O que significa esse acordo Embraer e Boeing?
(foto: Rosvalmir Afonso Delagassa)
(foto: Rosvalmir Afonso Delagassa)
(por Ruy Flemming)
Estamos caminhando para a nossa destinação.
A criação da Embraer foi uma daquelas raras iniciativas que deram certo e não chamam a atenção do mundo com relação a corrupção e carnaval.
Mas deu certo por quê?
Deu certo porque muito antes dela alguém (Montenegro) pensou em criar um centro de desenvolvimento de competências. ITA.
Deu certo porque uma série de coincidências reuniram condições pra que fosse criada.
Deu certo porque tinha um cara f..., Ozires Silva, que chamo de partícula aglutinadora de competências.
Nossa querida Embraer hoje passou a ser muito mais Boeing que Embraer.
Acredite! Quem manda nessa questão são os investidores. Enquanto a gente bota a bandeira na janela por causa de um jogo de futebol, investidores não têm bandeira e apostam onde dá certo.
Se apostaram na Embraer é porque estava dando certo.
Mas e o futuro?
Investidores são os caras que fazem o mundo girar.
Outras gigantes da aviação sucumbiram e não existem mais.
80% pra Boeing e 20% pra Embraer?
Se a gente olhar pro tamanho de cada uma saímos no lucro!
Nossa destinação, enquanto não apostarmos na educação, será a de assumirmos sempre um papel de coadjuvante.
A educação de qualidade, sem bandeiras, é a base para resolver absolutamente todos os problemas que afligem nosso povo.
A destinação de quem não promove o desenvolvimento intelectual do povo é ser absorvido pelo mundo que busca os saudáveis resultados.
O papo é longo, mas vou ficar por aqui.
Está na hora de conversar com meus gurus.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
(por Solange Galante)
Na indústria, a própria Embraer absorveu a Neiva.
Na aviação comercial, a Lan absorveu a TAM.
São apenas dois de dezenas ou centenas de exemplos mundo afora.
Num país que destruiu a Petrobras, você queria o quê? Não é melhor assim, antes que alguma sombra negra sobrevoe a fabricante de São José dos Campos, que, hoje, já é mais americana que brasileira, e desde anos atrás, quando aterrissou em Fort Lauderdale e, depois, em Melbourne?
Quando eu era criança, estranhava não ter "fábrica de avião grande" no Brasil. Sim, já tive "preconceito" contra o Bandeirante...
Mas, ao crescer e conhecê-la melhor, reconheço e comemoro cada produto de orgulho que a Embraer deu ao nosso país. E foram muitos os motivos para nos orgulharmos dela!
Continuaremos nos orgulhando, disto eu tenho certeza!
Incrível este material, Amo a Embraer e tenho muito orgulho desta empresa,algo pequeno que ficou tão grande! Quem diria, fiquei muito triste ao saber que a Embraer praticamente não existe mais,pelo menos não como antes mas...foi um mau necessário nem todas as coisas dão certo por tanto tempo mas a Embraer deo certo!!!
ResponderExcluirCom a fusão Bombardier/Airbus, não resta à Boeing e Embraer uma fusão. Mercado é isto fusão para não perder mercado.$$$$ Mas, cuidado com China, Japão, Rússia...
ResponderExcluir