"... como falamos, como escrevemos,
como publicamos, como digitamos..."
Pérolas, deslizes e outros erros que
acontecem por aí
(Em substituição ao "Pérolas Voadoras")
* * * * *
Vamos aos destaques de hoje!!! Sempre com a intenção de observar e criticar construtivamente!!!
Ocorreu o leilão de 15 aeroportos (7a. rodada de concessões) em agosto passado, que acompanhei online e até publiquei aqui no Blog uma das primeiras matérias a entrar no ar na internet, naquele dia, já com os vencedores.
A minha observação abaixo é sobre a coletiva de imprensa (todo o evento está disponível em https://www.youtube.com/watch?v=_iTS2Eyk9oM )
Durante o discurso do representante da XP ASSET, que arrematou o Bloco Aviação Geral (Campo de Marte e Aeroporto de Jacarepaguá) em parceria com a operadora francesa EGIS descobrimos uma nova categoria de aeronaves operando em Congonhas. Confira:
"É previsto nos EVTEAS (Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental), que Congonhas, a AENA vai falar aqui em seguida, é previsto que ela faça a expansão onde atualmente são os terminais de aviação executiva. Ou seja, a gente vai ter uma possibilidade de capturar parte dessa aviação executiva, a gente acredita que uma parte desse share vai realmente para o Campo de Marte, temos uma pista de 1.400 m com 45 m de largura, e vamos fazer, inclusive (está) nos planos, a instrumentalização do aeroporto (...) então a gente acredita que as tarifas aeroportuárias de pouso e decolagem vão aumentar (...) a gente vai absorver parte desse pouso e decolagem (de Congonhas) de asa dura e também de asa móvel, de helicóptero (...)"
*******************************************************************************************
POBRE LÍNGUA-PÁTRIA!!!
1)
2)
(Acrônico???)
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
"No período de 1952 a 1954, foi construído o terminal de passageiros, administrado pelo Departamento de Aviação Civil (DAC) e, até 1955, o complexo Base/Aeroporto possuía uma torre de controle..."
(Fonte: Guia Floripa; vide abaixo)
PORÉM, só em 1969 o DAC, criado como Departamento de Aeronáutica Civil, recebeu aquele nome.
Para comprovar:
"O Departamento de Aeronáutica Civil, órgão brasileiro criado para estudar, orientar, planejar, controlar, incentivar e apoiar as atividades de aviação civil pública e privada surgiu no dia 22 de abril de 1931, através do decreto nº 19.902, assinado pelo Presidente da República Getúlio Vargas. Com sede no Rio de Janeiro, o DAC era subordinado ao Ministério da Viação e Obras Públicas, em 1941 passou para o Ministério da Aeronáutica e, mais tarde em 1969, seu nome foi modificado para Departamento de Aviação Civil – DAC."
(fonte: REVISTA CIENTÍFICA ELETÔNICA DE TURISMO – ISSN: 1806-9169 Ano VI – Número 10 – Janeiro de 2009; http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/Gk9riDfrOPgHrxM_2013-5-22-17-28-58.pdf )
* * * * *
"O Bloco Nordeste, formado pelos aeroportos de (...) foi concedido à iniciativa privada em leilão realizado na B3 em 15/3/218."
(Fonte: site da ANAC; vide abaixo)
PORÉM, na verdade esse leilão ocorreu um ano depois, em 15/03/2019.
Para comprovar: veja o próprio link da ANAC, pois a data já foi corrigida:
https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/concessoes/aeroportos-concedidos/bloco-nordeste
* * * * * * * * * * * * * * * * * * *
QUIZZZ !!!
Sei não, é cada uma... O que tem de errado no site da TAM Cargo? Isso é um A318 Breguinha. 🤣🤣
ResponderExcluirOlá, Diego, tudo bem? É isso mesmo, um "A318 breguinha", essa nem a Boeing sabia, kkkkk Abração!
Excluir😂😂😂 Um abraço!
Excluir