sábado, 11 de dezembro de 2021

NÃO É BEM ASSIM

O DESRESPEITO AO TRABALHO SÉRIO DO JORNALISMO


(por Solange Galante)

Entre os dias 23 de outubro e 27 de novembro a TV Cultura exibiu aos sábados a série Último Pouso, contando a história de nascimento e morte de seis companhias aéreas brasileiras, a saber: Panair, Varig, Cruzeiro, Real, Vasp e Transbrasil.

Empresa de comunicação séria como ela sempre foi, exibiu no final de cada episódio os créditos (autoria/fonte) das imagens e músicas que compuseram o trabalho jornalístico realizado. Como exemplo, tenho esta foto, aliás, do episódio para o qual eu dei entrevista e emprestei material de minha coleção:



Porém, o canal abaixo usou o título da série e parte de seu conteúdo, bem como parte de vídeos/reportagens/programas exibidos anos antes pela mesma TV Cultura para criar vídeo próprio sem autorização da mesma, como confirmei com o setor de assessoria de imprensa da emissora. Isso, entre outros problemas, causou confusão entre internautas, alguns achando que fosse a série da TV Cultura, outros, querendo saber quando o mesmo canal transmitiria a série. Na verdade, a série original não está na internet, certamente pela necessidade de liberação de códigos de direito autoral de algumas imagens e músicas.






O canal citou dados das músicas incluídas, certamente achando que isso seria o suficiente para se resguardar de reclamações de violação de direitos autorais, o que é mais comum no Youtube. Mas se esqueceu das imagens...





Ele também usou imagens de vídeo produzidas por um amigo meu que hoje mora em Portugal e que fui eu mesma que digitalizei, da VHS ara o DVD, para ele.




O canal se diz "sério" "jornalístico" etc. Mas, jornalismo de verdade não se faz no copia-e-cola de material alheio, muito menos sem citar a(s) fonte(s) e sem pedir a elas permissão para uso.

E ainda pede ajuda em dinheiro para poderem continuar fazendo "jornalismo" dessa maneira.

Não é só este vídeo sobre a Transbrasil. Há pelos menos mais dois, do mesmo canal, usando material protegido alheio para fazer esses vídeos sem qualquer tratamento jornalístico de fato.

Esse  caso exemplifica um dos motivos pelos quais criei meu curso de Introdução à Aviação Civil para Jornalistas, Assessores de Imprensa, Fontes e outros Públicos, quais sejam, pessoas interessadas a ter canais, blogs, sites etc sobre aviação com tratamento profissional (jornalístico) do conteúdo. Sabendo da Lei de Direitos Autorais, por exemplo.









O uso dos créditos da própria emissora, conforme abaixo, não isentam o proprietário do canal de culpa pelo uso indevido do material de outrem.





A TV Cultura e o autor das imagens usadas neste e noutro vídeo sem créditos e sem solicitação formal já estão cientes e tomarão as atitudes que melhor acreditarem necessárias.

=================================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário