quarta-feira, 27 de março de 2024

SPEECH


 + ALGUNS COMENTÁRIOS

SOBRE O MINISTRO NA RODA


(Veja o programa na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=QG6US8pmmGs&t=4796s)


(por Solange Galante)

O Ministro de Portos e Aeroportos Sílvio Costa Filho foi o entrevistado do programa Roda Viva (TV Cultura) na segunda-feira dia 18 de março. Esses são meus comentários iniciais a respeito de sua participação, em relação à Aviação.

Os jornalistas presentes, em sua maioria especialistas em economia e atividade portuária – nenhum especializado em aviação especificamente – foram diretos na questão do programa Voa Brasil, situação das cias. aéreas brasileiras e sistema aeroportuário nacional, incluindo os planos para o aeroporto do Guarujá e sua integração com o Porto de Santos.

Para concluir meus comentários feitos anteriormente:

"A aviação significa turismo de negócios, turismo de lazer, transporte de cargas, questão de saúde pública, a situação do povo indígena... você viu como a aviação brasileira foi importante no caso dos Yanomâmis, na região Amazônica..."

Melhor não misturar as coisas... No caso do atendimento à emergência de saúde do povo Yanomâmi o atendimento foi utilizando aeronaves das forças armadas brasileiras (Exército, Marinha e Aeronáutica), Ibama, Funai e polícias locais. O Ministério dos Portos e Aeroportos cuida da aviação civil e comercial, não tendo nenhuma jurisdição sobre ESTA aviação que atendeu aos indígenas.

Como a mediadora das entrevistas comentou, ainda há muitos problemas para se resolver, nos aeroportos concedidos, inclusive.

Portanto, aguardemos a concretização das previsões otimistas para o setor, com o amplo apoio das companhias aéreas e de demais órgãos, associações etc envolvidos. A aviação realmente precisa de todo incentivo, partindo do governo federal, principalmente mas não exclusivamente!



Nenhum comentário:

Postar um comentário