30 de setembro de 2013
AGORA É A VEZ DA TRANSBRASIL E DOS
TRÊS IRMÃOS ARCO-ÍRIS
Até
hoje, a página mais visitada do nosso Blog foi esta: http://caixapretadasolange.blogspot.com.br/2012/09/caixa-preta-85_28.html. O porquê é óbvio: nela constam as fotos
exclusivas que fizemos dentro dos aviões da Transbrasil, publicadas também na
revista Avião Revue meses antes dessa edição do Blog. Desde então, a
expectativa era sobre a data do leilão dos “três irmãos arco-íris”, os Boeing
767-200 que estão em Brasília. Pois, o leilão das aeronaves da Transbrasil foi
marcado, finalmente: 22 de outubro próximo, coincidentemente, véspera do Dia do
Aviador. Mais informações: https://www.freitasleiloesonline.com.br/homesite/Lotes.asp?CodLeilao=735.
Vamos
aos FATOS:
1) O CNJ (Conselho/Corregedoria Nacional
de Justiça) está cumprindo (também em relação à Vasp) a promessa de leiloar
pelo menos algumas aeronaves inteiras para quem quiser preservá-las – vide Vasp;
2) Embora o avião mais importante da Transbrasil
e ainda entre nós seja o PT-TAA, o primeiro Boeing 767-200 recebido pela
companhia, ele é o que está em pior estado de conservação, praticamente se
desmanchando sozinho;
3) O avião melhor preservado é o PT-TAC.
Com uma boa faxina, ele fica novo, sem exageros!
4) O PT-TAB está menos deteriorado que o
TAA. Por deteriorização/preservação incluo a presença de instrumentos e
equipamentos em geral, ou seja, está mais inteiro por dentro também.
5) O Cmte. Felippe Wagner, fundador da
escola de aviação EWM, de São Paulo, que foi também o piloto da Transbrasil que
trouxe o TAA para nosso país, já me tinha revelado, no ano passado, seu
interesse em trazer a cabine de comando do TAA para as escola, para
preservá-la. Mas já está ciente que a mesma está bem deteriorada e com instrumentos
faltando;
6) Desmontar um avião e remontá-lo não
sai barato. Transportá-lo, mesmo desmontado, de Brasília para qualquer outro
lugar, também tem custos elevados. A opção mais barata é usar a tesoura
hidráulica, encher um caminhão de sucata e vender os pedacinhos para um
ferro-velho, como acontece com a maioria dos aviões em todo o mundo. Mas isso
não impede que se possa “recortar” partes específicas da fuselagem, como onde
há a matrícula, e preservar trem de pouso, flapes, portas etc para preservação
dessas partes.
Conclusão:
Para quem não tem grana, nem
equipamento, nem tempo, nem ideia de como arrematar, transportar e guardar um
Boeing 767-200 as opções que eu vejo para preservarmos pelo menos parte dos
aviões da Transbrasil que serão levados a leilão são:
1) Fazer um “pool”, ou a popularmente
chamada “vaquinha” para arrematar um dos aviões. Mas não sem antes pensar no
desmonte, “picotagem” e transporte, conforme expliquei acima.
2) Ficar atento ao arremate dos aviões e
negociar com o(s) arrematadores, dependendo de suas intenções, a compra de
partes específicas das aeronaves.
Se
eu pudesse, arremataria pelo menos o TAC, melhor conservado, e doaria a cabine
dele para o Cmte. Felippe Wagner, cuja vida foi muito ligada a pelo menos um
deles (o TAA) para que ele pudesse tê-la em sua prestigiada escola. Observo que,
no momento em que escrevo esta coluna, ele se encontra hospitalizado, embora
sem gravidade, o que tem sido constante devido à sua avançada idade, e ainda
não pude trocar ideias com ele sobre o leilão vindouro, o que farei tão logo
consiga.
CAIXA
PRETA está aberta á sugestões quanto ao caso Transbrasil. Não fiquemos apenas
resmungando pelos cantos, mãos à obra, gente, vamos tentar, pelo menos, dar
nossa contribuição à preservação aeronáutica!.
* * * * * * * * * *
MUITO OBRIGADO, JÖRG
WABER!!!
Por contatar
quase que diariamente assessorias de imprensa terceirizadas e assessores de
imprensa das próprias empresas aéreas, dos segmentos comercial e executivo, posso
afirmar que os jornalistas nem sempre são bem atendidos, tanto que, desde o ano
passado, comecei a divulgar os piores atendimentos que já encarei.
