segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CAIXA PRETA # 97

30 de setembro de 2013

AGORA É A VEZ DA TRANSBRASIL E DOS TRÊS IRMÃOS ARCO-ÍRIS

Até hoje, a página mais visitada do nosso Blog foi esta: http://caixapretadasolange.blogspot.com.br/2012/09/caixa-preta-85_28.html. O porquê é óbvio: nela constam as fotos exclusivas que fizemos dentro dos aviões da Transbrasil, publicadas também na revista Avião Revue meses antes dessa edição do Blog. Desde então, a expectativa era sobre a data do leilão dos “três irmãos arco-íris”, os Boeing 767-200 que estão em Brasília. Pois, o leilão das aeronaves da Transbrasil foi marcado, finalmente: 22 de outubro próximo, coincidentemente, véspera do Dia do Aviador. Mais informações: https://www.freitasleiloesonline.com.br/homesite/Lotes.asp?CodLeilao=735.
Vamos aos FATOS:
1)    O CNJ (Conselho/Corregedoria Nacional de Justiça) está cumprindo (também em relação à Vasp) a promessa de leiloar pelo menos algumas aeronaves inteiras para quem quiser preservá-las – vide Vasp;
2)    Embora o avião mais importante da Transbrasil e ainda entre nós seja o PT-TAA, o primeiro Boeing 767-200 recebido pela companhia, ele é o que está em pior estado de conservação, praticamente se desmanchando sozinho;
3)    O avião melhor preservado é o PT-TAC. Com uma boa faxina, ele fica novo, sem exageros!
4)    O PT-TAB está menos deteriorado que o TAA. Por deteriorização/preservação incluo a presença de instrumentos e equipamentos em geral, ou seja, está mais inteiro por dentro também.
5)    O Cmte. Felippe Wagner, fundador da escola de aviação EWM, de São Paulo, que foi também o piloto da Transbrasil que trouxe o TAA para nosso país, já me tinha revelado, no ano passado, seu interesse em trazer a cabine de comando do TAA para as escola, para preservá-la. Mas já está ciente que a mesma está bem deteriorada e com instrumentos faltando;
6)    Desmontar um avião e remontá-lo não sai barato. Transportá-lo, mesmo desmontado, de Brasília para qualquer outro lugar, também tem custos elevados. A opção mais barata é usar a tesoura hidráulica, encher um caminhão de sucata e vender os pedacinhos para um ferro-velho, como acontece com a maioria dos aviões em todo o mundo. Mas isso não impede que se possa “recortar” partes específicas da fuselagem, como onde há a matrícula, e preservar trem de pouso, flapes, portas etc para preservação dessas partes.

Conclusão:

Para quem não tem grana, nem equipamento, nem tempo, nem ideia de como arrematar, transportar e guardar um Boeing 767-200 as opções que eu vejo para preservarmos pelo menos parte dos aviões da Transbrasil que serão levados a leilão são:
1)    Fazer um “pool”, ou a popularmente chamada “vaquinha” para arrematar um dos aviões. Mas não sem antes pensar no desmonte, “picotagem” e transporte, conforme expliquei acima.
2)    Ficar atento ao arremate dos aviões e negociar com o(s) arrematadores, dependendo de suas intenções, a compra de partes específicas das aeronaves.

Se eu pudesse, arremataria pelo menos o TAC, melhor conservado, e doaria a cabine dele para o Cmte. Felippe Wagner, cuja vida foi muito ligada a pelo menos um deles (o TAA) para que ele pudesse tê-la em sua prestigiada escola. Observo que, no momento em que escrevo esta coluna, ele se encontra hospitalizado, embora sem gravidade, o que tem sido constante devido à sua avançada idade, e ainda não pude trocar ideias com ele sobre o leilão vindouro, o que farei tão logo consiga.

CAIXA PRETA está aberta á sugestões quanto ao caso Transbrasil. Não fiquemos apenas resmungando pelos cantos, mãos à obra, gente, vamos tentar, pelo menos, dar nossa contribuição à preservação aeronáutica!.

