Íntegra da resposta dada por João Amaro à nossa mensagem:
"Não tenho boas novas para vocês que sonham em ver o MA preservado.
Este sonho, não é só vosso. Milhares de amantes da aviação e aí me incluo, sonham em ver esta Velha Águia preservada para as futuras gerações. Há muito tempo desde o fechamento da VASP contabilizamos centenas de pedidos semelhantes . E não é somente para esta aeronave. São pedidos para salvar este ou aquele avião que está em Manaus, Brasília, Belém, enfim, espalhados pelo Brasil. São centenas de aviões que esperam há muito tempo uma solução do seu destino.
Para salvar o MA necessitamos:-
- Adquirir o que dele sobrou por uma bagatela de 20 ou 30 mil reais. Ao adquiri-lo, o seu proprietário assume a responsabilidade da sua remoção do aeroporto dentro de um prazo combinado.
- De pessoal especializado para sua desmontagem, com ferramental e equipamentos pesados para a tarefa.
- De equipamentos para o carregamento da aeronave já desmontada, em várias carretas. O transporte via terrestre de 650 Kms, exige um empresa altamente especializada e batedores.
- Em São Carlos teremos o processo inverso, e o início dos trabalhos da sua restauração para a exposição estática e fora do museu, porque não temos espaço suficiente em área coberta, e ainda a aquisição das partes que faltam da aeronave.
- Este
trabalho está estimado em aproximadamente 30 meses e um custo total
aproximado de R$2.500.000,00, incluindo-se aí:- Todas as fases acima,
mão de obra, aquisição de material a ser aplicado, partes, impostos,
viagens etc etc.
É muito difícil informar que o museu e nem nossas empresas possuem estes valores para este investimento, até porque, todos nós conhecemos a situação em que vivem nossas empresas aéreas.
Aproxima-se o dia em que o velho avião será vendido, e certamente irá abandonar o nossos céus e nossos aeroportos numa das formas mais indignas para um avião tão significativo para a historia da nossa aviação. Tentamos de várias formas, falamos com inúmeras autoridades, porem realidade é duríssima para nós, que vivemos para preservar os fatos e os feitos da aviação.
Assim, infelizmente, se não existir outro organismo que possa salvar o velho Boeing 737 - PP SMA da extinta Vasp, só restará entre nós, a sua lembrança.
João F Amaro – Museu TAM"
Nenhum comentário:
Postar um comentário