Por
assessores de imprensa das próprias empresas incluo gerentes, superintendentes,
diretores, vices-presidentes e mesmo presidentes que dificultam ou auxiliam, e
muito, o trabalho da imprensa, especializada ou não. Sem a boa vontade deles,
também nenhuma assessoria de imprensa terceirizada consegue nos atender.
Nos
últimos anos, a Lufthansa teve Jörg Waber como Diretor de Comunicação
Corporativa da Lufthansa para a América Latina. Conheci o Jörg em um
micro-ônibus, indo, junto com jornalistas, para um evento da Embraer em São
José dos Campos (entrega de um EJet para a Lufthansa Regional). Ele era o único
executivo a bordo.
Poucos
anos depois, ele conseguiu o que pode para me ajudar em minha visita à Europa,
onde visitei inclusive a Lufthansa Technik de Hamburgo e pude voar entre essa
cidade e Frankfurt, ida e volta, em um avião usando combustível alternativo,
que rendeu uma bela reportagem na Avião Revue. Graças aos cotatos do Jörg
também pude me hospedar em um hotel VVIP (Steigenberger Frankfurter Hof).
Entre
outras missões concluídas com êxito, desde simples informações por escrito
sobre a empresa, a maior foi ele ter me acompanhado em um voo cargueiro da
Lufhtansa Cargo, cuja reportagem saiu recentemente também na Avião Revue. Ele,
que, como eu, não tinha automóvel (alguém já viu diretor de empresa sem
automóvel? rs) me reembolsou o táxi até a casa dele, de lá tomamos outro táxi e
seguimos juntos de madrugada para Viracopos, onde tomamos o MD-11F. Embarcamos
para Manaus e, tão logo chegou na capital amazonense, Jörg voltou rapidinho, em
outra companhia, para casa e para a família. Sequer levara qualquer bagagem de
mão! Esse sacrifício todo, sem deixar o sorriso e o bom humor de lado! Aliás,
também havia sido seu primeiro voo e um cargueiro, e ele “curtiu” muito a
aventura!
Com
português impecável, esposa e filhinha brasileiras, Jörg Waber despediu-se dos jornalistas
no último dia 12 para assumir uma nova função na Lufthansa Systems, outra
empresa do Grupo Lufthansa. Agora, ele já se mudou “de mala e cuia”, com a
família, inclusive, para Frankfurt, com dor no coração de ter que deixar o
Brasil, que sempre amou – apesar do Brasil não funcionar tão “redondinho”
quanto a Alemanha – mas assumindo nova responsabilidade profissional. No almoço
de despedida, realizado no Restaurante Praça São Lourenço, já nos convidou para
conhecer sua casa, quando estivéssemos em Frankfurt, seja quando fosse.
Jörg, se
todas as empresas tivessem pessoas que respeitassem os jornalistas como a
Lufthansa teve você – e, certamente, ela continuará a nos respeitar por meio da
parceira de alguns anos, a Egom Assessoria de Imprensa – estaríamos muito
felizes em nossa missão de informar nossos leitores, telespectadores, ouvintes,
internautas!
Muito
obrigado, em nome de todos colegas, muito obrigada, e votos de contínuo sucesso
e felicidades a você e sua família!!!
(Foto: Solange Galante)
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Conheça o desempenho das principais
companhias aéreas mundiais em 2012 pelo ranking da revista Flight
Global/Airline Business, a seguir.
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CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES
Voltamos
a divulgar nosso Concurso. As fotos dos brindes estão na Caixa Preta # 94, de
30 de junho de 2013 (no ar em 01 de julho).
Quero
convidar meus leitores a me ajudar a escolher a cara de uma das principais
companhias aéreas fictícias da história que compõe o romance de aviação que
estou finalizando. Batizada como “Manche Negro”, ela utiliza basicamente
equipamento Boeing 737-300 e suas cores são quentes: vermelho, laranja e
amarelo. Vamos às regras:
1)
Usar como base um Boeing 737-300 com as cores vermelho, laranja e amarelo sobre
fundo branco e o nome Manche Negro, criando também uma logomarca a ser
estampada na fuselagem e/ou cauda;
2)
Criar a pintura sobre desenho ou foto da aeronave de perfil, ambos os lados;
3)
Evitar usar esquema visual de companhia aérea já existente (real);
4)
Enviar o desenho somente por e-mail para remigedeaguia@bol.com.br com o titulo (assunto da mensagem)
“Manche Negro”;
5)
Acrescentar seu(s) telefone (s) e nome completo ao e-mail.
6)
Utilize a técnica que quiser para desenhar/pintar a ilustração;
7)
Caso use como base uma foto real de Boeing 737-300 (foto retocada) envie uma
declaração de que a foto de base é de sua autoria, com seus dados completos
(nome, idade, endereço e dados da foto: onde foi tirada, data, câmera), para o
caso de contestação por parte de outra pessoa.