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MUITO OBRIGADO, JÖRG WABER!!!

Por contatar quase que diariamente assessorias de imprensa terceirizadas e assessores de imprensa das próprias empresas aéreas, dos segmentos comercial e executivo, posso afirmar que os jornalistas nem sempre são bem atendidos, tanto que, desde o ano passado, comecei a divulgar os piores atendimentos que já encarei.
Por assessores de imprensa das próprias empresas incluo gerentes, superintendentes, diretores, vices-presidentes e mesmo presidentes que dificultam ou auxiliam, e muito, o trabalho da imprensa, especializada ou não. Sem a boa vontade deles, também nenhuma assessoria de imprensa terceirizada consegue nos atender.
Nos últimos anos, a Lufthansa teve Jörg Waber como Diretor de Comunicação Corporativa da Lufthansa para a América Latina. Conheci o Jörg em um micro-ônibus, indo, junto com jornalistas, para um evento da Embraer em São José dos Campos (entrega de um EJet para a Lufthansa Regional). Ele era o único executivo a bordo.
Poucos anos depois, ele conseguiu o que pode para me ajudar em minha visita à Europa, onde visitei inclusive a Lufthansa Technik de Hamburgo e pude voar entre essa cidade e Frankfurt, ida e volta, em um avião usando combustível alternativo, que rendeu uma bela reportagem na Avião Revue. Graças aos cotatos do Jörg também pude me hospedar em um hotel VVIP (Steigenberger Frankfurter Hof).
Entre outras missões concluídas com êxito, desde simples informações por escrito sobre a empresa, a maior foi ele ter me acompanhado em um voo cargueiro da Lufhtansa Cargo, cuja reportagem saiu recentemente também na Avião Revue. Ele, que, como eu, não tinha automóvel (alguém já viu diretor de empresa sem automóvel? rs) me reembolsou o táxi até a casa dele, de lá tomamos outro táxi e seguimos juntos de madrugada para Viracopos, onde tomamos o MD-11F. Embarcamos para Manaus e, tão logo chegou na capital amazonense, Jörg voltou rapidinho, em outra companhia, para casa e para a família. Sequer levara qualquer bagagem de mão! Esse sacrifício todo, sem deixar o sorriso e o bom humor de lado! Aliás, também havia sido seu primeiro voo e um cargueiro, e ele “curtiu” muito a aventura!
Com português impecável, esposa e filhinha brasileiras, Jörg Waber despediu-se dos jornalistas no último dia 12 para assumir uma nova função na Lufthansa Systems, outra empresa do Grupo Lufthansa. Agora, ele já se mudou “de mala e cuia”, com a família, inclusive, para Frankfurt, com dor no coração de ter que deixar o Brasil, que sempre amou – apesar do Brasil não funcionar tão “redondinho” quanto a Alemanha – mas assumindo nova responsabilidade profissional. No almoço de despedida, realizado no Restaurante Praça São Lourenço, já nos convidou para conhecer sua casa, quando estivéssemos em Frankfurt, seja quando fosse.
Jörg, se todas as empresas tivessem pessoas que respeitassem os jornalistas como a Lufthansa teve você – e, certamente, ela continuará a nos respeitar por meio da parceira de alguns anos, a Egom Assessoria de Imprensa – estaríamos muito felizes em nossa missão de informar nossos leitores, telespectadores, ouvintes, internautas!
Muito obrigado, em nome de todos colegas, muito obrigada, e votos de contínuo sucesso e felicidades a você e sua família!!!


(Foto: Solange Galante)


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Conheça o desempenho das principais companhias aéreas mundiais em 2012 pelo ranking da revista Flight Global/Airline Business, a seguir.




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CONCURSO DE ILUSTRAÇÕES

Voltamos a divulgar nosso Concurso. As fotos dos brindes estão na Caixa Preta # 94, de 30 de junho de 2013 (no ar em 01 de julho).
Quero convidar meus leitores a me ajudar a escolher a cara de uma das principais companhias aéreas fictícias da história que compõe o romance de aviação que estou finalizando. Batizada como “Manche Negro”, ela utiliza basicamente equipamento Boeing 737-300 e suas cores são quentes: vermelho, laranja e amarelo. Vamos às regras:
1) Usar como base um Boeing 737-300 com as cores vermelho, laranja e amarelo sobre fundo branco e o nome Manche Negro, criando também uma logomarca a ser estampada na fuselagem e/ou cauda;
2) Criar a pintura sobre desenho ou foto da aeronave de perfil, ambos os lados;
3) Evitar usar esquema visual de companhia aérea já existente (real);
4) Enviar o desenho somente por e-mail para remigedeaguia@bol.com.br com o titulo (assunto da mensagem) “Manche Negro”;
5) Acrescentar seu(s) telefone (s) e nome completo ao e-mail.
6) Utilize a técnica que quiser para desenhar/pintar a ilustração;
7) Caso use como base uma foto real de Boeing 737-300 (foto retocada) envie uma declaração de que a foto de base é de sua autoria, com seus dados completos (nome, idade, endereço e dados da foto: onde foi tirada, data, câmera), para o caso de contestação por parte de outra pessoa.
Justamente para o caso de contestação de foto quanto ao uso de foto original ou utilização de imagem de propriedade de outra pessoa ou de companhia aérea real, todos os trabalho recebidos serão publicados neste Blog para que demais leitores ajudem na fiscalização dos mesmos. Eles estarão expostos até o final de janeiro de 2014 (prazo prorrogável).
A escolha dos melhores trabalhos se dará por etapas, a meu critério pessoal, e será divulgada à medida que alguns trabalhos forem sendo preferidos, até restar apenas dois, quando estes sim serão escolhidos pelos leitores do Blog por meio de seus comentários postados unicamente no próprio Blog Caixa Preta da Solange.
Agora, os incentivos.
As fotos a seguir são de brindes que serão doados ao vencedor final, com envio gratuito pelo Correio (modalidade PAC) ao endereço do vencedor, conforme relação a seguir:
Livro “Luftwafe over America” (Manfred Grihel), 256 páginas, em inglês
Um caderno-agenda Safran Turbomeca
Um caderno-agenda Embraer
Uma agendinha da Gol Linhas Aéreas
Uma caneta esferográfica azul Embraer
Um chaveiro em metal Embraer Ipanemão
Uma camisa AgustaWestland AW 169, tamanho G
Uma camisa 10 Anos Expo Aero Brasil tamanho GG
Haverá ainda a possibilidade da ilustração ser utilizada futuramente como capa do livro.
Todos os objetos são novos, sem uso.
Restam dúvidas? Escreva-me!
PARTICIPEM!!!!



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“NOSSAS PRINCIPAIS SEÇÕES”

CAIXA PRETA DE CAMÕES

“(...) pois ali nasceu os alicerces da política nacional de aviação civil (...).”

(Revista 1)
É claro que “nasceram” os alicerces...

“O sistema de brasileiro de aviação civil brasileiro vive um momento bastante delicado.”
(Revista 1, mesma edição e página acima)
Tá sobrando coisa nessa frase...

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DEU N@ INTERNET

09/09/2013 - 13h48
Nota Oficial - Esclarecimento sobre reportagem do Programa Mais Você

