São Paulo.

E

*O "pouso de emergência" do Aviodrome. Felizmente, sem vítimas!

(foto: Solange Galante)




sexta-feira, 1 de junho de 2012

Plantão Caixa Preta

Vejam na edição de maio da revista Flap Internacional minha reportagem sobre Carga Aérea.

(Foto: Afonso Delagassa)