Justamente
para o caso de contestação de foto quanto ao uso de foto original ou utilização
de imagem de propriedade de outra pessoa ou de companhia aérea real, todos os
trabalho recebidos serão publicados neste Blog para que demais leitores ajudem
na fiscalização dos mesmos. Eles estarão expostos até o final de janeiro de
2014 (prazo prorrogável).
A
escolha dos melhores trabalhos se dará por etapas, a meu critério pessoal, e
será divulgada à medida que alguns trabalhos forem sendo preferidos, até restar
apenas dois, quando estes sim serão escolhidos pelos leitores do Blog por meio
de seus comentários postados unicamente no próprio Blog Caixa Preta da Solange.
Agora,
os incentivos.
As
fotos a seguir são de brindes que serão doados ao vencedor final, com envio
gratuito pelo Correio (modalidade PAC) ao endereço do vencedor, conforme
relação a seguir:
Livro
“Luftwafe over America” (Manfred Grihel), 256 páginas, em inglês
Um
caderno-agenda Safran Turbomeca
Um
caderno-agenda Embraer
Uma
agendinha da Gol Linhas Aéreas
Uma
caneta esferográfica azul Embraer
Um
chaveiro em metal Embraer Ipanemão
Uma
camisa AgustaWestland AW 169, tamanho G
Uma
camisa 10 Anos Expo Aero Brasil tamanho GG
Haverá
ainda a possibilidade da ilustração ser utilizada futuramente como capa do
livro.
Todos
os objetos são novos, sem uso.
Restam
dúvidas? Escreva-me!
PARTICIPEM!!!!
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“NOSSAS
PRINCIPAIS SEÇÕES”
CAIXA PRETA DE CAMÕES
“(...) pois ali nasceu
os alicerces da política nacional de aviação civil (...).”
(Revista 1)
É claro que “nasceram” os alicerces...
“O sistema de
brasileiro de aviação civil brasileiro vive um momento bastante
delicado.”
(Revista 1, mesma edição e página acima)
Tá sobrando coisa nessa frase...
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DEU N@ INTERNET
09/09/2013 - 13h48
Nota Oficial - Esclarecimento sobre
reportagem do Programa Mais Você
Em relação à reportagem “Balão ecologicamente
correto: 100% seguro e garantia de diversão!”, veiculada hoje, nove de setembro,
no programa Mais Você, da Rede Globo de Televisão, este Centro esclarece o
seguinte:
A soltura de balões, mesmo aqueles sem fogo,
representa um real perigo para a aviação. Por voar sem controle direcional no
espaço aéreo utilizado por aeronaves, os balões oferecem risco à navegação
aérea devido à possibilidade de ocorrer uma colisão deste tipo de artefato com
as aeronaves.
Dependendo da velocidade da aeronave e da massa
do balão, o choque pode ocasionar até mesmo a queda do avião. Por exemplo, se
um balão de 15 kg, que é um balão pequeno, colidir com um avião que esteja
voando a uma velocidade de 300 km/h, o impacto será da ordem de três toneladas
e meia, o que poderá causar um acidente de grandes proporções.
Segundo dados do Centro de Investigação e
Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão subordinado ao Comando da
Aeronáutica, somente em 2013 foram relatadas, por pilotos e controladores de
tráfego aéreo, 107 situações de risco envolvendo balões entre o Rio de Janeiro
e São Paulo.
Cabe destacar que essa atividade pode ser
enquadrada como atentado contra a segurança do transporte aéreo, conforme
previsto no artigo 261 do Código Penal Brasileiro, por expor a perigo aeronave
ou envolver ato que tende a impedir ou dificultar a navegação aérea.
Brasília, 9 de setembro de 2013
Brasília, 9 de setembro de 2013
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da
Aeronáutica
Fonte: CECOMSAER
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NOSSA NADA MODESTA COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS
(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos contar os pecados, mas vamos manter sigilo dos pecadores – para eles não processarem a gente!!!)
A Pérola da imprensa especializada em maio de 2011 (revista 01)
“O Super
Tucano, avião de treinamento militar em operação desde o início da década dos
1980 (...).”
Na verdade, quem
começou a operar na década de 1980 foi o EMB-312 Tucano. O Super Tucano
(EMB-314) foi desenvolvido a partir de 1986 mas o protótipo voou oficialmente
pela primeira vez em 20 de maio de 1993 e só entrou em operação, na FAB, em 2004.