Em relação à reportagem “Balão ecologicamente correto: 100% seguro e garantia de diversão!”, veiculada hoje, nove de setembro, no programa Mais Você, da Rede Globo de Televisão, este Centro esclarece o seguinte:
A soltura de balões, mesmo aqueles sem fogo, representa um real perigo para a aviação. Por voar sem controle direcional no espaço aéreo utilizado por aeronaves, os balões oferecem risco à navegação aérea devido à possibilidade de ocorrer uma colisão deste tipo de artefato com as aeronaves.
Dependendo da velocidade da aeronave e da massa do balão, o choque pode ocasionar até mesmo a queda do avião. Por exemplo, se um balão de 15 kg, que é um balão pequeno, colidir com um avião que esteja voando a uma velocidade de 300 km/h, o impacto será da ordem de três toneladas e meia, o que poderá causar um acidente de grandes proporções.
Segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão subordinado ao Comando da Aeronáutica, somente em 2013 foram relatadas, por pilotos e controladores de tráfego aéreo, 107 situações de risco envolvendo balões entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Cabe destacar que essa atividade pode ser enquadrada como atentado contra a segurança do transporte aéreo, conforme previsto no artigo 261 do Código Penal Brasileiro, por expor a perigo aeronave ou envolver ato que tende a impedir ou dificultar a navegação aérea.

Brasília, 9 de setembro de 2013
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte: CECOMSAER

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NOSSA NADA MODESTA COLEÇÃO DE PÉROLAS VOADORAS


(Erros da imprensa que capturamos por aí. Vamos contar os pecados, mas vamos manter sigilo dos pecadores – para eles não processarem a gente!!!)

 

A Pérola da imprensa especializada em maio de 2011 (revista 01)

 

“O Super Tucano, avião de treinamento militar em operação desde o início da década dos 1980 (...).”
Na verdade, quem começou a operar na década de 1980 foi o EMB-312 Tucano. O Super Tucano (EMB-314) foi desenvolvido a partir de 1986 mas o protótipo voou oficialmente pela primeira vez em 20 de maio de 1993 e só entrou em operação, na FAB, em 2004.


A Pérola da imprensa especializada em janeiro de 2012 (revista 01)

 

“A aviação militar brasileira teve um ano com boas e más notícias. Na verdade, foi apenas uma notícia ruim, já esperada para o mês de janeiro. Logo no início do ano, a Embraer foi avisada que os Estados Unidos suspenderam a compra de 20 turbo-hélices Surper Tiucano, que deveriam ser entregues a partir de 2013. O valor do contrato assinado no dia 22 de dezembro de 2011 era de US$ 355 milhões. A suspensão veio logo após a Hawker Beechcraft, fabricante do T-6 Texan II, contestar na justiça dos Estados Unidos a sua derrota na licitação no dia 27 de dezembro do ano passado.
O problema aqui é que a edição da revista é de janeiro de 2012, portanto deveria haver um esclarecimento de que essa derrota foi na licitação de 27 de dezembro de 2011, para não confundir o leitor, que poderia achar ser dezembro de 2012.


A Pérola da imprensa especializada em outubro de 2012 (revista 01)

 

“A empresa (British Airways) foi criada em 1927 e, nesta época, chamava-se Imperial Airways..”
Na verdade, a BA é bem mais recente. Sua história, na verdade, é bastante complexa, mas todas as empresas que a precederam não eram exatamente a British Airways que todos conhecemos hoje. Abaixo, alguns links e trecho dos mesmos, sobre a criação da BA em 1974:
“In January 1972 a British Airways Board was established by the UK government following the passing of the Civil Aviation Act 1971, to manage British Overseas Airways Corporation (BOAC) and British European Airways (BEA). On 1 September 1972 the management service functions of both the British Overseas Airways Corporation (BOAC) and British European Airways (BEA) were combined under the newly formed British Airways Group. British Airways was established as an airline on 31 March 1974 by the dissolution of BOAC and BEA. Following two years of fierce competition with British Caledonian, the second-largest airline in Britain at the time, the Government changed its aviation policy in 1976 so that the two carriers would no longer compete on long-haul routes.”
(referências http://www.britishairways.com/travel/history-1970-1979/public/en_gb e : http://www.flightglobal.com/pdfarchive/view/1975/1975%20-%201427.html)

http://www.britishairways.com/travel/explore-our-past/public/pt_br
“The arrival in 1971 of the Boeing 747, the first wide-bodied jet, and the advent in 1976 of supersonic flight with Concorde presented contrasting new commercial opportunities and challenges. In 1974 British Airways was created by the merger of BOAC and BEA.”


