segunda-feira, 27 de maio de 2019

SPEECH

E LÁ VEM AQUELA CHATA, DE NOVO, FALAR DE DIREITO AUTORAL!!!

Sim, sou eu mesma, falando, aqui, desse assunto...

(por Solange Galante)

Quem me acompanha há bastante tempo deve lembrar desse aviso, que eu colocava ao pé da chamada "edição mensal" da Caixa Preta:

ATENÇÃO!

Todos os textos e fotos postados neste Blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, a Lei de Direitos Autorias.
Algumas revistas, não só de aviação, se baseiam na Lei 5.988/73 que foi revogada pela Lei 9.610/98. Independentemente se você é jornalista formado e/ou registrado ou não, sendo autor de qualquer obra intelectual, fique atento!!!

Veja o texto da Lei EM VIGOR em:


Na era da Internet, fotos digitais, redes sociais etc todo mundo acaba achando que nada é de ninguém, nem foto, nem texto, nem imagem pessoal, nem número de documento etc etc etc. Bem, lamento informar que não é bem assim... O resultado? fotos íntimas compartilhadas e expondo as pessoas, adulteração de fatos e fotos gerando inclusive fake news e exploração de material por parte das publicações (revistas, internet etc), que deveriam reembolsar o autor do material que lhes cede a imagem ou conteúdo. Só que, se há Lei de Direitos Autorais ela deve ser cumprida e servir de parâmetro para, pelo menos, haver RESPEITO entre as partes.

Neste final de semana, esta minha foto abaixo...



...publicada originalmente em http://caixapretadasolange.blogspot.com/2015/12/plantao-caixa-preta_21.html (ou seja, aqui no MEU Blog), eu a encontrei em outro Blog (que não vou mencionar aqui, pois o motivo não é denegrir ninguém em particular) sem sequer menção de meu nome (está identificado o crédito no meu Blog), muito menos sem ter me pedido autorização para isso. Ao invés de informar ao proprietário do outro Blog privativamente, eu fiz meus comentários publicamente, no Blog dele. O que, claro, o deixou chateado. Mas não foi indelicadeza minha. Foi para chamar a atenção principalmente de seus leitores/internautas. Pois o proprietário do tal Blog deve ter recebido a foto de terceiros – caso não tenha sido ele mesmo que capturou a minha foto, é claro.

Há alguns anos, quando eu publicava a coluna Caixa Preta em um site de outra pessoa, escrevi uma matéria inédita para esse site. Meses depois, achei a minha mesma matéria publicada, também sem mencionarem a minha autoria, em um site de um Museu de aviação! Sem ter tido minha autorização! E como eu fiquei sabendo disso? Pela pior maneira possível. Eu tinha sugeriu o mesmo texto, que eu havia publicado só no site da outra pessoa (e publicado com meu nome como autora, tudo devidamente identificado) para publicação na revista Aero Magazine, onde eu colaborava. O editor, por acaso, viu o mesmo texto (sem qualquer nome como autoria) lá no site do Museu e achou que eu havia plagiado ou mesmo furtado o texto de outro autor! Mas consegui provar que era meu mesmo, pois o texto ainda estava no site onde eu publicava a Caixa Preta.

Questionado o administrador do site do Museu ele disse que havia recebido o texto como sugestão de um internauta. E o publicou sem saber e sem se importar em pesquisar de quem era. Ou seja: fulano viu o meu texto no site onde eu publicava Caixa Preta, deu Ctrl C / Ctrl V e mandou inocentemente como sugestão pro site do Museu, que (agradeço ter gostado do texto, senão não publicava) fez upload imediatamente.

Por isso, desde quando existe a Caixa Preta como Blog, independente, eu tenho como filosofia só aqui publicar meu material não utilizado por revistas, material inédito, ou republicação de material meu. Oriento as pessoas que corretamente me pedem permissão para republicar meu material em seus sites ou blogs, que apenas compartilhem o link do material no meu Blog. Pois, se eu permitir que material meu seja publicado aqui ou ali, posso até esquecer que permiti e perco o controle se alguém copiar do tal outro site ou blog e passar para terceiros, quartos, quintos, sextos etc...

No universo (ou devo dizer selva?) da internet há zilhões de sites e blogs com fotos e texto corretamente identificados quanto à autoria... ou não. O tal blog que publicou minha foto do Airbus da Vasp no cemitério de GRU sem autorização e sem crédito, na mesma página em que a minha foto aparece, tem outras fotos sem identificação. Algumas, capturadas do famoso site Airliners.net têm a identificação padrão desse site de fotos aeronáuticas mas acredito que não tenha a autorização de cada autor. Já usei fotos do Airliners em minhas matérias em revistas ou no Blog e, sempre que foi possível, pedi essa autorização aos autores. Sempre que estes me responderam, autorizaram sem qualquer custo. Nas raríssimas vezes em que publiquei ou publico fotos ou partes de textos sem identificação do autor, coloco claramente que não sei quem é ele, mas capturei o material aqui ou ali e deixo explícito que, a qualquer momento, se o autor se identificar, provar que o material é dele e pedir para eu retirar, eu retiro sim. Na hora, e sem mágoas.

Não, não é mimimi. Pesquise a respeito com escritores, músicos, atores, jornalistas, pesquisadores. A pessoa cria um trabalho e tem que ter esse trabalho respeitado. Muitos, como eu, vivem do que produzem de texto ou foto. O mínimo a fazer é colocar a autoria. O certo é pagar pelo trabalho alheio. Mesmo que for foto de Spotter, o autor tem todo o direito a ser indenizado pelo uso. Internet, em especial, não deve ser terra de ninguém.

É difícil acompanharmos o uso indevido ou não de tudo o que produzimos mas, sempre que o autor ou autora der a sorte (ou o azar) de encontrar o material em local não autorizado, pode e deve questionar quem o está usando e pedir remuneração ou a retirada do ar, como eu fiz. Mimimi é a pessoa achar que tem o direito de ser dono ou dona do material alheio, mesmo que o esteja valorizando ao reproduzi-lo. Lembrando mais uma vez: se há Lei, existe crime nisso. 

Aliás, se alguém achar material meu suspeito de ter sido utilizado indevidamente, ou sabe a autoria de material no meu Blog que não identifiquei corretamente, por fsvor, ME AVISE imediatamente!!! E será recompensado por isso!!!

A chata voltará ao assunto sempre que for necessário, tá bom???

Obrigada!!!!

2 comentários:

  1. Já fui vítima N vezes de ter a foto "chupada" na cara dura.
    E quando você tenta o contato, parece que o errado é você.
    A última que me aconteceu foi de um jornal conceituado em Curitiba, e o senhor que era o responsável pelo setor, me tratou muito grosseiramente, dando a impressão que Eu seria um aproveitador e querer ganhar um dinheiro fácil.
    Após eu ter lhe chamado na "xinxa", viu que estava errado e me depositou o valor da foto.


    ResponderExcluir
  2. Pois é, e comigo também aconteceu de eu ser intimidada pelo autor do uso do material. Era eu sozinha, cara a cara, versus o cara, a esposa dele e dois advogados. Não quis entrar em acordo, entrei na Justiça, levou 11 anos mas ganhei 17 vezes mais do que eu pedia em dinheiro inicialmente.

    ResponderExcluir