A Pérola da imprensa especializada em janeiro de 2012 (revista 01)
“A
aviação militar brasileira teve um ano com boas e más notícias. Na verdade, foi
apenas uma notícia ruim, já esperada para o mês de janeiro. Logo no início do
ano, a Embraer foi avisada que os Estados Unidos suspenderam a compra de 20
turbo-hélices Surper Tiucano, que deveriam ser entregues a partir de 2013. O
valor do contrato assinado no dia 22 de dezembro de 2011 era de US$ 355
milhões. A suspensão veio logo após a Hawker Beechcraft, fabricante do T-6
Texan II, contestar na justiça dos Estados Unidos a sua derrota na licitação no
dia 27 de dezembro do ano passado.”
O problema aqui é que a
edição da revista é de janeiro de 2012, portanto deveria haver um
esclarecimento de que essa derrota foi na licitação de 27 de dezembro de 2011, para não confundir o leitor, que poderia achar ser dezembro de 2012.
A Pérola da imprensa especializada em outubro de 2012 (revista 01)
“A empresa
(British Airways) foi criada em 1927
e, nesta época, chamava-se Imperial Airways..”
Na verdade, a BA é bem mais recente. Sua história, na verdade, é bastante complexa, mas todas as empresas
que a precederam não eram exatamente a British Airways que todos conhecemos
hoje. Abaixo, alguns links e trecho dos mesmos, sobre a criação da BA em 1974:
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VALE A PENA LER
DE NOVO
De
CAIXA PRETA
# 22/2001
(DIRETAMENTE DA PRÓPRIA CAIXA PRETA,
ou seja, diálogos verídicos... )
ACHO
QUE JÁ ESTOU ATRASADO...
Congestionamento
no solo, em Congonhas: inúmeros vôos querendo liberação de plano de vôo...
Controlador
Tráfego, para um dos aviões:
-- Acuse
horário previsto para a partida.
O
piloto responde:
-- Já
passou há muito tempo...
ME DÁ UMA LUZ!
Piloto
em avião na aproximação, para Torre de Congonhas:
--
Hoje está sem o VASIS*, senhor?
Torre:
--
Aqui está brilho três.
--
Pois daqui está sem brilho nenhum!
(*Equipamento
auxiliar para aproximação, através de luzes.)
BÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!
Piloto
em avião que acabou de pousar na pista de Congonhas, recém-recapeada,
desabafando para o controlador da Torre:
--
Esse recapeamento é um horror! A aeronave pula como um carneiro!
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DIRETAMENTE
DOS NOSSOS “ARCHIVOS”
O “Jornal de Aviação”
foi criado pelo saudoso jornalista especializado em aviação Lenildo Tabosa
Pessoa e circulou durante alguns anos em meados da década de 1980. Um dos
destaques eram as matérias de medicina de Aviação da Dra. Lenira Tabosa Pessoa,
médica da Varig, bem como de Marco Antônio Coelho Pullin, instrutor de voo,
pintor e ilustrador.
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– “PENSAR
PARA VOAR” –
(PENSAMENTOS E FRASES
RELACIONADOS À AVIAÇÃO)
“Pilotar é 5% talento e 95% disciplina, trabalho, leitura dos
manuais, conhecimento das normas aeronáuticas, da meteorologia e respeito aos
limites da máquina." (Cmte. Cleiotn Sérgio Souza, do CTA Táxi Aéreo)
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CAIXA COR
DE ROSA
Espaço dedicado à mulheres da aviação.
Comissárias de voo, pilotos, esportistas de todas categorias, mecânicas: este
espaço é SEU para publicar o que quiser, desde denúncias até humor, crônicas,
contos etc. Participe! Vamos mostrar como são os sentimentos das mulheres em relação
à Aviação!
A Cmte.
Kalina Cox Comenho foi a primeira piloto da Varig e a primeira comandante
mulher da Emirates Airline. Pessoa nota 10, com quem conversei muito quando ela
estava no Brasil. Agora que ela está nos Emirades Árabes não deu retorno à minha
solicitação para uma entrevista, sabe-se lá porque, embora tenha confirmado ter
recebido meus recados, e-mails etc. Como nosso relacionamento de amizade nunca
foi ruim, só tenho a dizer: Saudades, Kalina! Admiro sua carreira vitoriosa!
Sucesso, sempre!!!
(Revista Flap
Internacional)
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pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, a Lei de Direitos Autorias.
ATENÇÃO! Algumas revistas, não só de aviação, se baseiam na
Lei 5.988/73 que foi revogada pela Lei 9.610/98. Independentemente se você é
jornalista formado e/ou registrado ou não, sendo autor de qualquer obra
intelectual, fique atento!!!
Veja o texto da Lei EM VIGOR em:
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