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VALE A PENA LER DE NOVO

De CAIXA PRETA # 22/2001
(DIRETAMENTE DA PRÓPRIA CAIXA PRETA,
ou seja, diálogos verídicos... )


ACHO QUE JÁ ESTOU ATRASADO...

Congestionamento no solo, em Congonhas: inúmeros vôos querendo liberação de plano de vôo...
Controlador Tráfego, para um dos aviões:
-- Acuse horário previsto para a partida.
O piloto responde:
-- Já passou há muito tempo...

                       ME DÁ UMA LUZ!

Piloto em avião na aproximação, para Torre de Congonhas:
-- Hoje está sem o VASIS*, senhor?
Torre:
-- Aqui está brilho três.
-- Pois daqui está sem brilho nenhum!

(*Equipamento auxiliar para aproximação, através de luzes.)

                       BÉÉÉÉÉÉÉÉÉ!

Piloto em avião que acabou de pousar na pista de Congonhas, recém-recapeada, desabafando para o controlador da Torre:
-- Esse recapeamento é um horror! A aeronave pula como um carneiro!


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DIRETAMENTE DOS NOSSOS “ARCHIVOS”


O “Jornal de Aviação” foi criado pelo saudoso jornalista especializado em aviação Lenildo Tabosa Pessoa e circulou durante alguns anos em meados da década de 1980. Um dos destaques eram as matérias de medicina de Aviação da Dra. Lenira Tabosa Pessoa, médica da Varig, bem como de Marco Antônio Coelho Pullin, instrutor de voo, pintor e ilustrador.


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– “PENSAR PARA VOAR” –

(PENSAMENTOS E FRASES RELACIONADOS À AVIAÇÃO)
“Pilotar é 5% talento e 95% disciplina, trabalho, leitura dos manuais, conhecimento das normas aeronáuticas, da meteorologia e respeito aos limites da máquina." (Cmte. Cleiotn Sérgio Souza, do CTA Táxi Aéreo)

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CAIXA COR DE ROSA

Espaço dedicado à mulheres da aviação. Comissárias de voo, pilotos, esportistas de todas categorias, mecânicas: este espaço é SEU para publicar o que quiser, desde denúncias até humor, crônicas, contos etc. Participe! Vamos mostrar como são os sentimentos das mulheres em relação à Aviação!
A Cmte. Kalina Cox Comenho foi a primeira piloto da Varig e a primeira comandante mulher da Emirates Airline. Pessoa nota 10, com quem conversei muito quando ela estava no Brasil. Agora que ela está nos Emirades Árabes não deu retorno à minha solicitação para uma entrevista, sabe-se lá porque, embora tenha confirmado ter recebido meus recados, e-mails etc. Como nosso relacionamento de amizade nunca foi ruim, só tenho a dizer: Saudades, Kalina! Admiro sua carreira vitoriosa! Sucesso, sempre!!!


(Revista Flap Internacional)

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COLABORE VOCÊ TAMBÉM COM ESTE BLOG!!!

Envie não só sugestões, comentários, reclamações como também denúncias de maus tratos em companhias aéreas, flagrantes em fotos e textos, deabafos, histórias, contos, crônicas, piadas, tudo o que lhe agradar divulgar, anonimamente* ou não.
*podemos publicar anonimamente depois de comprovar se o autor realmente existe!

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ATENÇÃO!

Todos os textos e fotos postados neste Blog estão protegidos pela Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998, a Lei de Direitos Autorias.
ATENÇÃO! Algumas revistas, não só de aviação, se baseiam na Lei 5.988/73 que foi revogada pela Lei 9.610/98. Independentemente se você é jornalista formado e/ou registrado ou não, sendo autor de qualquer obra intelectual, fique atento!!!
Veja o texto da Lei EM VIGOR em:


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