ACIDENTES AÉREOS DEMAIS NO BRASIL?
(O TEXTO ABAIXO FOI INSTIGADO PELA NOTÍCIA " Morte de Gabriel Diniz: por que o Brasil tem tantos acidentes com aviões de pequeno porte? " publicado no Portal Uol em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2019/05/27/morte-de-gabriel-diniz-desvio-de-funcao-de-avioes-menores-aumenta-risco-de-acidentes-avaliam-especialistas.htm?fbclid=IwAR0yFucN6bHwp_PxGJMYH5y20Sr55jYsSrwKtZXkvi6X0_IuQ-mgV4jMv5U )
(por Lauro Ney Batista)
Cada vez que acontece um acidente aéreo com alguma celebridade é sempre a mesma coisa: Um festival de bobagens, especulações e "achismos" em toda mídia. Aviões de todo tipo e tamanho caem todos os dias e por inúmeros motivos, mas geralmente só aviões grandes e/ou com muitas fatalidades e/ou quando morre alguém famoso é que viram notícia. Se esse avião de aeroclube tivesse se acidentado só com os pilotos, provavelmente só seria notícia na cidade local e nos grupos ligados à Aviação nas redes sociais. Mas como faleceu alguém famoso, então virou assunto principal na mídia e motivo de debate de "especialistas". A aviação tem problemas no mundo todo. Não é apenas aqui no Brasil e são por "N" motivos. Mas se querem se fixar apenas no "desvio de função" e "falta de manutenção", então o principal "culpado" são os altos custos e as dificuldades burocráticas do setor aqui no Brasil. Só quem tem avião ou trabalha nesse segmento para saber as dificuldades. Se até as grandes empresas aéreas quebram aos montes no Brasil, imaginem as pequenas. Aí, quando alguém com um pouco mais de dinheiro (um novo executivo, um artista em ascensão, etc.) descobre que só um voo fretado poderá atender às suas necessidades, também descobre que, exceto pelos grandes centros (SP, RJ e olhe lá...), a aviação executiva praticamente INEXISTE no Brasil. Então, quais as alternativas? Para quem tem “amigos” com jatinho para emprestar, tais como alguns políticos, fica fácil. Mas, e quem não tem?? Então, antes de ficar “apontando o dedo” e elegendo “culpados”, tentem conhecer (e se possível viver) o dia-a-dia de quem trabalha na aviação no Brasil. Existem erros e abusos? Certamente. Mas se tivéssemos as mesmas condições operacionais que nos países civilizados (os EUA, por exemplo), a situação seria muito diferente.
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(por Solange Galante)
Quando Aviação não é sinônimo de "brinquedinho de rico, acessível apenas aos endinheirados para passearem em locais paradisíacos", é considerada "mal necessário" – necessária, mas MAL – ou um transporte demoníaco ou fábrica de cadáveres. Tá mais do que na hora da aviação ser tratada com seriedade: um meio de transporte importante, caro, porque tem um alto grau de exigências quanto à segurança e tanto seus problemas quanto dificuldades devem ser encarados de frente visando serem solucionados por meio de fiscalização eficiente e eficaz, coerência e lógica na regulamentação e até tratamento menos sensacionalistas por parte da imprensa. Para podermos começar a conversa.
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