domingo, 22 de agosto de 2021

SPEECH

 39 anos de um primeiro voo!

(por Solange Galante)

Atualizado em 13 de setembro de 2021

Hoje se completam exatos 39 anos que voei pela primeiríssima vez. Tirar os pés do chão e descobrir os caminhos do céu foi muito especial para mim!

Na época, eu escrevia muito... contos, crônicas, pequenos romances e até alguns poemas. A única coisa que mudou em relação a hoje é que eu era apenas uma adolescente cursando colégio, e minhas "composições"(como eram chamadas as redações escolares, naquela época) eram famosas e faziam grande sucesso. Mas eu escrevia mesmo em casa, sobre tudo, em especial sobre aviação, após me apaixonar pelas aeronaves.

Não deixei de registrar meu primeiríssimo voo, ocorrido no dia 22 de agosto de 1982, que, coincidentemente, também foi em um domingo, como hoje!!! O registro foi datilografado. Como sempre fui "recicladora nata", eu reaproveitava (como até hoje reaproveito) qualquer papel em que pudesse escrever, à mão ou a máquina. E como sempre foi mania não só minha mas de toda criança e adolescente, recortava e colava fotos de revistas em todo canto... até nesses papéis que eu datilografava. Por isso, no texto mais abaixo, daquela época, há tantas fotos que nada tem a ver com o texto. Fotos que hoje são históricas, por sinal.

Mas tenho também algumas poucas fotos desse voo pioneiro. Seguem:


O amigo Lenildo Tabosa Pessoa (à esquerda), seu filho Roberto (à direita) e, ao centro, seu amigo. (Foto: Solange Galante)


Lá em Viracopos, destino do primeiro voo (e ponto de partida do segundo...) a primeira vez em que estive perto e vi dois Boeing 747, justamente da minha querida Lufthansa! (Foto: Solange Galante)


Raridade: Um DC-8 da Flying Tigers! A Kombi à direita era da Infraero, que nos levou para dar uma volta pelo pátio, enquanto o Lenildo preenchia o plano de voo para nosso retorno ao Campo de Marte.
Na época, eu só tinha uma câmera muito limitada, a Kodak Instamatic, e filmes eram caros para mim (a revelação, idem), então foram poucas fotos, estas foram as melhores. Mas não deixa de ser um belo registro! (Foto: Solange Galante)


Foto do querido primeiro avião do primeiro voo., o PT-NJS. Quem fez a foto foi o amigo do Lenildo, com um câmera muito melhor que a minha.  Sim, não podei para nenhuma foto, infelizmente. Acreditem ou não, eu era uma adolescente muito tímida, que evitava aparecer em fotos, embora gostasse de fotografar. Na foto, logo abaixo da matrícula do avião, em seu lado oposto, são meus pés (havíamos acabado de desembarcar). O avião teria um acidente fatal poucos anos depois, Lenildo faleceu de acidente aéreo em 1993 e nem o prédio ao fundo existe mais, tendo se tornado o Bar Brahma no Aeroclube de São Paulo.




















SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI... 

A verdade é essa: sei que muita gente odeia minha maneira "tiete" de gostar de e de curtir a aviação, publicando minhas pequenas e grandes paixões e conquistas etc (e muitos nem ocultam esse ódio). Percebi isso quando certa vez percebi a reação de alguns editores de uma revista de aviação para onde eu trabalhava após eu ter ficado feliz ao receber fotos autografadas presenteadas pelo fotógrafo de aviação norte-americano Paul Bowen.

Nessa época, a revista brasileira em questão tinha um acordo para republicação de artigos e fotos da norte-americana Flying, para a qual Paul Bowen colaborava. Eu já conhecia o trabalho desse verdadeiro artista da fotografia por meio das páginas de outra revista dos EUA, a Aviation International News. E resolvi escrever-lhe parabenizando-o por seu belo trabalho – elogiar profissionais de quem gosto também é hábito meu, igualmente repreendido por quem não entende a importância disso. Minha alegria e tietagem em relação ao Paul Bowen fez os editores me olharem e comentarem entre eles com puro desprezo. Bem, eu sei que eles estavam em uma revista de aviação como estariam em uma revista da indústria de porcas e parafusos, por exemplo... 

A má notícia, para todos que não gostam da minha maneira de ser, é que continuarei assim.

Atualizarei este texto com as fotos de Paul Bowen, brevemente!

(Hora de atualizar, enfim, as fotos prometidas, conforme abaixo!)





Nenhum comentário:

Postar um comentário