sábado, 6 de março de 2021

*****Presente!*****

"O Mundo Maravilhoso da Aviação"

 pela VASP


Fascículo 1


(por Solange Galante)

Em 1978, a Viação Aérea São Paulo – nossa saudosa VASP – publicou encartados nas revistas Veja (semanal) e Exame (quinzenal) oito fascículos chamados "O Mundo Maravilhoso da Aviação". Eu, particularmente, tenho uma relação toda especial com essa publicação.

Só comecei a gostar de aviação em junho de 1979, como já contei diversas vezes, aqui no Blog, inclusive. A continuação dessa linda história é a seguinte: esses fascículos foram minha primeira leitura importante sobre aviação e a motivação definitiva para eu me apaixonar pelos aviões!

Meu pai trabalhava como zelador e, onde morávamos, era o responsável pela coleta de saquinho com lixo e também jornais e revistas velhos colocados para fora pelos moradores de cada andar. Como ele gostava de ler, e também eu, trazia para casa as revistas. Todas em excelente estado de conservação, diga-se de passagem. Entre títulos famosos como Cláudia, Nova, Pais & Filhos, Manchete, só para citar alguns, a revista Veja era também uma constante.

Meus pais ainda não tinham noção de como eu estava carente de ler, ler e ler sobre minha nova paixão. Mas, quando vi o primeiro fascículo da coleção da Vasp ainda dentro, bem no meio do miolo de uma "Veja" e o abri e li, fiquei simplesmente doida! Como se fosse um tesouro que eu buscasse há anos!

Outras revistas "Veja" foram sendo colocadas para fora dos apartamentos e, tendo eu me manifestado interessada por elas, meu pai trouxe todas para casa.

Infelizmente, não tive acesso a todos os fascículos! Alguns, eram repetidos (oriundos de outros apartamentos onde também havia leitores das mesmas edições da "Veja") e por mais que meu pai tivesse ficado atento às revistas descartadas, a edição com o fascículo "8" jamais apareceu.

Ainda assim, eu tinha aquele tesouro nas mãos e ficava maravilhada a cada página que lia! Como trabalhavam os pilotos? Como voava um Boeing 737? Como funcionava um aeroporto? Estava tudo lá, em detalhes maravilhosos!

No entanto, por motivos cuja explicação fica para um outro texto, acabei, anos depois, me desfazendo dos meus fascículos originais, junto com grande parte de minha coleção de aviação até então. Coincidiu com eu ter acreditado que tivesse "me curado" daquela paixão.

Ledo engano! Em 1995 o "aerococus" novamente me infectou e, desta vez, decidi que não abandonaria mais a  aviação! Só que bateu saudades de muita coisa que antes eu tinha, mas não tinha mais. Frequentadora assídua de sebos, naquela época, tentei, em vão, achar os fascículos da Vasp mas, se achava uma ou outra revista "Veja" ou "Exame" de novembro/dezembro de 1978, estavam sem o que mais me interessava, haviam arrancado para guardar...

Pouco depois, conheci o saudoso Clube do Manche e suas convenções de colecionismo. E foi lá, após alguns anos mais, que consegui adquirir novos exemplares da coleção e, desta vez, completa, até com o fascículo 8, meu desconhecido até então, e com a capa (que eu até então também desconhecia existir) e, na foto abaixo, eu a tenho, mas rabiscada pelo(s) dono(s) original(is).


Eu fui descobrindo que não era um material amado só por mim, especialmente entre meus pares da mesma geração. Ele rendeu até uma bela reportagem neste site: https://www.autoentusiastas.com.br/2016/09/vasp-fasciculos-gratis/

Eram tempos em que não existia internet; pesquisas, só nos citados sebos e em bibliotecas públicas ou privadas, mas esse tipo de material, que hoje, infelizmente, nem tem mais razão de ser produzido, justamente por causa da "web", era a pérola dos colecionadores.

Na época, claro que eu não conhecia ninguém citado no "expediente" da publicação, mas depois eu viria a conhecer vários daqueles colaboradores e redatores, inclusive pessoalmente, como o saudoso Roberto Pereira, que foi meu primeiro chefe em uma revista de aviação, e o Ernesto Klotzel, que foi o primeiro colunista de aviação que li em um jornal (o Shopping News) e que é até hoje meu amigo. Eu também nem sonhava conhecer indústrias como a Embraer e a Boeing, citadas com lindas fotos nos fascículos, o que vim a fazer várias vezes muitos anos depois. E também não passava, ainda, pela minha cabeça, ser jornalista de aviação.

Por isso, devo muito de minha carreira àquele sonho que me fez despertar para a aviação e à série de fascículos idealizada pela saudosa Vasp para compartilhar as maravilhas da sua atividade aérea com milhões de leitores desde então.

E A IDÉIA DO PRESENTE...

Ciente da dificuldade, hoje, de se conseguir esse material original (vendido a preço de ouro na internet, como R$ 250,00 pela coleção incompleta!), além de muitos conhecerem apenas um álbum de figurinhas anônimo de 1981, resolvi  digitalizar e colocar no Blog minha coleção dos fascículos, um por semana, para que todos meus leitores possam ter acesso, mesmo sendo, naturalmente, uma obra com uma aviação já superada em tecnologia mas, ainda assim, apaixonante por toda eternidade!

E não sem antes de consultar uma advogada especializada em direito autoral para ter certeza absoluta de que poderia fazê-lo! Afinal, não existem mais a Vasp e, muito menos, seu departamento de comunicação para autorizar ou não esse compartilhamento! 

Espero que esse material possa ser útil e que agrade a todos. E, acima de tudo, que incentive mais e mais pessoas a se apaixonarem pelos aviões do passado e do presente!




























Um comentário: