sábado, 3 de outubro de 2020

SPEECH! ESPECIAL!!!

 

LANÇAMENTO DE

 

“NÃO É BEM ASSIM...”

 

"... como falamos, como escrevemos,

como publicamos, como digitamos..."

Pérolas, deslizes e outros erros que acontecem por aí


(Em substituição ao "Pérolas Voadoras", a partir de agora!)

  


Pouca gente sabe, ou se lembra, que Caixa Preta passou por diversas fases.  Começou ainda no século passado (!) como uma seção de uma revista de classificados de aviação que só circulava no Campo de Marte. Depois, chegou a ser publicada (trechos) em informativos de associações de tripulantes brasileiros. A seguir, migrou para a internet hospedada nos sites Airpoint e Air On Line. E, finalmente, se transformou em Blog.

Com a intenção de ser uma mídia de “bastidores da aviação”, teve como assuntos iniciais o “mico” de um caça russo que se acidentou bem durante uma feira internacional de aviação, onde pretendia que ela fosse sua vitrine de vendas, e também exibiu erros em textos de mídias especializadas ou não em aviação.  Ou seja, coisas que comentava-se em rodas de amigos e de colegas, mas ficavam só nesse ambiente. Um exemplo foi a famosa frase "Estou livrando a escola!" que, supostamente, o comandante do fatídico voo 402 da TAM, em 1996, teria dito durante a queda do avião e que foi destacada num Globo Repórter...

Mas não só aí: as falhas da imprensa, em diversos níveis, também são esmiuçadas em cursos de jornalismo, eu apenas dei visibilidade a elas.

Tornando a publicação desses “erros” o foco principal desta publicação, meu tom inicial foi realmente irônico, jocoso e gozador, como o são nas rodas de amigos e colegas. Especialmente quando as falhas se prolongavam, se repetiam e não havia "erratas" mesmo nas autointituladas “melhores revistas/melhores sites/melhores plataformas”.

Dei o nome, desde cedo, de “pérolas voadoras” às minhas anotações das falhas alheias. Mas não só às alheias. Num passado remoto (anos atrás) eu publiquei sim as minhas falhas, assim como também o tinha feito o meu “muso inspirador”, o jornalista Moacir Japiassú com as dele próprio e, mais importante, eu corrigi (quando no próprio site/blog) os erros (em revistas, fica a cargo do editor as erratas). E correção, em qualquer mídia, mesmo sendo na internet, raramente vemos outros sites/Blogs fazendo.

Esse tom ácido deste Blog já foi bem reduzido, desde que publiquei, por exemplo, meus textos iniciais (conforme abaixo, publicada na Caixa Preta número 20, de 2001) :

 

 

VOCÊ SABIA???? **

 

... que agora a aviação civil norte-americana não é mais regulada pelo FAA Federal Aviation Administration, mas sim pelo FDA, cuja sigla significa FOODS AND DRUGS ADMINISTRATION (administração federal que cuida dos alimentos e remédios) ? Comprove:

 

“Avião cai nos Eua e deixa seis feridos (da France Presse, em Washington):Um avião de transporte de pára-quedistas caiu próximo a Denton, no Texas, com 22 passageiros a bordo. No acidente, seis pessoas ficaram feridas, informou o FDA (Administração Federal da Aviação norte-americana. De acordo com a FDA, entre os feridos não há ninguém em estado grave e os motivos da queda do avião, do tipo DeHavilland, ainda não são conhecidos.”

 

**os pequenos equívocos da imprensa não-especializada, aquela que... bem, deixa prá lá...

 

Óbvio, como  1 + 3 = 4, que muito gostavam de rir disso mas muitos outros odiavam a ironia. E ontem, como hoje, isso me traz muitos problemas. Mas, se minha inspiração (no século passado!!!) foi Moacir Japiassú e seu secretário Janistraquis, com seu Jornal da ImprenÇa, que apontava as falhas de Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo, Rede RBS e mesmo da poderosa TV Globo sempre com muito humor e ironia , parece, enfim, que a maioria prefere o tom mais sisudo, acadêmico, docente das correções.

Eu realmente procurei “amenizar o tom” e dar um ar mais didático às tais “pérolas voadoras”, conforme se vê abaixo, publicado ainda este ano:

 

"A aeronave havia servido à South Africa Air e à empresa colombiana de aviação Avianca antes de ser abandonada (...)" (Revista Aero Magazine n.308, janeiro de 2020)

Na verdade, o nome correto da empresa é South African Airways.

Quer comprovação, além de saber que South Africa Air nunca existiu (pode pesquisar!)?

https://www.flysaa.com/

 

Por outro lado, o Blog carecia de maior debate, inclusive sobre as “pérolas”. Debates não faltavam em relação a outros assuntos, especialmente quanto a outros tipos de falhas da mídia especializada ou não, como notícias propositadamente falsas.

Há alguns meses, um anônimo começou a praticar o esporte de buscar as minhas falhas. “Esporte” porque é um exercício de gasto de energia e tempo, sem deixar de ser saudável. Chegamos ao debate tão necessário e aos “toques” de um autêntico “Grilo Falante”, embora meu nariz nunca tenha crescido a tal ponto de necessitar de um (risos), pelo contrário, só falo verdades e minha extrema sinceridade chegou a me custar inclusive algumas “amizades” (não as com “A” maiúsculo...). O que é compreensível na "Era do Mimimi". Quando digo que "só falo verdades" é isso mesmo, tudo tem respaldo de fontes, testemunhas, gravações em vídeo e áudio, fotos (até de tela do computador), emails etc.

Até mesmo o exercício de puxar as orelhas de quem erra tem base em estudos de pesquisadores e estudiosos de comunicação social, alguns deles amplamente citados em faculdades de jornalismo.

O que compreendi das falas do “Grilo”, primeiro: ele se sentiu incomodado por ser tocado na parte pessoal, diante de falhas que ele provavelmente cometeu (ao supostamente se dizer representante de um site de aviação), e quis se defender (nada mais natural). Segundo: sua principal crítica era eu estar misturando alhos com bugalhos, ou seja, autênticas e divertidas "pérolas" com erros de digitação e de pesquisa. Respondo, aqui, em primeira mão a ele e a outros, que isso não deixava de estar me incomodando também. Pois reconheço que nem tudo é de uma categoria ou de outra (digamos que “categoria” seja a palavra mais exata para explicar isso). Se bem que eu procuro mostrar a equivalência entre pequenos e grandes erros, que podem sim ter resultados do mesmo porte, independentemente da razão do descuido (desconhecimento mesmo ou erro de digitação), pois, no fim, todos acabam virando motivo de piada (e olha o tom divertido presente aqui de novo!) ou, pior, causar mal estar em anunciantes e leitores.

Mas É uma mudança a se considerar, especialmente nesta nova fase, em que eu resolvi, mais do que mostrar os erros, ajudar a quem precisa evitar cometê-los: os jornalistas profissionais ou não! Pois, isso está implícito na minha terceira compreensão da fala do “Grilo”, que seria “considerar as razões da falha”. E, para isso, ele me desafiou a apontar as minhas falhas, fazer uma autocrítica (estou fazendo) e relacioná-las. Para isso, devolvi o desafio e solicitei que relacionasse, no Blog, o que eu deveria mostrar e corrigir. Não estou duvidando que ainda existam, apesar de algumas correções já feitas, apenas peço ajuda a quem (não só Grilo) possa localizá-las para mim.


Um forte motivo para eu realmente proceder às mudanças necessárias também aqui é o curso recém-lançado de "Introdução à Aviação Civil para Jornalistas, Assessores de Imprensa e Fontes" que é e precisa ser didático no tratamento das falhas da imprensa.


De maneira que as atitudes a tomar são, a partir de agora, estas:

= Dar um tom mais didático à relação de falhas

= Mesmo sem selecioná-las por categorias (isso depende muito do ponto de vista do leitor, em algumas vezes), deixar claro que há essas categorias (falhas por desconhecimento, carência de pesquisa, erro de digitação e mesmo teimosia pura e simples)

= Porém, sempre que for necessário, inclusive para a apreensão da atenção, manter o humor sem ferir o brio alheio (é difícil, mas a coletividade sempre julgará isso mais do que o orgulho pessoal de um ou outro leitor).

= Criar o Quiz que dará ao leitor a oportunidade dele próprio localizar as falhas dos trechos expostos da mídia!


No entanto, me reservei ao direito de não aceitar mais comentários anônimos, e a razão não foi apenas a presença do "Grilo Falante" me dando esses "toques".

Por três vezes uma pessoa comentou em uma das entrevistas que publiquei no Blog fazendo sérias acusações criminosas quanto a uma pessoa. Não sou advogada e muito menos juíza para defender ou acusar ninguém quanto a isso. Não achei de bom tom continuar a receber esses comentários no Blog. Já em relação aos erros da imprensa e bastidores em geral da  aviação, convido, como sempre fiz, os leitores a debater no Blog mas postando como seguidores (já são 100!). Se eu dei a cara pra receber tapa, tanto que, ao contrário do que "Grilo" pode ter apostado, não tirei do ar nenhum dos comentários que ele postou e não o farei, que todos também se identifiquem para elogiar ou para criticar, para comentar ou observar, para contribuir ou para corrigir. 

 

Não duvide que aprendo com os erros dos outros e também os meus.  Nem todo mundo o faz, infelizmente!


Obrigada!!!


Solange Galante

 

2 comentários:

  1. Grilo também é cultura viuuu rsrsrsrsr.
    O que seria do corretor se não existissem erros.
    Parabéns a você, Solange, que mais uma vez, fez uma ótima limonada com os limões que lhe deram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Grilo também é cultura viuuu" Nunca neguei! kkkkkk Obrigada! ;)

      Excluir