sábado, 9 de novembro de 2024

SPEECH

 «No creo en brujas,

pero que las hay, las hay»

(por Solange Galante)


(crédito: redes sociais)


Nós, da aviação, já nos acostumamos à lenda maldita do "K", ou "Kilo", se preferirem. Foram acidentes ocorridos com aeronaves com "K" na matrícula, muitos deles fatais, durante muitos anos.
 
MAS, parece que agora temos outra muito pior: a Maldição do ano de 2024.
 
A frase do título é um dito popular em castelhano, ao qual se atribui origem galega. E parece que 2024 tem sido o Ano das Bruxas.

Se, ao longo deste ano, eu já estava quase convicta de que 2024 era um ano complicado para a aviação, em especial no Brasil, hoje, ao abrir meu Whatsapp deparei com mais um acidente, fora um pequeno incidente que não vou incluir nesse comentário.

O que nunca antes havia acontecido, pelo menos não nessa magnitude, com a Total Linhas Aéreas com seus Boeing 727 quarentões, nesta amanhã aconteceu com um de seus Boeing 737-400, muito menos ciclados e ainda novos na companhia.

As primeira informações dão conta de que o fogo começou no porão de cargas (dos Correios) e, PIOR, que os bombeiros, em GRU demoraram para atuar e, com isso, o fogo atingiu a parte superior da fuselagem.

Enfim, mais um episódio de "2024, ano trágico para a aviação". Um ano que começou com o desaparecimento do Robinson 44 em São Paulo e a colisão entre um Airbus A350 da JAL e um avião menor, da guarda costeira do país, em Tóquio. Depois, incontáveis acidentes, incidentes e incidentes graves, com feridos leves e graves e mortes com aeronaves monomotoras, bimotoras, experimentais, homologadas, incluindo também parapentes (também são considerados aeronaves), aviões e helicópteros civis, militares... chegando até a trágica queda do ATR da VoePass, em agosto, quando nosso país justamente gozava de um hiato de grandes acidentes na aviação comercial desde 2007.

O que tem ocorrido? O problema estaria em 2024? 

De acordo com a numerologia, o ano de 2024 é regido pelo número 8, que é resultado da soma dos algarismos do ano (2+0+2+4 = 8). Este número representa conquistas, autoconfiança, colheita, retorno do que foi plantado e colheita material
 
Diversas fontes especializadas dão conta que:
"O número 8 é associado a prosperidade, poder, ambição e sucesso material. Também representa a vitória, a superação e a capacidade de gerir bem o dinheiro e o poder.
Algumas outras características associadas ao número 8 são: Reconhecimento, Status, Justiça, Lealdade, Equilíbrio racional. O número 8 está intrinsecamente ligado à justiça e ao equilíbrio.
O significado do número 8 na Numerologia está ligado ao infinito, que tem como símbolo o 8 na posição horizontal, isto é, deitado.  
Em razão desse simbolismo, é um número que representa o ilimitado, demonstra um fluxo que não tem princípio nem fim.
Muito presente e bastante forte na cultura oriental, o número 8 é uma representação do valor e do poder sagrado para os japoneses, que o consideram um número de sorte.
Entre os chineses, o 8 é escrito com duas linhas retas que se abrem, consideradas como abertura da sorte.
No Catolicismo, significado do número 8 representa o milagre da ressurreição e da transfiguração do corpo de Jesus Cristo, representando o início de uma nova vida.
Na tradição da Cabala Judaica, ele é o número que representa a conclusão da criação e o começo de um novo ciclo.
Nas cartas do Tarot, o número 8 tem como representação a Justiça e o equilíbrio, indicando análise, ponderação, rigor e racionalidade, o recebimento daquilo que é feito e praticado."

 
PORÉM

Numerologia à parte, algo muito errado está acontecendo quando analisamos de perto cada acidente e incidente, os graves, em especial:
 
Falta de procedimentos ou Procedimentos inadequados
Falta de cultura de segurança de voo
Falta de treinamento ou Treinamento inadequado
Falta de Fiscalização ou Fiscalização inadequada

Ou alguém duvida? Especialmente quando o que tem acontecido bate de frente com o que significa o número "8"... 
 
...não corresponde às suas características de Justiça, Sucesso, Sorte, Racionalidade?

Bate pelo menos com uma daquelas acima:
"o recebimento daquilo que é feito e praticado".
 
Não tem jeito: o que se planta, se colhe, e se tem-se colhido casos tão trágicos, é porque algo MUITO, mas MUITO errado tem sido plantado.

Se, dizem, o demônio reside nos detalhes, "las brujas" também...

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2 comentários:

  1. Pois é: Economia está boa, muitas vagas surgindo na Aviação, baixo desemprego, muitos colegas já voltaram ao Trabalho e muita renovação também.
    Que entendo é que a Segurança tem "ciclos"; há períodos com mais e outros menos perigosos-com acidentes, a geração de hoje em muitos fatores é bem melhor e instruída(consciência situacional) que trinta anos atrás isso vejo como um salto, e a aviação vai se adequando aos novos tempos, quem imaginou que as baterias de Lítio são um dos maiores riscos dos tempos atuais no setor? Minha visão é que a firma tem consciência e está homologada para HARZMAT(materiais perigosos) todavia precisa refazer seus procedimentos e processos de aceite de tal. No geral eles conduziram bem a emergência mesmo com perda do rádio vhf, deram sorte do horário sem tráfego, e da rápida assistência.

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  2. Isso mesmo! Concordo com vc! Essas coisas não acontecem do nada! Abraços!

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